sábado, 14 de dezembro de 2024

" ZABRISKIE POINT"


Foto: divulgação 


"Zabriskie Point" é um filmaço, incrivelmente “revolution” nos anos 70. 

 Do espetacular Michelângelo Antonioni, o filme foi polêmico, muito criticado por ser muito “moderno”, e Antonioni levou essa modernidade pra além do comportamento da época, levou pra fotografia, pra

montagem, pra escolha de protagonistas e pra trilha sonora. 

 O filme fala de forma brilhante sobre o movimento da contracultura dos anos 70: o corpo, a busca pela identidade, a busca por um lado nosso mais humano. Uma revolução real e lindamente personificada nos personagens Mark e Daria: casal escolhido por Antonioni, sem nenhuma experiência anterior como atores, mas, a sensação que temos, é de que os dois nasceram pra protagonizar o filme. 

'Zabriskie' é um filme de imagens, de pouco diálogo, qse sensorial, belíssimo, na minha opinião.

Ah, e pra deixar essa experiência ainda mais extraordinária, tem trilha de Pink Floyd. Aí, fica ainda melhor. 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

AINDA ESTOU AQUI


Foto: divulgação 


Por Beto Magno 


"AINDA ESTOU AQUI", dirigido por Walter Salles, é uma obra-prima do cinema brasileiro que merece reconhecimento internacional. Lançado em 2024, o filme é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva que nos leva a refletir sobre liberdade, memória e identidade.

 Entenda melhor o período da ditadura militar no Brasil.

O filme nos leva a imaginar e incentiva questionamentos sobre liberdade, memória e identidade. É um filme altamente contemporâneo com fotografia, atuação e direção impecável.

Para a nova geração é uma história praticamente desconhecida devido a carência de informações e a prioridade de se divulgar amplamente pseudo verdades nesse nosso país.  Mas é sem dúvida  uma história de superação e resiliência.

Com sua qualidade técnica, atuação e relevância histórica, "Ainda Estou Aqui" é um forte candidato a várias indicações ao Oscar. Peço que vocês apoiem essa obra-prima brasileira compartilhando suas impressões e utilizando a hashtag:

 #AindaEstouAquiParaOOscar.

Verifique a disponibilidade em cinemas locais ou plataformas de streaming. Eu assistir no cinema do Shopping Bahia Parque em Lauro de Freitas acompanhado por minha mulher, meu filho de 23 anos e sua namorada um pouco mais nova. Sai muito satisfeito com a obra de uma maneira geral e também pelo fato de poder mostra-los um pouco da realidade social, cultural, politica e amedrontadora de uma época que para muitos jaz no esquecimento. 


Gostaria de ler seu comentário abaixo.