Primeiro, é necessário identificar o segmento para o qual se pretende dirigir o resultado de uma produção, que pode ser o mercado comercial ou alternativo de exibição. Depois, escolher uma idéia (enredo) que será transformada em filme. O realizador deve levar em consideração a possibilidade de aproveitamento dessa idéia, analisando os recursos físicos, materiais e financeiros que serão necessários para a sua execução.
A partir daí, deve-se começar a organizar o esquema de produção, que compreende as diversas etapas exemplificadas abaixo.
O PROJETO
Um projeto cinematográfico deve conter as seguintes informações:
ARGUMENTO EQUIPE TÉCNICA ELENCO ARTÍSTICO ORÇAMENTO PLANO DE FILMAGEM PLANO DE DESEMBOLSO PLANO DE MÍDIA PLANO DE COMERCIALIZAÇÃO
O DIRETOR DE CINEMA
Habitualmente o projeto cinematográfico é preparado pelo diretor de cinema em parceria com o produtor executivo. Ambos os profissionais cuidam de todas as fases de realização de um filme. São eles que escolhem a equipe técnica, o elenco e as locações (ou a necessidade de contratação de estúdio cinematográfico ou a construção de cidade cenográfica), além de decidirem com os demais membros da equipe detalhes sobre figurinos, cenografia, efeitos sonoros, equipamentos e técnicas a serem utilizadas, dentre outras. Também participam da elaboração do plano de filmagem.
O ARGUMENTO
O argumento cinematográfico é preparado a partir da idéia original escolhida para ser filmada. É uma espécie de sinopse onde constam os principais pontos da trama e os personagens envolvidos. Pode ser desenvolvido pelo autor da idéia, um argumentista ou roteirista contratado para essa tarefa.
O ROTEIRO
É o texto que desenvolve o argumento numa linguagem técnico-artística. A partir dele é possível ter conhecimento do ambiente onde se passa a trama, seja ficcional ou documental, para que sejam definidas as locações e a etapa do dia em que acontece a cena. O roteiro indica os personagens presentes na história, seus modos e costumes, para que seja possível preparar a cenografia e os figurinos. As seqüências e os diálogos devem estar contidos no roteiro para que os personagens tenham vida. Um roteiro recebe de três a cinco tratamentos até atingir a sua forma definitiva.
A PRODUÇÃO EXECUTIVA
Normalmente um projeto pode pertencer a um produtor executivo, profissional que possui uma empresa cinematográfica e que coordena a etapa de captação de recursos financeiros. Junto com o diretor de produção (seu preposto), faz a seleção da equipe técnica e do elenco, celebra contratos com fornecedores, locadoras, órgãos públicos etc.
O PLANO DE FILMAGEM
É a planificação e o gerenciamento da produção propriamente dita. Especifica as tarefas, os prazos, os custos e os responsáveis pela pré-produção, produção, filmagem, montagem, mixagem, finalização e a previsão da primeira cópia do filme. O plano de filmagem é montado pelo produtor executivo e o diretor.
DECUPAGEM
É a ordenação do roteiro dramático num story board detalhando plano a plano o filme proposto. É a forma visual do roteiro literário, da qual participam o diretor, o diretor de produção, o continuísta e o diretor de fotografia.
DETALHAMENTO TÉCNICO
É uma listagem de necessidades e providências feita pelos departamentos envolvidos na produção (iluminação, equipamentos, figurinos, transporte, cenários etc.). Todos os setores encaminham suas análises técnicas à direção de produção, que faz o planejamento global da produção.
O ORÇAMENTO
É estabelecido a partir do plano de produção e das informações disponíveis sobre equipe técnica, elenco, custos de cenografia e figurinos, locações e equipamentos, direitos autorais, encargos diversos etc. Somente com o orçamento é possível determinar o custo do filme e traçar uma estratégia de captação de recursos financeiros, observando-se um rigoroso cronograma de desembolso para a produção. Habitualmente é uma tarefa do produtor executivo e ou do diretor.
A PRÉ-PRODUÇÃO
Nessa etapa é concluída a contratação da equipe técnica, do elenco, da locação, a aquisição de equipamentos e materiais. Dependendo do porte da produção cinematográfica, essa tarefa é normalmente confiada ao diretor de produção e seus assistentes, podendo ser realizada pelo produtor executivo e ou o diretor.
É a fase de preparação da filmagem, quando são resolvidos os problemas identificados na análise técnica do roteiro e que é feita pelo diretor e seus assistentes.
A FILMAGEM
Depois de acertadas as etapas anteriores é hora de filmar. Todos os profissionais já foram contratados, os materiais e equipamentos já estão disponíveis, e o plano de trabalho feito pelo diretor de produção com a descrição de todas as cenas do filme está acessível para toda a equipe.
Paralelamente à filmagem é recomendável fazer uma telecinagem e uma pré-montagem das imagens digitalizadas, isto é, ordenar e sincar o material pela ordem da claquete. Essa é uma tarefa do assistente de montagem, que executa um primeiro corte largo do material e visiona o copião.
A PÓS-PRODUÇÃO
É uma tarefa desempenhada pelo produtor executivo, o diretor de produção, o diretor cinematográfico e o diretor de fotografia (em laboratório). Nessa etapa são feitos os últimos pagamentos de fornecedores, equipe técnica (aquela possível de ser dispensada) e elenco, bem como a devolução de equipamentos e a desocupação de locações utilizadas.
Paralelamente são executadas as tarefas auxiliares à montagem do filme, como seleção de trilhas sonoras e de ruídos adicionais, dublagens, trucagens e confecção de letreiros.
A MONTAGEM
É a fase de montagem das imagens brutas que são os negativos já revelados e telecinados. Nela estão necessariamente envolvidos o diretor e o montador, e facultativamente o continuísta. O diretor é quem responde pela ordem de montagem dos planos cinematográficos filmados e que darão seqüência à narrativa.
Também nessa fase é feita concomitantemente a montagem da banda sonora do filme que reúne os diálogos, os ruídos adicionais e a trilha musical.
Em meio a esse processo ocorre a mixagem, que é a reunião da imagem montada com a banda sonora e a banda internacional. A partir daí será possível gerar a primeira cópia do filme, após a marcação de luz e a montagem do negativo em laboratório. É um trabalho feito em estúdio especializado e acompanhado pelo diretor cinematográfico.
Concluído esse trabalho é gerada a "cópia 0", de onde sairão as orientações para a feitura das cópias de comercialização.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
· Deve-se começar as filmagens pelas cenas menos elaboradas e com gravações exteriores. Assim a equipe terá tempo para se ajustar e também se aproveitam as condições climáticas ou imposições de produção.
· Dentro do plano de trabalho de filmagem deve haver sempre a previsão para cenas a serem filmadas em dias de chuva, também chamadas de "opção chuva". São cenas que devem ser gravadas quando o seu plano de trabalho for prejudicado por um imprevisto meteorológico, ou outras que fogem ao controle da produção como acidente com artistas, greves nacionais etc.
· O plano de trabalho definitivo deve ser fechado em acordo com a disponibilidade do elenco contratado e da locação escolhida e outras imponderáveis.
· É importante que no final de um dia de filmagem o continuísta (através da sua folha de controle e do boletim de câmera) faça a contagem do tempo consumido pela filmagem de uma determinada cena, ou qualquer outra, e a quantidade de negativo utilizado. Assim, o diretor de produção saberá se o gasto com material e o tempo planejado para a conclusão do filme estão de acordo com o calculado, ou se cumprido a contento.
· Na produção de um filme é recomendável que os créditos financeiros recebidos na pré-produção sejam utilizados pelo diretor ou pelo produtor executivo na celebração do maior número possível de contratos, fazendo, inclusive, alguns pagamentos à vista e adiantamentos. Com isso, pode-se evitar aumentos inesperados de despesa e a interrupção das filmagens por falta de dinheiro. Deve-se, também, fazer o pagamento semanal dos técnicos e dar uma folga para a equipe a cada 6 dias de trabalho.
· Dentre as maneiras de se economizar dinheiro numa produção pode-se destacar: negociar cotas do filme com empresas de locação de equipamentos, equipe técnica e elenco; contratar com antecedência os estúdios de gravação e mixagem; comprar o negativo ótico na mesma ocasião que o negativo fotográfico.
· O assistente de direção deve elaborar a "ordem do dia" no final de cada expediente de trabalho. As informações necessárias serão repassadas a todos os técnicos até as 15 horas, antes do fim da jornada de trabalho, e afixadas no escritório da produção.
· O material de filmagem e os equipamentos em geral devem estar sempre acompanhados das notas de compra e locação, pois dessa maneira evitam-se problemas com a fiscalização. Todas devem ser mantidas em ordem pelo controller e o auxiliar de produção.
· Para facilitar o trabalho de organização da montagem, o assistente de montagem deve agrupar as imagens por ambiente e cenário, por dia e noite, por seqüências e dramaturgicamente.
· O relatório de filmagem a ser elaborado pelo assistente de produção deve conter as seguintes informações:
hora de saída da equipe da produtora, hora de chegada na locação, hora do início dos trabalhos na locação, hora de "pronto fotográfico", hora em que foi servido o almoço, hora em que recomeçou o trabalho de filmagem, atrasos ocorridos e sua motivação, hora de saída da locação, hora de chegada da equipe na produtora, gasto de negativo, envio do material exposto para laboratório, plano de transporte.
· Em média a organização e realização de uma produção cinematográfica consome os seguintes prazos:
2 meses para a montagem do projeto, 6 a 12 meses para a captação dos recursos financeiros, 2 meses para a preparação da produção, 4 a 6 semanas para a pré-produção, 8 a 10 semanas para as filmagens, 2 meses para montagem, 1 mês na preparação do lançamento.
· Em média um filme de longa duração possui 120 minutos, o que equivale a 440 planos cinematográficos.
· Normalmente em um dia de filmagem um diretor experiente realiza de 10 a 15 planos cinematográficos.
· Habitualmente um dia de trabalho se prolonga por cerca de 10 horas, sendo 2 horas na montagem dos equipamentos, 6 na filmagem e 2 na desmontagem.
Beto Magno Diretor, Pesquisador e produtor cultural