quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O CINEMA MODERNO

John Cassavetes

Por André Setaro

Segundo os estudiosos no assunto, existem um Cinema Moderno e um Cinema Pós-Moderno. O primeiro tem início no final dos anos 50 e termina em meados do decurso dos 70. Começa, portanto, com a explosão da Nouvelle Vague francesa até a chamada Nova Hollywood e o Cinema Novo Alemão (quando surgem realizadores do porte de Alexander Kluge, Werner Herzog, Fassbinder, Wim Wenders, entre outros, imbuídos de uma nova visão e de novas propostas).

A Nouvelle Vague, que já foi aqui objeto de dois artigos, completa no ano em curso os seus 50 anos. Quer queiram ou não os seus detratores, muda o cinema a partir de filmes como Acossado (A bout de souffle, 1959), de Jean-Luc Godard,Hiroshima, mon amour (1959), de Alain Resnais, Os incompreendidos (Les quatre-cents coups, 1959), de François Truffaut, etc. A Nouvelle Vague transforma o sistema de produção, dá aos temas um tratamento mais livre, além de se constituir num sopro renovador na linguagem cinematográfica clássica e influenciar outras cinematografias, a exemplo do Free Cinema inglês, o Cinema Novo brasileiro...

Todo bom filme, segundo Truffaut, deve saber exprimir ao mesmo tempo uma concepção da vida e uma concepção do cinema. Antonio Costa (que, apesar do nome, é italiano) em seu livro Compreender o cinema (Saper vedere il cinema, 1987), editado no Brasil pela Globo dentro da Coleção Umberto Eco, sintetiza com muito acerto os quatro pontos inovadores que incidem sobre a instituição cinematográfica no mundo inteiro.

Estrutura narrativa: é abandonado o enredo romanesco tradicional e a construção da personagem acabada e são adotadas soluções mais próximas das novas tendências literárias (embora nem sempre ou não necessariamente nelas inspiradas).

Linguagem fílmica: abandono das formas sintáticas e expressivas tendentes a ocultar o procedimento de encenação e adoção de técnicas de filmagem, de recitação e de montagem de tipo antinaturalista e destinadas a evidenciar a subjetividade do autor.

Ideologia: em vez de evidenciar uma mensagem ideológica unívoca e direta, confiada geralmente a um herói positivo (como no passado o chamado realismo socialista, em alguns momentos do neorrealismo italiano e do realismo poético francês), surgem formas mais fluidas e indiretas, baseadas em procedimentos metafóricos ou alegóricos.

Estruturas de produção: manifesta-se sempre uma exigência de mudança, mesmo que de formas muito distintas segundo as diferentes situações; pode-se variar dos projetos de um circuito de distribuição radicalmente alternativo, como aquele esboçado nos Estados Unidos por Jonas Mekas e pelos film-makers do New American Cinema Group, às propostas reformistas dos cineastas dos países do Leste Europeu, que lutam para conquistar um mínimo de controle sobre o sistema de produção e de distribuição.

As duas etapas que sancionam a formação de um movimento de vanguarda cinematográfica nos Estados Unidos se encontram na fundação, em Nova York, em 1960, do New American Cinema Group, à qual se segue pouco depois a constituição da New York Film Makers Cooperative (1962). É a emergência do Cinema Underground (subterrâneo) no qual afloram os nomes de John Cassavetes (Sombras/Shadows, 1960), Stan Brackhage (Dog star man, 1965), Gregory Markopoulos (Twice a man, 1981), Jonas Mekas (The brig, 1964), Shirley Clarke (The connection, 1961), Sleep (1964) e Empire (1965), de Andy Warhol. Warhol realiza filmes com um único enquadramento fixo num único assunto.Sleep, por exemplo, mostra durante seis horas um homem que dorme, enquanto Empire tem como tema único o Empire State Building, filmado ao longo de oito horas.

Há a explosão renovadora do Leste Europeu após a morte de Stalin (1953): na União Soviética, com o degelo cinematográfico (A infância de Ivan, 1962, de Tarkovsky, Quando voam as cegonhas, A balada de um soldado...), na Polônia, com a Escola de Lodz, Wajda (Cinzas e diamantes), Munk, Kawalerowicz (Madre Joana dos Santos), Polanski (A faca na água, 1962), Skolimowski (Sinais particulares: nenhum, 1964). Também na Tchecoslováquia chega-se a se falar numa nouvelle vague com os filmes de Milos Forman Cerny Petr (1963), Os amores de uma loura (1965), entre outros, todos estimulados pela liberação promovida por Dubcek até que os tanques soviéticos, para sustar o sopro de liberdade, invadem o país (1968). E na Hungria, há, na década de 60, um clima de renovação, que revela grande vitalidade e originalidade com Jancsó (Os sem esperança, 1964), Gaal, Kovacs, Zzabo, etc.

As sementes do Cinema Moderno são plantadas, porém, ainda nos anos 50 com a desdramatização efetuada por Michelangelo Antonioni e Roberto Rossellini (Romance na Itália/Viaggio in Italia, 1953). A desdramatização aqui entendida como a recusa do espetáculo, a desteatralização. Antonioni é fundamental na eclosão deste novo cinema com a sua imprescindível trilogia constituída por A aventura (1959), A noite (1960), e O eclipse (1962, na qual, este geômetra cartesiano dos sentimentos humanos, introduz o domínio da antinarrativa - geralmente, no padrão da linguagem oriunda da indústria, nos filmes sempre há de acontecer alguma coisa, mas nos filmes de Antonioni nada acontece). Outro ponto determinante é o aparecimento do Cinema Direto, que se manifesta inicialmente nos filmes do etnólogo e cineasta Jean Rouch para depois desabrochar no chamado Cinema Verdade, segundo a famosa fórmula de Dziga Vertov, que se propôs a "captar a vida ao vivo". Suas principais características: a filmagem direta, o estilo de reportagem, a forma improvisada, a rejeição das estruturas dramáticas convencionais. Talvez o filme mais completo do Cinema Verité seja Crônica de um verão (Chronicle d'un éte, 1960), de Jean Rouch e Edgard Morin.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

VEM AI O 2 DE JULHO ( O FILME )

Foto: Lília de Souza Beto Magno, Otton Bastos e Rada Rezedá acertos para o filme 2 de Julho do diretor Lázaro Faria

GRAVANDO O PROGRAMA "PAPO DE ATOR" NO RIO DE JANEIRO

Foto: Kaliandra Borges


Rada Rezedá, Cissa Ojuara e Beto Magno na Gravação do programa "Papo de Ator" no Rio de Janeiro com os alunos da Cap Escola de Tv e Cinema Salvador

GRAVANDO UM PROGRAMA PARA TV NO RIO DE JANEIRO

Foto Patricia Cortizo
Beto Magno e Rada Rezedá no Teatro Leblon gravando com a atriz Cissa Guimarães uma entrevista para o programa "Papo de Ator"

GRAVAÇÃO DO PROGRAMA " PAPO DE ATOR" NO RIO DE JANEIRO

Foto: Antenor Netto Beto Magno gravando o Programa "Papo de Ator" com Rosa Maria Mortinho, Paulo Camarotti e Patricia Cortizo alunos da Cap Escola de Tv e Cinema de Salvador na livraria travessa no shopping Leblon no Rio de Janeiro

GRAVAÇÃO DO PROGRAMA "PAPO DE ATOR" GRAVADO NO RIO DE JANEIRO

Foto: Antenor Netto Beto Magno, Paulo Camarotti, Clarissa Noronha e Patricia Cortizo Alunos da Cap Escola de Tv Cinema de Salvador entrevistanto o ator André Matos da Rede Globo de Televisão

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

GRAVANDO O PROGRAMA "PAPO DE ATOR" NO RIO DE JANEIRO

Foto: Rada Rezedá Beto Magno gravando o ator Davi Pinheiro (o Sambarylove) com alunos da Cap Escola de Tv e Cinema de salvador

"PAPO DE ATOR" PROGRAMA PRODUZIDO PELA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA DE SALVADOR

Foto: Patricia CortizoBeto Magno Gravando com Tadeu Mello e Alunos da Cap Escola de TV e Cinema Salvador no Rio de Janeiro

GRAVAÇÃO DO PROGRAMA "PAPO DE ATOR" NO RIO DE JANEIRO

Foto: Beto Magno
Clarissa Noronha, Antenor Netto, Matheus Santana Alunos da Cap Escola de Tv e Cinema de Salvador com Glôria Pires na Livraria Travessa no Shopping Leblon - Rio de Janeiro
Foto: Rada Rezedá
Beto magno e Orlando Moraes observam o abraço da Gloria Pires em uma Fã

"PAPO DE ATOR" UM PROGRAMA PRODUZIDO PELA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA DE SALVADOR

Foto: Patricia Cortizo
Beto Magno, Val Perré ( Ator Global e ex- aluno da Cap Escola de Tv e Cinema de Salvador) e Rada Rezedá gravando o programa "Papo de Ator" na casa de Rui Barbosa em Botafogo - Rio de Janeiro

CINE LEBLON RIO DE JANEIRO

Foto: Lília de Souza
Rada Rezedá, Bruno Garcia e Beto Magno no Leblon Rio de Janeiro

GRAVANDO O PROGRAMA "PAPO DE ATOR" NO RIO DE JANEIRO

Foto: Clarissa Noronha
Beto Magno, Araci Cardoso e Rada Rezedá nas gravações do programa "Papo de Ator" na Casa de Rui Barbosa em Botafogo - Rio de Janeiro

GRAVAÇÃO DO PROGRAMA "PAPO DE ATOR" NO RIO DE JANEIRO

Foto: Noel Pestana
Beto Magno gravando o programa "Papo de ator" na Casa de Rui Barbosa em Botafogo - Rio de Janeiro com Osmar Prado, Priscila Camargo e Rada Rezedá junto com alunos da Cap escola de Tv e Cinema de Salvador,

GRAVAÇÃO DO PROGRAMA "PAPO DE ATOR" NO RIO DE JANEIRO

Foto: Rada Rezedá
Beto Magno, Isabela Cortizo, Kaliandra Borges, Maria Padilha, Patricia Cortizo e Paulo Camarotti na Livraria Travessa no Shopping Leblon - Rio de Janeiro no lançamento do Livro sobre os 60 anos da Tv Tupi e gravação do Programa "Papo de Ator" com alunos da Cap Escola de Tv e Cinema de Salvador

GRAVAÇÃO DO PROGRAMA "PAPO DE ATOR" NO RIO DE JANEIRO

Foto: Raquel Machado
Paulo Camarotti, Patricia Cortizo, Matheus Santana, Bemvindo Sequeira, Lília de Souza, Noel Pestana, Rada Rezedá e Beto Magno gravando o programa "Papo de Ator" na Casa de Rui Barbosa em Botafogo - Rio de Janeiro todos alunos da Cap Escola de Tv de Salvador

GRAVAÇÃO DO PROGRAMA "PAPO DE ATOR"

foto: Matheus Santana
Beto Magno e Bemvindo Sequeira gravando o Programa "Papo de Ator" na Casa de Rui Barbosa em Botafogo Rio de Janeiro

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

GRAVADO O PROGRAMA "PAPO DE ATOR" NO SHOPPINGN LEBLON - RIO DE JANEIRO

foto: Rada Rezedá
Beto Magno ravando Tiago Lacerda no Shoping Leblon - RJ com alunos da CAp Escola de Tv e Cinema de Salvador
Beto Magno gavando Tiago Lacerda no Shoping Leblon - RJ com alunos da CAp Escola de Tv e Cinema de Salvador

NA COLA DO SAPATEADO PEÇA EM CARTAZ NO TEATRO LEBLON - RIO DE LANEIRO

foto: Patricia Cortizo
Martina Blink,
Maria Dulce Saldanha,
Beto Magno, Anderson Muller, Flávia Rinaldi
e Rada Rezedá: elenco peça na sola do sapateado no Teatro Leblon
- Rio de Janeiro

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PRODUÇÃO DE ELENCO PARA O FILME 2 DE JULHO DO DIRETOR LÁZARO FARIA

foto: Rada Rezedá Beto Magno, Priscila Camargo, Araci Cardoso e Luci Ibanez no almoço oferecido a Cap Escola de Tv e Cinema e VM filmes na casa de Araci Cardoso no Rio de Janeiro

REUNIÃO NO RIO DE JANEIRO

foto: Beto Magno
Três grandes atrizes: Priscila Camargo, Rada Rezedá e Araci Cardoso

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CAP ESCOLA DE TV E CINEMA EM SALVADOR E VM FILMES DA A DICA PARA DIRETORES DE VIDEO

Por Beto Magno

Diretor Suisso filma Doc sobre Gilberto Gil e precisa de Assitente de Direção com comprovada experiencia, para trabalhar de 2 a 6 de março. É indispensavel falar Ingles.
Interessados mandar CV para: lazaro@lazarofaria.com.br

domingo, 23 de janeiro de 2011

ACONTECEU NO RIO DE JANEIRO NA PRODUTORA DE CINEMA MAPA REUNIAO SOBRE FILME 2 DE JULHO

foto: Beto Magno Zelito Viana e Vera Palmeira da MAPA FILMES e Lázaro Faria da CASA DE CINEMA DA BAHIA

CAP ESCOLA DE TV E CINEMA EM SALVADOR PRESENTE NA REUNIÃO SOBRE O FILME LONGA 2 DE JULHO DO DIRETOR LAZARO FARIA.


No ultimo dia 19 Beto Magno da CAP ESCOLA DE TV E CINEMA EM SALVADOR e VM FILMES esteve presente à reunião de produção com o diretor do filme 2 de JULHO e com os produtores Zelito Viana e Vera Palmeira da MAPA FILMES.

Varios acertos e ajustes para dar start a produção do filme, dentre eles a definição de alguns atores do cenario nacional e a necessidade de já no mes de fevereiro dar inicio aos testes para atores e figuração em Salvador, local onde será rodado o filme.

Atores baianos, vem ai mais uma oportunidade de trabalho!

ALUNOS DA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA EM SALVADOR FAZEM CURSO NO RIO DE JANEIRO E GRAVAM PROGRAMA DE TV

Por Beto Magno

Alunos da CAP Escola de Tv e Cinema em Salvador estão no Rio de Janeiro durante 15 dias fazendo curso na Escola Art Cenica, em Botafogo, com Antonio Amancio que também é empresário de alguns atores , como : Aline Moraes e Cauã Reymond.
Além do curso, os alunos também estão gravando um programa para a tv web CANAL BA, que faz parte da primeira rede de tv web do norte e nordeste. Os primeiros entrevistados do programa "Papo de Ator" serão alguns atores do Rio de Janeiro: Edwin Luisi, Darlan (Laranjinha), Osmar Prado, Otton Bastos, Rosa Maria Mortinho, Anderson Muller (o guarda Abel), Bemvindo Siqueira, Priscila Camargo, Araci Cardoso, Val Perré, Anselmo Vasconselos, Thiago Lacerda, Tadeu Mello, André Matos, Davi Pinheiro, Maria Padilha o lendário Zózimo Bubu e Cissa Guimarães dentre outros.
O CANAL BA estreou na Bahia na quinta -feira da Lavagem do Bonfim com a apresentação de Rada Rezedá, diretora da CAP Escola de Tv e Cinema em Salvador.

sábado, 15 de janeiro de 2011

CAP ESCOLA DE TV CURSOS NA AREA DE TELEVISÃO EM SALVADOR

Turma de alunos da Cap Escola de Tv e Cinema em Salvador

MATRICULAS ABERTAS PARA 2011


SERÃO RESERVADAS VAGAS NOS CURSOS APENAS MEDIANTE MATRICULA

Valor da matricula: R$ 30,00



1) CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV / TELEJORNALISMO / APRESENTADOR
Inicio: 19 de fevereiro Fim: 19 de julho
Duração: 5 meses, turmas Sábados das 9 as 12.30h
Conteúdo: dicção/voz/fala; memorização de textos; leitura e interpretação; expressão corporal; gravação.
Investimento: R$ 1.325,00 - a vista tem 5% desconto ou 5X de R$ 265,00



2) CURSO DE TV PARA ATORES salvador
2.1) Turmas para iniciantes, adolescentes e crianças
Inicio: 18 de fevereiro
Aulas as sextas das 14.30 as 17.30 h

2.2) Turmas para adultos
Inicio: 15 de fevereiro
Aulas as terças das 18.30 as 22h

Duração das turmas adulta e adolescentes: de fevereiro a dezembro
Investimento: R$ 245,00 / mês
Professora: Rada Rezedá


3) CURSO DE PRODUÇÃO/ DIREÇÃO DE TV
Inicio: 7 de fevereiro
Dias de aula: 7, 8, 9, 10,11 das 18.30 as 21.30h
Conteúdo: As 3 etapas da produção com a gravação de um vídeo de 1 minuto no final do curso.
R$ 450,00 (2x com cheque pré) ou à vista R$ 400,00
Professora: Rada Rezeda e professor convidado


4) CURSO CINEGRAFISTA
Inicio: 7 de fevereiro
Dias de aula: 7, 8, 9, 10,11 das 18.30 as 21.30h
Conteúdo: curso prático – o aluno aprende a operar câmera profissional de TV;planos e movimentos de câmera; lentes, etc.
Investimento: R$ 450,00 (2x com cheque pré) ou à vista R$ 400,00
Professor: Xeno Veloso


5) CURSO TV E TEATRO ESPECIFICO PARA MELHOR IDADE
COM MONTAGEM DE ESPETACULO MUSICAL NO FINAL
Inicio: 15 de março
Conteúdo: aulas de expressão corporal, dança, teatro, TV, voz/canto.
Terças e quintas: das 14.30 as 16.30 h
Coordenação do curso: Rada Rezedá
Investimento: R$ 245,00 / mês


6) CURSO MAQUIAGEM PARA TV e MAQUIAGEM EFEITOS
Dia: 19 de fevereiro – das 14.30 as 17.30
Conteúdo: Noções básicas sobre maquiagem para TV e para noite
Dia: 20 de fevereiro - das 14.30 as 17.30
Conteúdo: Maquiagem criativa para carnaval
Investimento: R$ 150,00 em 2x com cheque pré ou a vista R$ 135,00
com Thyago Mandu


7) CURSO LOCUÇÃO - salvador turma iniciantes
Dias: 7, 8, 9, 10,11 das 14.30 as 17h
Conteúdo: dicção/voz; interpretação de textos, microfones, gravação.
Investimento: R$ 400,00 (2x com cheque pré) ou à vista R$ 350,00
com Rada Rezedá

8) CURSO DE EDIÇÃO DE IMAGEM salvador
Inicio: 14 de fevereiro
Dias: 14,15,16,17,18,21 e 22 das 18.30 as 21.30 h
Conteúdo: Edição em Final Cut. Como montar um audiovisual adequando conhecimento da linguagem cinematográfica aos recurso do final cut pró. Aula teórica e prática com montagem de um vídeo de 1 minuto.
Investimento: R$ 850,00 (em 2x com cheque pré) ou à vista R$ 750,00
Professor: Xeno Veloso

OUTROS CURSOS DA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA EM SALVADOR
COM DATAS A DEFINIR PARA 1º SEMESTRE DE 2011:

• Curso de roteiro de cinema

• Curso de apresentador de auditório – a partir de abril de 2011

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

EM FASE DE PRÉ PRODUÇÃO O FILME 2 DE JULHO DO DIRETOR LÁZARO FARIA



Produção de elenco Cap Escola de Tv e Cinema em Salvador
e Beto Magno da VM Filmes

TESTES PARA FILME 2 DE JULHO NA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA EM FEVEREIRO

ATENÇÃO

A primeira fase dos testes para o Filme 2 de Julho, do diretor Lazaro Faria, começa em fevereiro. Os interessados devem enviar fotos profissionais para mail 2djulho@capescoladetv.com.br ou 2djulho@gmail.com .

Aqueles que enviarem material de forma correta receberao atraves do mail os textos dos personagens para memorizacao e estudo a fim de apresentarem em teste de video.

A partir de hoje os interessados podem enviar material para a seleção do filme: FOTOS PROFISSIONAIS E RESUMO CURRICULAR NUM SÓ E-MAIL (não enviar curriculo num mail e fotos em outro mail)

A CAP ESCOLA DE TV E CINEMA EM SALVADOR fará os testes em video na segunda quinzena de fevereiro.

Essa primeira fase de testes é para crianças e adolescentes de 7 a 19 anos

e

Homens e mulheres de 20 a 30 anos.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

INTIMISMO CINEMATOGRÁFICO

Cary Grant e Deborah Kerr em Tarde demais para esquecer (An affair to remember), do genial Leo McCarey: obra-prima em seu gênero.

Por André Setaro

Fala-se muito em intimismo cinematográfico, mas quase nada, pelo menos em língua portuguesa, existe escrito sobre esta maneira de representação do real nas imagens em movimento. O recente lançamento de "Imitação da vida" ("Imitation of life", 1959), de Douglas Sirk, faz emergir o pensamento sobre o que significa o intimismo e o modo pelo qual é traduzido, nele, o "real".


O intimismo representa, por excelência, a escola idealista no cinema. A realidade é filtrada pelo sentimentalismo e pela subjetividade, o que o identifica com o romantismo. Segundo Maurício Rittner, em seu exemplar livro introdutório, "Compreensão de cinema", editado pela Buriti em 1965, nos filmes intimistas nem sempre o desfecho da história é feliz, fato característico dos filmes românticos. Como as normas de conduta, ainda segundo Rittner, próprias do intimismo são normais ideais, elas acarretam uma técnica de renúncia aos valores autênticos da vida. Assim, o universo romântico-intimista configura um sistema de forças em conflito: as forças do sentimento e as forças da razão. Mas em sua fé nos sentimentos, os personagens se tornam quase místicos.


Segundo o crítico de arte Herbert Reed, existem três modos básicos de representar o mundo: o realismo, o idealismo (intimismo), e o expressionismo, havendo um quarto modo (surrealismo) que tenta substituir o realismo, que é, esta, a "escola", por assim dizer, que registra tão verazmente quanto possível aquilo que nossos sentidos conseguem perceber no mundo real. Há no realismo cinematográfico várias vertentes (neo-realismo italiano, realismo poético francês, realismo socialista, realismo fantástico, realismo crítico...). A maioria dos filmes do Cinema Novo brasileiro pode se inserir dentro do realismo, assim como a famosa escola de documentaristas britânicos dos anos 20 (John Grierson, Paul Rotha...).


No expressionismo (e, principalmente, no expressionismo alemão dos anos 10 e 20) o que importa não é a tradução do real (como no realismo), mas a expressão de seu reflexo na sensibilidade e no espírito. O filme ícone do expressionismo é "O gabinete do Dr. Caligari" (Robert Wiene, 1919), com seus cenários de papelão, objetos pintados, gesticulação exagerada. Há uma preocupação maior na plástica da imagem do que nos recursos da montagem. A cenografia tem uma forte presença na produção de sentidos. O expressionismo influenciou todo o cinema ("Cidadão Kane", de Orson Welles, com seu jogo de luz e sombras, é uma obra expressionista.)


O nome maior do surrealismo no cinema é o de Don Luis Buñuel, autor de duas obras puramente surrealistas:"Un chien andalou" (1928) e "L'Âge d'or" (1930), ambas em colaboração com Salvador Dali, filmes que chocaram platéias e provocaram escândalos. O surrealismo tenciona apresentar a realidade interior e a realidade exterior como dois elementos em processo de unificação. Tem grande influência de Freud ("A interpretação dos sonhos") e do materialismo histórico.


O móvel, entretanto, da coluna, é o intimismo, que tem seu apogeu nas décadas de 30, 40 e 50 no cinema americano. Para uma sociedade extremamente imediatista e consumista, atualmente filmes intimistas podem provocar risos (vindos, evidentemente, de débeis incapazes da percepção da obra em seu momento histórico) e parecer, à primeira vista, anacrônicos. Mas os filmes intimistas, quando realizados com classe, com talento, com estilo, podem suscitar uma espécie de estesia pela beleza de sua "mise-en-scène". Alguém, de sã consciência, poderia rir dos filmes de Douglas Sirk ("Palavras ao vento", "Almas maculadas", "Tudo que o céu permite", "Amar e morrer", "Desejo atroz", entre outros)? O intimismo significa a evolução de uma história cinematográfica em torno das eternas constantes do amor, com a tônica no estudo exaustivo das relações afetivas e dos fatores que as precipitam ou as impedem. E criou um universo dramático especificamente feminino centrado nas reações da mulher diante do mistério do amor. Por exemplo: "...E o vento levou" ("Gone with the wind", 1939), de David Selznick/Victor Fleming/George Cukor/Sam Wood, embora a sua ação se localize na Guerra de Secessão americana (1861/1864), esta se torna apenas um "pano de fundo", porque o que importa é a análise da personalidade esfuziante de Scarlett O'Hara (vivida com empenho inexcedível por Vivien Leigh) e suas oscilações diante do mistério do amor. Todos os acontecimentos básicos do filmes são explicados em função dos estados passionais (outro exemplo marcante é "O morro dos ventos uivantes"/"Wuthering Heights", também de 1939), de William Wyler, com Laurence Olivier, David Niven, Merle Oberon. A dimensão lírica do intimismo é dada por um tratamento acentuadamente romântico dos personagens e das situações.


O intimismo parte de uma visão realista, que é deliberadamente selecionada e exaltada em alguns de seus aspectos. Para Rittner, o intimismo induz das formas da realidade uma idéia abstrata, mais perfeita do que a original. A realidade "deveria ser assim" e não "assim", como seria numa visão realista. A idéia abstrata mais perfeita do que a realidade não torna o intimismo "menor", mas, muito pelo contrário, fala-se, muitas vezes, melhor da realidade através da fantasia e da estilização. Diria mesmo que há uma possibilidade estética maior no intimismo do que no realismo "tout court".


A própria realidade, no intimismo, é recriada em termos de poesia e de ternura e, por isso, quase se torna estática, desvitalizada, isolando os personagens de seu meio. É, no entanto, pela imobilização da realidade circunstancial que o intimismo se torna revelador, transformando o vulgar em invulgar, o superficial em transcendente.


Com a barbárie estabelecida no consumo do produto cinematográfico, com o cinema transformado em "fast food", o público solicita, hoje, mais a brutalidade e a ação do que a ternura e a poesia. Ri-se de certos momentos românticos dos filmes intimistas. Ri-se de forma esquizóide, nos dias que correm, da poesia e da beleza. Há, patente, uma preferência por um realismo quase naturalista do que pelo tratamento intimista dos personagens e das situações. Rir de uma obra como "Assim estava escrito" ("The bad and the beautiful", 1953), de Vincente Minnelli, filme intimista, dá àquele que ri um atestado inconteste de imbecilidade congênita.


São exemplos de filmes intimistas: "Grande Hotel" ("Grand Hotel", 1932), de Edmund Goulding, com Greta Garbo, John Barrymore, Joan Crawford, que saiu recentemente numa coleção de Dvds de um jornal paulista, , "Esquina do pecado" ("Back street", 1932), de John M. Stahl, que dirigiu a primeira versão, em 1934, de "Imitação da vida", "Anna Cristie" (idem, 1930), de Clarence Brown, com Garbo, "A dama das camélias" ("Camille", 1936), com Garbo e Robert Taylor, "Adeus Mr. Chips" ("Good-bye Mr. Chips", 1939), de Sam Wood, "Um lírio na cruz" ("Till we meet again", 1944), de Frank Borzage, "Carta de uma desconhecida" ("Letter from a unknow woman", 1948), de Max Ophul, com Louis Jordan e Joan Fontaine, "Por tua causa" ("Because of you", 1952), de Joseph Pevney, com Loretta Young e Jeff Chandler, "Tarde demais para esquecer" ("A affair to remember", 1955), de Leo McCarey, com Cary Grant e Deborah Kerr, "Suplício de uma saudade" ("Love is a many splendored thing", 1955), de Henry King, com William Holden e Jennifer Jones, entre muitos outros. E os grandes "sirks" já citados dos anos 50.