quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CUMPLICIDADE POR NATUREZA


por Mush Emmons
O grande desafio e prazer do diretor de fotografia é fazer seu artifício sumir e promover para o maior número de pessoas possível uma peregrinação ao mundo visual que liquidará tudo que foi sentido meros momentos antes.  Englobando enquadramento, tipo de luz, paleta de cores e textura, atores, figurino, direção de arte, maquiagem, movimento e interação dos elementos dentro do quadro, condições para captar bom áudio, dirigir as equipes de câmera  iluminação e maquinaria  promover uma comunicação animada, clara, e eficiente entre todos os departamentos.  Isso também faz parte.
Todos nós queremos ganhar perspectiva, seja qual for, e isso é uma função fundamental de arte.  O cinema é a maior representante do mundo de perspectiva na coletiva.  Os artistas evoluem suas linguagens, aprendendo dos mestres ou, como autodidatas seguem na jornada autodefinida com técnicas a dominar.  Com tempo, a prática faz parte da intuitiva e, como respirar, precisa apenas sentir e tocar.  O método e gerência de cinematografia pode ser bastante complexo.  Como um escritor de luz, leva anos para criar uma linguagem própria com tanta aparelhagem e gente.  Os mais precoces mostram cedo seus talentos do equilíbrio de visão e passam o resto das vidas afinando. O fotógrafo age como um poliglota visual, criando um idioma próprio para cada filme.
Tento aplicar um senso de narrativa, aliado com uma viabilidade técnica dentro do orçamento, a fim de construir uma gramática de um projeto.  Por desejo e necessidade, minha proposta de fotografia é o que o roteiro promove.  Depois de ler, começa o diálogo com o diretor.  Há imagens na imaginação dele(a) que marcam como pontuações explícitas no filme.  Referências de cinema e as outras artes visuais começam  a surgir e encaminhar as conversas.  O divertimento é construir, pensando na sala escura, a plateia imersa nas imagens e som.  Naquele momento tudo é possível.  Quando o diretor é o roteirista, também, a convivência dele com o roteiro é profundo e obcecado.  O conceito do roteiro me provoca articular uma resposta digna à obra.  De repente, me deixa com mais perguntas que respostas.  Se tiver muitas, já mostrou que me fisgou e será necessário saber mais desse novo mundo e como será criado na tela.
O produtor é o parceiro crítico e viabiliza tudo que queremos fazer, ou não.  Quando o roteiro é decupado e começam os cálculos das palavras no papel virando cinema, o produtor aciona com os pés plantados no chão.  Com uma catraca e gancho recolhe nossas cabeças do meio das nuvens.  O diálogo com o produtor precisa ser franco, aberto e transparente dos dois lados.  Um bom produtor(a) nos protege das visões fora de nosso alcance.  Essa pessoa é quem, pela manha financeira, paciência, responsabilidade e sinceridade, plenamente nos apoia, mantendo a produção nos trilhos.  Quando diz que não pode, sustenta com argumentos que geram razão, sinalizando um caminho alternativo que poderemos acatar.
Os atores são nossos meios de emoção.  Estamos todos na equipe para sustentar aquele momento efêmero.  Realmente, quando se trata de bons atores, fico arrepiado, perto de uma atuação incorporada.  Tento fazer tudo possível para que meu mecanismo cinematográfico não impeça as emoções que fluem das almas dos atores.  Desde o início, nossa relação é bem íntima. Entre eles e a câmera, tudo é cumplicidade por natureza. Preparar e administrar o dia para os atores é uma responsabilidade que sinto como obrigação fundamental.

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