Beto Magno
Entrevista a Rafael Spaca para um blog sobre cinema de São Paulo
Endereço do blog:
http://oscurtosfilmes.blogspot.com.br/
Entrevista a Rafael Spaca para um blog sobre cinema de São Paulo
Endereço do blog:
http://oscurtosfilmes.blogspot.com.br/
O que te faz aceitar participar de
produções em curta-metragem?
No meu caso
começou quando sentimos a necessidade de produzir nossos próprios trabalhos como
resultado dos cursos que são ministrados na Cap Escola de Tv e Cinema da
Bahia sob a direção da minha ex-mulher Rada Rezedá. Daí pra frente tomei gosto pela coisa e
resolvi que faria alguma coisa digamos... experimental. Isso sem contar com o
gosto de estar no set de filmagem junto com uma equipe de produção e atores. O
que além de desafiador é magnífico.
Conte sobre a sua experiência em
trabalhar em produções em curta-metragem.
Nós temos
uma cooperativa a COOPERCINE – BAHIA que apesar de nova vem desenvolvendo um
trabalho junto aos produtores de áudio visual na Bahia no sentido de subsidiar
um ao outro nas suas necessidades, e isso tem rendido um bom resultado, embora
falte muita coisa.
Por que os curtas não têm espaço em
críticas de jornais e atenção da mídia em geral?
Eu penso que há um apelo comercial muito grande em pró dos longas
metragens em relação aos curtas, na
verdade é uma série de fatores, além da própria cultura que foi se
desenvolvendo no País. O que é uma grande bobagem, pois um bom roteiro
desenvolvido num curta muitas vezes é melhor que certos longas.
Na sua opinião, como deveria ser a
exibição dos curtas para atingir mais público?
Em função da existência da Lei
do Curta, buscou-se uma definição de curta-metragem
que fosse compatível com a sua exibição antes do longa metragem, nas sessões comerciais de cinema. Por isso, em 1992 a Lei
8.401 já definia o curta-metragem como o filme "cuja duração é igual ou
inferior a 15 minutos". (Isso no Brasil, pois em alguns países um curta pode ter 30 minutos). Este conceito, com a mesma redação, foi mantido
pela Medida Provisória 2.228, de 2001, e, portanto permanece em vigor. Só que
não é uma coisa repeitada, inúmeros exibidores burlam essa lei Brasil a fora.
O curta-metragem para um
profissional (seja ele da atuação, direção ou produção) é o
grande campo de liberdade para experimentação?
Sim, Sem duvidas! É uma verdadeira escola...
O curta-metragem é um trampolim para
fazer um longa?
Eu especificamente acho que sim! Pois não
deixa de ser um exercício, um aprendizado que nos traz muita experiência que
sem sombra de duvidas iremos precisar para dirigir um longa metragem.
Qual é a receita para vencer no
audiovisual brasileiro?
Olha! Acho que se você
tem um bom roteiro e uma equipe empenhada, além de parceiros que te proporcione
suporte técnico e trabalhe num sistema de cooperativismo você pode realizar
alguma coisa sem precisar necessariamente de participar de editais de leis de
incentivo a cultura. O que não anula os editais! Que nós também participamos
esporadicamente.
Conte sobre o filme '2 de Julho'.
O Dois de julho é um Projeto do diretor Lázaro Faria, um dileto amigo e
parceiro que juntamente com o Zelito Viana da MAPA FILMES - Rio de Janeiro. Que produzirá esse
longa metragem importantíssimo para resgatar a verdadeira História do Brasil.
Como estão os trabalhos na Escola de
TV e Cinema da Bahia?
A Cap Escola de TV e
Cinema da Bahia é uma escola de formação de atores e uma produtora que é
dirigida por Rada Rezedá, minha ex- mulher e amiga que tem um trabalho pioneiro
na Bahia a mais de 16 anos. Continuo ligado a essa instituição através de
parcerias, no passado fizemos muitas coisas juntos.
Fale sobre a sua parceria com a Casa
de Cinema da Bahia.
A Casa de Cinema da Bahia é uma Osipe presidida
por meu amigo Lázaro Faria diretor premiado de vários curtas e ex -
publicitário, que irá dirigir o longa metragem “Dois de Julho a verdadeira
História da Independência do Brasil!” nós somos parceiros em vários projetos e
estamos trabalhando num filme internacional chamado “ A Roda do Mundo” que é um
trabalho feito em vários Países sobre a capoeira que saio da Bahia, rodou e está em todo canto do planeta! Começamos
com “ Mandinga em Manhattan”, depois veio Mandinga em Colômbia...etc...etc... e
por ai vai! Estamos na captação de recursos para fazer mais de 10 Países .
Pensa em dirigir um curta futuramente? Recentemente escrevi um roteiro
para um curta: “Eu não presto, mas eu te amo!” que começaria a gravar agora em
Março, mas foi adiado para Abril por causa da produção de elenco que estamos
fazendo para um seriado Israelense que será gravado no Brasil exatamente na
época programada.