segunda-feira, 4 de novembro de 2024

22° ENCONTRO ESTADUAL DE ESPÍRITISMO

 

Allan de Kard 

22° Encontro Estadual de Espiritismo  de 01 a 03 de novembro de 2024
Hotel Fiesta Bahia - Salvador  - Bahia 

Desde que entendeu o valor da vida grupal e que o composto  familiar se constitui  em importante  célula da sociedade  organizada, os indivíduos de formação  humanística elaboraram procedimentos, leis e estudos, e fomentaram movimentos  no sentido de conceder aos grupos humanos aspectos positivos de vida cidadã, e nos registros  históricos  da humanidade  encontraremos inúmeras anotações em torno do esforço do homem para lograr as chamadas  reformas sociais. 

Carlos Henrique, Allan de Kard e Kleber Flores 

Movimentos sociais  libertários se destacaram  na história, a exemplo da Revolução Francesa (1789), cujo lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade, se constitui em trilogia de ideias reformistas e de bem-estar do indivíduo. 
Após  as grandes guerras mundiais as nações do mundo buscaram  unir-se na conquista das soluções para as disparidades sociais, da crise da fome, da violência, do abuso do poder. Em 1948,  surgiu a ONU / Organização Mundial  das Nações Unidas, e posteriormente, outras instituições, com  notáveis finalidades de alcance social, inclusive na preservação do meio ambiente, muitas vezes afetado por ações precipitadas e egoístas do homem. 
Congressos, simpósios, encontros, conclaves, têm sido realizados, com debates  calorosos e participação de estudiosos, de intelectuais, de especialistas, de cientistas  e de dirigentes governamentais, elaborando-se documentos e anais, enriquecidos com metas e estatísticas voltadas á conquista do bem-estar  e da segurança  para o habitante terrestre. 
Contudo, todo esse esforço, para alcance das reformas sociais têm sido muitas vezes alvo do fracasso, para desilusão dos idealistas e da população mundial.
 
Em várias partes a fome domina e graves enfermidades dizimam milhões  de seres; a violência parece estar em toda esquina das grandes metrópoles; o meio ambiente é afetado por gases tóxicos em face do descontrole no uso dos recursos naturais ou industrializados; a corrupção  domina mentes contaminadas pela febre do poder , vitimando  homens públicos e promovendo a revolta do homem simples, que se sente lesado e traído em sua boa fé. 

Muitos perguntam: como solucionar tão graves questões? 
Entendemos que enquanto se procurar a reforma social sem a indispensável e profilática reforma moral inúteis serão os esforços. 

E a alavanca da reforma moral chama-se... educação. 

Allan Kardec, o insigne codificador da doutrina espírita, em O Livro dos Espíritos, enfatiza a importância da arte de educar, considerando-a como " o conjunto dos hábitos adquiridos ". Com essa assertiva compreendemos, então, que as raízes das atitudes comportamentais individuais e grupais atormentadoras são originárias do modo de ser adquirido em  outras  vidas, que teria de ser " reformado" ou "reeducado".

Para tanto, somente a educação logrará êxito. 

Estudiosos da pedagogia esclareceram, e o relatório da comissão especial da UNESCO, sob a coordenação do educador  francês Jacques Débora (1925 - 2023), intitulado Educação, um Tesouro a Descobrir,  valioso documento norteador para pessoas , instituições e nações  que veem na ação  educacional  o caminho do real progresso das sociedades em particular e da humanidade  aprontou os quatros pilares de uma educação para o século XXI: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver  e Aprender a Ser visando á revolução social, á renovação social que o mundo deseja. 

A educação espírita, fazendo uma analogia com essas propostas, pode oferecer, igualmente, os seus quatros pilares para uma educação espírita para todos os séculos e que poderão vencer os desafios das transformações almejadas:

1 - Aprender a conhecer a existência de Deus, a sua ação providencial no mundo e a amá-lo  acima de todas as coisas;

2 - Aprender a fazer o destino, conhecendo a lei da Reencarnação e a Lei de Causa e Efeito;

3 -  Aprender a conviver  com a influência dos Espíritos encarnados  e desencarnados, amando o próximo como a si mesmo;

4 - Aprender a ser um Espírito Imortal  em evolução. 



Fonte: texto de Adilton Pugliese


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