VM FILMES: Transformando Ideias em Realidade Na VM FILMES, criamos, planejamos e executamos projetos para TV e cinema, oferecendo soluções criativas e inovadoras. Produzimos filmes publicitários, documentários, longas-metragens e séries para TV. Também realizamos co-produções. Contatos: E-mail vmfilmes269@gmail.com - Tel / WhatsApp (71) 99211 - 4554 / (77) 99815 - 2848 - ANCINE 37269 Esperamos colaborar com você em sua próxima produção.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
CAP ESCOLA DE TV E CINEMA DA BAHIA
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
REUNIÃO DE PRÉ PRODUÇÃO DO FILME 2 DE JULHO DO DIRETOR LÁZARO FARIA
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
DEPUTADOS BAIANOS LOUVAM GLAUBER ROCHA
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
PSICOSE É UMA OBRA-PRIMA
terça-feira, 18 de outubro de 2011
terça-feira, 11 de outubro de 2011
WORKSHOP COM CIÇA CASTELLO NA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA DA BAHIA
Ciça Castello também esteve em Salvador para realizar os teste do filme Pixinguinha, de Denise Saraceni.
Os testes aconteceram na CAP Escola de Tv, no Rio Vermelho.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
A MONTAGEM IDEOLOGICA
Amparado nestes ditos de Eisenstein, há de se ver que, no cinema, como em quase todos os ramos das ciências, quando se reúne elementos (no sentido amplo) para obter um resultado, este é freqüentemente diferente daquele que se esperava: é o fenômeno dito de emergência. Aprende-se, por exemplo, em biologia, que pai e mãe misturam seu patrimônio hereditário para criar uma terceira personagem não pela soma desses dois patrimônios, mas, ao contrário, pela combinação deles em um novo patrimônio inédito. Em química, sabe-se ser possível misturar dois elementos em quaisquer proporções, mas não é possível combiná-los verdadeiramente em um corpo novo se não tem proporções perfeitamente definidas (Lavoisier). Da mesma forma, na montagem de um filme, os planos só podem ser reunidos numa relação harmoniosa.
A montagem ideológica consiste em dar da realidade uma visão reconstruída intelectualmente. É preciso não somente olhar, mas examinar, não somente ver, mas conceber, não somente tomar conhecimento, mas compreender. A montagem é, então, um novo método, descoberto e cultivado pela sétima arte, para precisar e evidenciar todas as ligações, exteriores ou interiores, que existem na realidade dos acontecimentos diversos.
- os operários diante do patrão
- o patrão com a caneta na mão
- o oficial ergue a mão para dar ordem de atirar
- uma gota de tinta cai na folha de reivindicações
- o oficial abaixa a mão; salva de tiros; um manifestante tomba.
A experiência de Kulechov demonstra o papel criador da montagem: um primeiro plano de Ivan Mosjukine, voluntariamente inexpressivo, era relacionado a um prato de sopa fumegante, um revólver, um caixão de criança e uma cena erótica. Quando se projetava a seqüência diante de espectadores desprevenidos, o rosto de Mosjukine passava a exprimir a fome, o medo, a tristeza ou o desejo. Outras montagens célebres podem ser assimiladas ao efeito Kulechov: a montagem dos três leões de pedra - o primeiro adormecido, o segundo acordado, o terceiro erguido - que, justapostos, formam apenas um, rugindo e revoltado (em O Encouraçado Potemkin, 1925, de Eisenstein); ou ainda a da estátua do czar Alexandre III que, demolida, reconstitui-se, simbolizando assim a reviravolta da situação política (em Outubro).
Em Estamos construindo (Zuyderzee, 1930), de Jori Ivens, várias tomadas mostram a destruição de cereais (trigo incendiado ou jogado no mar) durante o débacle de 1929 da Bolsa de Valores de Nova York, a depressão que marcou o século XX. Enquanto apresenta os planos de destruição de cereais, o realizador alterna -os com o plano singelo de uma criança faminta. Neste caso, o cineasta, fotografando uma realidade, recorta uma determinada significação. Os planos fotografados por Jori Ivens podem ser retirados da realidade circundante, mas é a montagem quem lhes dá um sentido, uma significação. Os cineastas soviéticos, como Serguei Eisenstein e Pudovkin, procuravam maximizar o efeito do choque que a imagem é capaz de produzir a serviço de uma causa.
Considerada a expressão máxima da arte do filme, a montagem, entretanto, vem a ser questionada na sua supremacia como elemento determinante da linguagem cinematográfica com a introdução - em fins dos anos 30 - das objetivas com foco curto que permitiu melhorar as filmagens contínuas - a câmera circulando dentro do plano - com uma potenciação de todos os elementos da cena e com um tal rendimento da profundidade de campo (vide Cidadão Kane (1941), de Orson Welles, Os melhores anos de nossas vidas, 46, de William Wyler) que possibilitou tomadas contínuas a dispensar os excessivos fracionamentos da decupagem clássica. A tecnologia influi bastante na evolução da linguagem fílmica, dando, com o seu avanço, novas configurações que modificam o estatuto da narração - o próprio primeiro plano - o close up - tão exaltado por Bela Balazs como "um mergulho na alma humana" - com o advento das lentes mais aperfeiçoadas já se encontra, esteticamente, com sua expressão mais abrangente e menos restrita. Tem-se, como exemplo, as faces enrugadas e pavorosas de David Bowie em Fome de Viver/The Hunger, 1983, de Tony Scott, com Catherine Deneuve e Susan Sarandon.
JULIO CESAR MELLO, ALUNO DA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA DA BAHIA ESTRÉIA EM SERIADO AUSTRIACO
terça-feira, 16 de agosto de 2011
CURSO DE DUBLAGEM EM SALVADOR É NA CAP-ESCOLA DE TV E CINEMA
CURSO DE DUBLAGEM EM SALVADOR BAHIA NA CAP ESCOLA DE TV E CINEMA
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Propaganda da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - 2011
Direção de Elenco: Rada Rezeda, CAP - Escola de TV e CINEMA
Assistente de Elenco: Matheus Santana
Elenco: Noel Pestana Pestana, Juliana Arize, Tony Rastelly, Thyago Mandu, Quesy Pimenta, Lícia Maria e Laise Ribeiro.
sábado, 30 de julho de 2011
'O HOMEM QUE NÃO DORMIA" DE EDGAR NAVARRO
quarta-feira, 27 de julho de 2011
CABEÇAS ESDRÚXULAS
Por André Setaro
Dissipadas as divergências do pretérito, e encarando o futuro com amizade e confiança, André Setaro dá uma cabeçada amiga em Edgard Navarro, para cumprimentá-lo devidamente pela conclusão de seu segundo longa, O homem que não dormia. Ontem, no foyer do Teatro Castro Alves, durante o Cine Futuro (como agora se chama o Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual). O homem que não dormia, segundo opus navarriano no longametragismo (o primeiro o premiado Eu me lembro) tem sua avant-première sexta próxima, às 20 horas, na sala nobre do majestoso TCA, onde se concentram as principais atividades do seminário. O cineasta de O Superoutro está com fé e esperança neste filme, projeto antigo e que somente agora conseguiu colocá-lo nas imagens em movimento. Não se pode disso discordar: Edgard Navarro é o cineasta cult do cinema baiano contemporâneo.
terça-feira, 26 de julho de 2011
REUNIÃO DE PRODUÇÃO DO FILME 2 DE JULHO
quinta-feira, 21 de julho de 2011
quarta-feira, 20 de julho de 2011
CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV E CINEMA
Duração: 5 meses inicio: 30 de JULHO
Turmas para adultos ,iniciantes, adolescentes e crianças – MATRICULAS ABERTAS
Próxima turma em agosto
Próxima turma inicio 25 de julho
Próxima turma em agosto
Próxima turma inicio 10 agosto
segunda-feira, 18 de julho de 2011
GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA
GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA
GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA
GRAVAÇÃO COM TELE-PROMPT: ESCOLA DE TV E CINEMA
sexta-feira, 15 de julho de 2011
quarta-feira, 13 de julho de 2011
TESTES PARA O FILME 2 DE JULHO
sexta-feira, 8 de julho de 2011
terça-feira, 5 de julho de 2011
CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV E CINEMA
3240.3964 / 9167.8274
1) CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TV / TELEJORNALISMO / APRESENTADOR
Duração: 5 meses inicio: JULHO
2) CURSO DE TV PARA ATORES
Turmas para adultos ,iniciantes, adolescentes e crianças.
3) CURSO DE PRODUÇÃO/ DIREÇÃO DE TV
Próxima turma inicio 1 de agosto
4) CURSO CINEGRAFISTA
Próxima turma inicio 18 de julho
5) CURSO LOCUÇÃO
Próxima turma em julho – com data a definir
6) CURSO DUBLAGEM –
Próxima turma inicio 21 de julho
CAP ESCOLA DE TV E CINEMA SALVADOR BAHIA
Direção: Rada Rezedá.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
TESTE DE ELENCO DO 2 DE JULHO ( O FILME )
TESTE DE ELENCO PARA O FILME 2 DE JULHO A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DO DIRETOR LÁZARO FARIA
A 2ª BATERIA DE TESTES PARA O FILME 2 DE JULHO
será dia 13/07/2011quarta- feira DAS 9 AS 16H
NA CASA DE CINEMA DA BAHIA NO PELOURINHO.
O TESTE SERÁ PARA HOMENS É POR ORDEM DE CHEGADA.
AO FINALIZAR ENTREGA DE FICHAS, NÃO HAVERÁ MAIS TESTE.
OS TESTES PARA MULHERES SERÃO ANUNCIADOS POSTERIORMENTE.
OS TEXTOS SERAO ENTREGUES NO DIA DO TESTE.
CAP ESCOLA DE TV E CINEMA SALVADOR BAHIA 91678274 - E-MAIL: 2djulho@gmail.com