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sábado, 20 de maio de 2023
O DESCONHECIDO PAIS DO SER.
quinta-feira, 18 de maio de 2023
SALCINE
Com o objetivo de desenvolver o setor audiovisual na capital baiana, fomentando a produção de longas, curtas e média-metragens, além do apoio ao desenvolvimento de games, o SalCine, plano lançado nesta quinta-feira (18) pela Prefeitura, visa fomentar toda a infraestrutura necessária para a realização de grandes produções na cidade. A iniciativa foi apresentada esta manhã, na Sala de Arte Cinema da Ufba, no Vale do Canela, pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e demais gestores municipais.
O plano prevê a utilização de R$46 milhões para a cultura, sendo R$23 milhões oriundos da Lei Paulo Gustavo, e mais R$23 milhões de recursos municipais. Desse total, 70% - ou seja, R$32 milhões – será direcionado para o setor audiovisual. O fomento vai acontecer desde a formação de mão de obra qualificada, locação de equipamentos, captação e oferta de histórias originais, até incentivos fiscais capazes de atrair produções estrangeiras para beber na fonte de histórias da Bahia, bem como garantir meios para que rodem aqui os filmes.
No discurso, o prefeito declarou que o SalCine é uma forma de abrir novos caminhos para a economia soteropolitana, trabalhando ao lado do turismo e abrindo novas matrizes econômicas para a cidade, a partir de contrapartidas e parcerias. "Acredito que o melhor programa social deve envolver a geração de emprego e renda. O turismo é nosso carro-chefe, mas apenas ele não mudará nossa matriz econômica. Por isso estamos estimulando setores diversos, a exemplo do audiovisual. Sendo assim, elaboramos este programa inédito em Salvador e tomamos a decisão de dobrar o valor destinado pela Lei Paulo Gustavo”.
*Funcionamento* – Para atrair produções e fomentar a criação de festivais, está prevista a criação da Salvador Film Commission, que será também responsável por estabelecer em Salvador estruturas de grande porte para filmagens indoor, aliando ao grande potencial da cidade para locações externas, além de direcionar recursos para financiamento de projetos. Os editais do SalCine serão geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), enquanto toda a parte de capacitação de mão de obra será capitaneada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Para o titular da Secult, o audiovisual já faz parte da história de Salvador, com grandes artistas, grandes produtores e obras de relevância já produzidas na cidade. "Esse é um plano que envolve toda a Prefeitura, integrando diversas secretarias. Vamos utilizar essa história e, a partir da Lei Paulo Gustavo, vamos utilizar isso para ampliar ainda mais as produções aqui. Salvador hoje concentra a maior parte da produção audiovisual da Bahia. Então, temos que priorizar essa concentração de produção artística aqui”, explicou Tourinho.
De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, há tempos Salvador precisava ter essa atenção especial quanto ao audiovisual. “Hoje isso se concretiza para tornar essa cidade neste grande polo para produção de filmes. Essa é a possibilidade que temos, a partir dos editais, de descobrir quais as necessidades do setor que, por ser dinâmico, vai proporcionar a volta dessa cultura cinematográfica de volta a locais diversos da cidade”.
A secretária da Semdec, Mila Paes, defendeu que o investimento direcionado para a oferta de infraestrutura necessária para abrigar grandes produções é o caminho mais rápido para atrair a atenção dos grandes investidores do audiovisual. “Temos esse desafio há algum tempo e estamos conversando com grandes produtores, buscando grandes espaços para produções indoor, no sentido de alcançar o patamar necessário para investir em grandes estúdios. Estamos estudando e, em breve, teremos um parque de estúdios de grande dimensão, para podermos ofertar a esses projetos os espaços necessários, a partir de investimentos públicos e privados”, concluiu.
_Reportagem: Thiago Souza e Eduardo Santos/Secom_
quarta-feira, 17 de maio de 2023
TRÊS HISTÓRIAS DA BAHIA
Por José Araripe Jr.
"Três Histórias da Bahia" é atração do Cineclube Glauber Rocha
Lançado em 2001, o filme de retomada da produção audiovisual baiana, neste século, está de volta em exibição especial, no formato original: película 35mm. É no domingo (21/05), às 10h30, no Cine Metha - Glauber Rocha, com ingressos a cinco reais!
Considerado também o precursor da então denominada "novíssima onda" do cinema local, "Três Histórias da Bahia" reúne viagens aos subterrâneos do imaginário local, intitulados "Agora é Cinza", "Diário de um Convento" e "O Pai do Rock" Dirigidos, respectivamente, por Sérgio Machado, Edyala Iglesias e José Araripe Jr., a estrutura episódica do longa transita de um pitoresco barzinho do bairro de Periperi até uma anárquica garagem povoada de roqueiros insurgentes contra a duradoura hegemonia do axé music, passando pelo claustro algo anticlerical, que remonta as agruras de uma noviça por volta do século XVII.
No elenco grandes nomes da dramaturgia nacional como Othon Bastos, Sergio Mamberti, Lucélia Santos e Ingra Liberato, além de jovens promissores que se consolidariam como presenças marcantes do cinema brasileiro nos anos seguintes, caso de Daniel Boaventura e Osvaldo Mil, este último, por sinal, vai estar presente à sessão do Cineclube Glauber Rocha, ao lado do cineasta José Araripe Jr. e da realizadora Edyala Iglesias. Os três vão apresentar o filme e depois participar do debate que fecha o evento.
A despeito de ser uma produção já da virada do milênio, "Três Histórias da Bahia" até hoje não foi digitalizado, portanto não está acessível em DVD, blu-ray, nem consta do acervo de nenhuma plataforma de streaming. Portanto, infelizmente, corre o risco de se tornar invisível para as novas gerações, uma vez que Salvador só dispõe de uma sala de exibição ativa e equipada com projetor de filmes em película 35mm.
Como observa o cineasta Cláudio Marques, um dos curadores do Cineclube e gestor do Cine Metha-Glauber Rocha, além do gesto de difusão, a projeção do filme reforça a necessidade de ações de preservação da memória audiovisual na Bahia. "Exibir o filme em 35mm é celebrar a presença física, orgânica do cinema. Sem falar que ainda nos permite matar a saudade do barulhinho do projetor e das eventuais contingências que envolviam a experiência do espectador do período pré-digital. Para os mais jovens, acredito, será uma descoberta e a rara oportunidade de contato com uma qualidade de imagem, com texturas que só a película é capaz de alcançar", constata Marques, ressaltando que outras exibições no suporte clássico (analógico) estão previstas na programação do Cineclube para as próximas semanas.
Importante lembrar que essa atividade acontece no mesmo local onde o mítico Clube de Cinema da Bahia, comandado por Walter da Silveira, teve lugar nos anos 50 e 60. Um espaço de exibição e debate, formador de toda uma geração, das mais variadas profissões mas, sobretudo, de artistas como Caetano Veloso e o próprio Glauber Rocha.
O Cineclube Glauber Rocha conta com apoio da Truque Produtora de Cinema, TV e Vídeo, Embaixada da França, Institut Français, Instituto Cervantes, Embaixada da Espanha e da AECID y Cooperação Espanhola. É mais uma iniciativa de formação de plateia do Cine Metha - Glauber Rocha, que oferece vários projetos com preços populares exibindo filmes recentes e agora também busca apresentar clássicos às novas gerações.
Fonte: APC Associados
FESTIVAL DE CINEMA BAIANO (RE) DESCOBERTO
No penúltimo sábado (20/05) do Festival Cinema Baiano (Re)Descoberto, às 16h, a CAIXA Cultural Salvador exibe dois curtas e um longa metragem:
- Onde tem índio tem floresta, de Fausto Jr. (2019)
- Concerto nº 1 para orquestra e celular, de Fausto Jr. (2004)
- Rosa Tirana, de Rogério Sagui (2021)
Consulte a programação completa e as sinopses dos filmes em caixacultural.gov.br (o link está na bio). Após cada sessão, é realizado um debate com os realizadores. A classificação é livre e os ingressos são gratuitos, distribuídos por ordem de chegada, uma hora antes da sessão.
#PraTodosVerem
Imagem colorida traz as capas de três metragens.
Fonte: https://www.instagram.com/coletivosasb/
terça-feira, 16 de maio de 2023
JOSÉ MARIA CAIRES DUPLICA SUDOESTE
DUPLICA SUDOESTE.
Falamos na semana passada, que o MOVIMENTO fortaleceu, esta semana ficamos mais fortes ainda.
Os apoios dos Deputados com votos no Sudoeste tem crescido muito, a chegada de OTTO ALENCAR fortalece muito.
Nossa DUPLICAÇÃO depende primordialmente do apoio político e de uma decisão do GOVERNO FEDERAL, o ponto primordial para o início de tudo.
Teremos mais DOIS entraves que precisam ser equacionados, um deles é debelar a fome voraz e insaciável da VIABAHIA, ela precisa tirar pontos questionados da possível negociação.
Não vou elencá-los, mas os tenho, todos.
Atualmente o JOSÉ BARTOLOMEU tem ficado maior parte do tempo em Brasília, o cerco tem apertado e o tempo tem fechado pra concessionária.
O segundo entrave não é fácil, o TCU, mas haveremos de convencê-lo.
A BR-116 é longa, porém, menor que nossa força.
Queremos sua ajuda, ela é crucial pra nossa vitória.
JOSÉ MARIA CAIRES
DUPLICA SUDOESTE
segunda-feira, 15 de maio de 2023
MÃE
MÃE
Três Letras que encerra infinitos significados. Compreendido pelos automatismos evolutivos de todos os seres que logram tê-la, a princípio pelas questões de ordem biológicas, e a seguir por vínculos indestrutíveis na ordem dos sentimentos. A maternidade é porta obrigatória para todos que aqui estamos. Os impositivos da Lei Divina, conduz a mãe a gestos quase que automáticos de cuidados e manutenção da vida, só mais tarde com a liberdade de escolha tem a mãe em suas mãos as decisões a cerca do ser que lhe é confiado. As sábias letras das Escrituras, recomenda, Honrar Pai e Mãe. Está aí o roteiro bendito a ser seguido. Esse é o meu brado de agradecimento a todas as mãezinhas do mundo que abraçaram o seu dever, mas também meu gesto de incentivo aquelas que negligenciaram a divina tarefa de ser mãe. Haverá sempre um novo dia para nos redimirmos dos equívocos pretéritos.
E nesse amanhã que há de vir, ouvir a doce palavra do rebento querido, Mamãe, mãezinha, mãe, mainha, com a doçura incomparável do ser amado.
Minha gratidão a minha mãezinha Silene, que é igualmente mãe de inúmeros outros seres que lhe são eternos devedores.
Ampara Jesus, todas as mães do mundo.
*Allan de Kard é poeta, escritor, artista plástico, escultor e empresário
INSTITUTO MUSEU DE KARD
Galeria Mix ( Museu de Kard )
*Por Beto Magno
Ouvimos falar que um profeta é sempre desacreditado em sua terra, que santo de casa não faz milagres. É a sabedoria popular, identificando o comportamento humano em toda parte. Me apropriei de um neologismo, criado por Allan para a discussão que quero levantar. HOLODOCULT, que significa um Holocausto da Cultura, quer seja em caráter coletivo mas também individual.
O Artista Allan de Kard tem demonstrado ao longo dos anos a sua genialidade, perseverança, proatividade já reconhecido nacional e internacionalmente.
Como não bastasse esse fenômeno natural acima exposto, sua independência, seu status social, sua contundência, despertou em muitas mentes apequenadas, recalcadas, ciúme atroz. Daí iniciou-se, um verdadeiro massacre, na tentativa de desqualificar sua condição de artista. É bom lembrar que o referido é muito comum em todos os sítios, inclusive aqui com Glauber Rocha e Cajaíba. Com este mister os mais variados meios são utilizados.
Me sinto no Dever de registrar o fato histórico, onde membros do Conselho Municipal de Cultura, encetou uma desastrosa campanha para a retirada das obras do artista Allan de Kard da Avenida Olívia Flores, com o argumento de que o mesmo estava ocupando espaço de outros Artistas, e inclusive elenca esse feito como a grande realização da gestão.
É necessário lembrar que a gestão subsequente, presidida pelo competente Jornalista Jeremias Macario, contando ainda no seu corpo diretivo a Artista Valéria Vidigal, a Drª Rosa Aurich, Marley Vital o Dr Armênio Santos, dentre outros, compreendendo a enorme injustiça promovida contra o Artista, tomou a iniciativa de indicar o Instituto Museu de Kard, para receber a Medalha de Mérito Cultural Glauber Rocha, comenda criada em 2006, pelo então vereador Adão Albuquerque (PCdoB) e levada a efeito em 2015, quando Allan de Kard foi o primeiro Artista a receber a referida medalha.
É necessário e urgente, mudarmos esse pradigma, dando o devido valor os talentos locais, no momento histórico em que ele se desenrola, para que não cheguemos atrasados em hipócritas reconhecimentos post mortem.
Portanto o trabalho feito pelo professor Durval Menezes sobre nosso Allan é de importância incomensurável de maneira a resgatar e registrar de forma verdadeira e isenta. Vitória da Conquista agradece.
*Beto Magno Cineasta, Jornalista e Articulador Cultural
Vitoria da Conquista, 06/05/23
sábado, 13 de maio de 2023
SEMINÁRIO NACIONAL DA LEI PAULO GUSTAVO
*SecultBa participa do Seminário Nacional da Lei Paulo Gustavo realizado pelo MinC e pela UFBA, em Salvador*
_Durante o evento, o cadastro da Bahia será inserido na plataforma Transferegov_
O Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizam, nesta sexta-feira (12) e sábado (13), o Seminário Nacional da Lei Paulo Gustavo (LPG), em Salvador, com o objetivo de capacitar gestores públicos de cultura e a sociedade civil no funcionamento e nos instrumentos necessários à aplicação da norma. O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, participará da mesa de abertura. A mesa será presencial, amanhã (12), às 8h30, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Ministério da Cultura.
Com o tema "Lei Paulo Gustavo: sua relevância histórica na retomada democrática do Brasil", a mesa de abertura será formada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes; pela Secretária Nacional dos Comitês de Cultura, Roberta Martins; o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho; o Secretário Nacional de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes; o Reitor da UFBA, Paulo Miguez; representando o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Noronha; e representando o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados (FNP - Frente Nacional de Prefeitos), Ana Castro.
Durante o evento, o será demonstrado como acessar a plataforma Transferegov e fazer o cadastro do plano de ação. O Plano da Bahia será inserido como exemplo para os demais gestores presentes. Desta forma, a Bahia será o primeiro estado a se cadastrar na plataforma e, consequentemente, o primeiro a receber os repasses do Govern Federal através da Lei Paulo Gustavo.
No primeiro dia de programação, serão realizadas cinco mesas que tratarão do histórico da execução da LPG; detalhes jurídicos e administrativos da Lei e do Decreto de Regulamentação; fortalecimento dos sistemas, políticas culturais locais e participação social; ações afirmativas e acessibilidade; e o funcionamento da Plataforma TransfereGov, usada pelos gestores para cadastrar os Planos de Ação e acessar o aporte financeiro previsto pela Lei. Mais informações no site do MinC.
_Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA_
Telefone: (71) 3103-3442 / 3452 Email: ascom@cultura.ba.gov.br www.cultura.ba.gov.br | www.facebook.com/secultba www.flickr.com/photos/secultba | www.twitter.com/SecultBA
sexta-feira, 12 de maio de 2023
DUPLICAÇÃO DA BR-116 NA BAHIA
quinta-feira, 11 de maio de 2023
SEMINÁRIO NACIONAL DA LEI PAULO GUSTAVO
SEMINÁRIO NACIONAL DA LEI PAULO GUSTAVO
Segue *programação do Seminário Nacional da Lei Paulo Gustavo* , que será realizado em Salvador, no Salão Nobre da reitoria da UFBA (Rua Dr. Augusto Viana, s/n - Canela) nos dias 12 e 13 de maio.
Reunirá artistas, movimentos sociais, gestores culturais, produtores, conselheiros de cultura e demais agentes culturais.
A entrada é livre, sujeito a lotação.
📺 Será transmitido no YouTube da TV UFBA e do Minc.
Participe!
#LeiPauloGustavo #CulturaVoltou #Minc #ComitePauloGustavo
terça-feira, 9 de maio de 2023
PRIMEIROS AGENTES DE SAÚDE DO BRASIL
Por Beto Magno
Em 1984, em Vitória da Conquista (Ba), muito antes de João Leão ser Prefeito de Lauro de Freitas, aliás um excelente prefeito, em 1984 em Vitória da Conquista foi criado o AGENTE DE SAUDE (URBANO E RURAL) pelo então Secretário Municipal de Saude e Bem Estar Social DR. ARMÊNIO SANTOS, na gestão de PEDRAL.
Em 1986 foi apresentado em Havana (Cuba) num Seminário Internacional de Saúde Social.
As fotos em anexo, da Cartilha de Prevenção da cegueira, também primeira editada no Brasil e o Certificado de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, são 2 documentos, dentre outros, que preserva uma história com H.
Ressaltando que em 1987, só não foi implantado na Bahia, porque Dr. ARMENIO, apesar de Coordenador de Eventos da campanha de WP, foi preterido em ser o Secretário de Saúde do Estado, exatamente pela bandeira principal que era a implantação dos Agentes de Saúde Urbano e Rural no nosso Estado.
Quando Paulo Rosa era Prefeito, ainda na década de 80, Dr. Armenio já residindo em Vilas do Atlântico, fazia palestra capacitando Agentes Comunitários em Itinga, instalando serviço de som nos postes, hoje a Rádio de Itinga, sempre acompanhado por LAU e prestigiado por SEU MANINHO, D. SONIA e FILHOS.
HISTÓRIA COM H.
segunda-feira, 8 de maio de 2023
ROBERTO PIRES
Roberto Pires, nasceu em Salvador no dia 29 de setembro de 1934, foi o “cineasta e inventor” da cinematografia baiana. Mesmo com Alexandre Robatto Filho tido como pioneiro, é Roberto quem vai conseguir conquistar esse titulo, com sua persistência, teimosia e tenacidade realizando assim o sonho de se fazer um longa metragem na Bahia. Como destaca Góis, “falar de Roberto Pires é falar de um cinema baiano que conseguiu encantar plateias. Um verdadeiro mestre em seu oficio de entreter e sonhar”.
Frequentador dos cinemas Santo Antonio, Pax, Jandaia e Aliança, localizados todos no centro de Salvador, Roberto Pires tinha acesso aos filmes da época, e foi aí que se formou enquanto cineasta. Nunca frequentou nenhum tipo de escola, tudo o que sabia aprendeu por osmosse e empiricamente assistindo muitos filmes, em sua grande maioria, thrillers policiais, gênero que teve influência evidente em suas obras. Trabalhava com seu pai numa ótica e era com o dinheiro ganho ali que investia em equipamentos, como uma câmera 16mm comprada na adolescência, na qual gravou seus primeiros curtas:
O sonho (1955) e O calcanhar de Aquiles (1955), ambos pautados no tipo de linguagem que era utilizada na época (fusões, flashbacks...).
Com a capacidade de criar artesanalmente os equipamentos que usaria em seus filmes, Roberto Pires, inventou, no laboratório da ótica de seu pai, a lente anamórfica Igluscope (semelhante a Cinemascope, que não havia no Brasil), e fez o primeiro longa-metragem baiano, Redenção (1958), filme que lançou a ator Geraldo Del Rey. O sucesso desse filme impulsionou um período importante do cinema brasileiro, o Ciclo Baiano de Cinema (1959-1963).
O sucesso desse filme impulsionou um período impor O Ciclo, através de diretores como Glauber Rocha, deu fermento ao movimento do Cinema Novo.
Pires começou a trabalhar com cinema com um grupo de jovens do qual faziam parte Glauber, Luís Paulino dos Santos, Geraldo Del Rey, Helena Ignez, Antonio Pitanga, Othon Bastos, entre outros. Em 40 anos de carreira dirigiu oito filmes dos quais sete longas.
Junto com Élio Moreno Lima, Oscar Santana e Braga Neto, fundou a Iglu Filmes e começou a realizar o projeto do filme Estalagem 25, que depois passou a ser chamado Redenção. A produtora fazia dois cine-jornais: o Bahia na tela e o Brasil – norte para angariar fundos para seus inúmeros projetos cinematográficos.
A Iglu produzia filmes, e foi responsável pelos principais do período: Redenção (1959), A grande feira (1961), Tocaia no asfalto (1962) e Barravento (1962), dialogando algumas vezes com produtoras do Rio de Janeiro, onde eram enviados para serem montados e finalizados.
Após gravar seus primeiros filmes na Bahia, o cineasta vai para o Rio de Janeiro e produz mais algumas películas como, O crime no Sacopã (1963), Máscara da traição (1969) produzido por Zelito Viana da MAPA FILMES. E em busca do sus$exo (1970). Passa por um período em que não dirige filmes, trabalhando então como montador e produtor em alguns projetos, e só dez anos depois volta à direção em: Abrigo nuclear um filme futurista encantador (1981), Alternativa energética (1982), Brasília última utopia (1989), Césio 137 – o pesadelo de Goiânia (1990), Biodigestor (1991) e Energia solar (1991).
Roberto Pires faleceu em 2001, em consequência de um câncer na garganta, supostamente por conta de uma contaminação pelo Césio 137 durante as gravações.
*Meu patrono na Academia de Cultura da Bahia.
domingo, 7 de maio de 2023
BR-116 DUPLICADA É BOM PRA BAHIA
Por José Maria Caires
O MOVIMENTO DUPLICA SUDOESTE é fruto de muitas discussões, de muitas reuniões e de muitas opiniões, com a participação de tantas entidades e pessoas inteligentes, é natural que algumas sugestões podem até destoar do que a esmagadora maioria definiu: MELHOR UM ACORDO QUE UMA DEMANDA INTERMINÁVEL.
Inclusive não descartamos o rompimento do contrato com a VIABAHIA, desde que o Exército Brasileiro assuma a concessão, fazendo o essencial e obrigatório, até que conclua o processo licitatório e, uma nova concessionária assuma a BR-116.
A lista de demandas da VIABAHIA exorbita o trivial, mas nos parece que a quantidade de exigências para o reequilíbrio é intencional, para ter margem de negociação, imaginamos assim.
Não podemos admitir que a VIABAHIA não conhecia a natureza do solo massapé da BR-324, que exige maiores investimentos para terceira faixa, outro ponto é que , o Governo Federal tenha que ressarci-la indenizando-a, dos prejuízos causados na greve dos caminhoneiros, que a concessionária deixou de arrecadar, exemplos apenas para ilustrar que há extrapolação de demandas incabíveis.
Do outro lado, não existe justificativa ANTT segurar os projetos dos VIADUTOS do ANEL VIÁRIO de Vitória da Conquista, sem sequer analisar por mais de quatro anos, (apenas um exemplo, como alega a VIABAHIA).
Ambos lados precisam “baixar as armas” ceder no que for possível, mas não é admissível 12 anos de exploração de um bem público, cobrando pedágios, sem contrapartida da VIABAHIA. São milhares de acidentes todos anos, centenas de mortes e ainda atrasando o desenvolvimento da Bahia, apostando na morosidade da justiça brasileira e sem solução à vista.
Por essas razões é que MOVIMENTO DUPLICA SUDOESTE, aprova a portaria 317 de 28/03/2023 do Ministério dos Transportes que busca uma solução consensual.
É bom ressaltar que uma condição “sine qua non” é o imediato início das obras de duplicação e que comece pelo trecho mais sacrificado da BR-116, que é o Município da Capital do Sudoeste da VIABAHIA.
JOSÉ MARIA CAIRES
DUPLICA SUDOESTE
DURVAL SACERDOTE DE MENEZES
Por Allan de Kard
DURVAL SACERDOTE DE MENEZES
Quando menino, perambulava aos domingos pela manhã na praça Abdias Menezes, feirinha do Bairro Brasil, a cata de alguns trocados, através da venda das minhas parcas porém valiosas forças de trabalho. Vendia fósforo e picolés, pegava carregos, engraxava sapatos no capricho e tudo mais que a inspiração mo permitisse. A mesma inspiração que move o nosso amado Durval Lemos de Menezes. Certo dia quando fitava a placa com o nome da praça, onde se via Praça Abdias Menezes, e não Abedias como havia eu datilografado em cerca de setecentas carteiras de estudante, a mando do meu saudoso Pai. Fato que me rendeu uma sova homérica. Fui sacudido por um pipoco de trovões que me fez viajar no tempo e no espaço.
Mau sabia eu que iria construir fortes laço s de amizade com o neto daquele importante senhor. Durval vem do germânico, Thorvald que vem do Antigo Nórdico, que significa Sacerdote de Thor ( deus do trovão). Estava ali uma destas filigranas proféticas que recheiam as nossas vidas, desde que tenhamos a acuidade visual para percebermos tais sinais. Logo mais, haveria de ouvir pela vez primeira o nome de Durval, na época Diretor do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito. Para mim era um gigante, pois as crianças e jovens vêem os adultos como gigante. Mais tarde o sentido literal foi substituído pelo sentido metafórico, quando me fiz homem, e voltei a encontrá-lo, desta feita já na condição de amigo, na ocasião da feitura do Livro a República dos Miguelenses, quando fui convidado por ele a fazer a capa do livro. Passei a narrar a história de meu avô, João Cardoso, tropeiro analfabeto, portador de uma sabedoria invejável, também natural do fabuloso vale do Jequiriça. Tal narrativa, valeu a inclusão de sua história no livro. Então o Senhor trovão, verdadeiro sacerdote das Letras passou a ocupar lugar especial no meu coração. Gigante em todos os sentidos, defensor da Justiça. Poucos como ele vêem os horizontes de forma tão larga. Profundo conhecedor da história de seu povo. Durval é um destes homens que grafam na Rocha sua história de forma indelével. Quisera eu ter a capacidade de colocar no papel tudo aquilo que lhe é devido em forma de agradecimento pelo tanto que representa para nossa Pólis.
Sua voz, como os trovões ecoará na eternidade.
Se seu amigo para sempre
Allan de Kard, outono de 2023
Foto: blog do Anderson
quinta-feira, 4 de maio de 2023
UMA EXCELENTE NOTÍCIA…
UMA EXCELENTE NOTÍCIA…
No dia 03/05/23 foi publicada no DOU a portaria 317 do Ministério dos Transportes, que criou o Grupo de Trabalho para apresentação de proposta de solução consensual para a Rodovia BR-116 administrada pela VIABAHIA.
A comissão será presidida pelo Secretário Executivo do Ministerio dos Transportes;
Farão parte do Grupo. o Secretário Nacional de Transportes Rodoviarios;
Juridico do Ministério dos Transportes e o
Presidente da ANTT
Poderão participar também representante da concessionária e associações.
O MOVIMENTO DUPLICA SUDOESTE já protocolou requerimento para também participar.
O Grupo de Trabalho terá duração de 30 dias.
O DUPLICA SUDOESTE defende o acordo com a VIABAHIA, desde que a mesma inicie imediatamente as obras e que no documento fique estabelecido a caducidade automaticamente, irrevogável e irretratável, sem direito recurso, caso descumpra o que for repactuado.
JOSÉ MARIA CAÍRES
quarta-feira, 3 de maio de 2023
DUPLICAÇÃO DA RIO BAHIA
José Maria Caires
A tentativa do Ministério dos Tranportes de um acordo entre ANTT e VIABAHIA com aquiescência do Tribunal de Contas da União é a melhor solução possível.
É preciso que as partes repensem, mas sobretudo, que a concessionária reduza suas pretenções absurdas, até por que o TCU será o nosso guardião.
Defendemos um acordo sim, desde que contemple o inicio imediatamente a duplicação, as passarelas e dos viadutos.
Ainda que haja o reajuste do pedágio, mas que não seja exorbitante. Sabemos da insatisfação dos baianos com a VIABAHIA, mas o rompimento do contrato litigiosamente, continuará judicializado, impedindo que nova concessionária assuma a rodovia.
É bom lembrar que uma Licitacao é um processo demorado, se não for interessante pode correr o risco de não ter licitante e havendo participação de interessados, pode inclusive ter um pedágio mais elevado que do fruto de um acordo.
DUPLICAÇÃO JÁ!!!
JOSÉ MARIA CAÍRES
DUPLICA SUDOESTE
terça-feira, 2 de maio de 2023
NIZAN GUANAES
Espelhos, livros e obras e arte contemporânea valiosas decoram a sala de 36 metros quadrados na cobertura do Edifício Pátio Victor Malzoni, na Avenida Faria Lima, mais conhecido como o Prédio do Google. Sentado em uma mesa longa, diante do skyline mais sofisticado da cidade, Nizan Guanaes pega uma folha em branco e desenha o gráfico de sua carreira de mais de quatro décadas. O gráfico parece um eletrocardiograma, com uma sucessão de altos e baixos. Visionário entusiasmado, estrategista nato, articulador de ideias, apelidado pelos amigos de fênix, Nizan Guanaes pensa grande e fala muito. Fala e faz. Para permanecer no topo da indústria da comunicação, já morreu e renasceu pelo menos meia dúzia de vezes.
Sua última e bem-sucedida sacada foi a criação da empresa N Ideias, na qual atua sozinho, acoplando equipes quando necessário e direcionando o trabalho de outras agências contratadas. Dessa forma leve, sem os custos nem os ônus das grandes operações, Nizan atende empresas capazes de alterar o PIB nacional, como Itaú, Marfrig, Ânima, Suzano, Magalu e JHSF. Não como uma agência de publicidade e sim como o senhor das estratégias, direcionando objetivos e ajudando a trançar caminhos para atingi-los. A ideia da consultoria começou a ganhar forma em 2015, depois da venda Grupo ABC para a americana Omnicom por cerca de R$ 1 bilhão.
Fonte: Forbes
sexta-feira, 14 de abril de 2023
CONFRARIA DA CASA VERDE.
domingo, 26 de março de 2023
MORRE JUCA CHAVES
O humorista Juca Chaves morreu na noite de sábado (25), aos 84 anos. Ele estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador. O óbito foi confirmado às 22h30 e a causa da morte ainda não foi divulgada. O artista sofria de problemas cardíacos e respiratórios.
Conhecido como “O Menestrel do Brasil”, o compositor tinha um humor rico, criativo e inteligente, dono de músicas inesquecíveis que faziam criticas políticas e sociais, como a canção “Presidente Bossa Nova”.
Ele deixa a companheira, Yara Chaves, com quem estava casado a 48 anos, e as duas filhas adotivas, Maria Morena e Maria Clara.
segunda-feira, 20 de março de 2023
I FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - BRASIL
Beto Magno apresentando á prefeita Sheila Lemos uma proposta de realização do I Festival Nacional de Cinema de Vitória da Conquista - Bahia. Com o amigo e parceiro Kleber Avelino ( Dr. Saúde ), Tina Rocha ex-secretária de cultura e atual diretora do Planetário Professor Everardo Publio de Castro.
*Produtor cultural apresenta à prefeita proposta de 1° Festival Nacional de Cinema da cidade*
domingo, 19 de março de 2023
JOACI GÓES
Ponto de vista
Castro Alves, o gênio da poesia
Joaci Góes
(1847-1871)
Ao jovem amigo Dirley da Cunha Júnior!
“Ai, minha triste fronte, aonde as multidões lançaram misturadas glórias e maldições.”
O poeta Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, na fazenda Cabaceiras, na Bahia, a pouco mais de cem quilômetros de Salvador, onde faleceu a 6 de julho de 1871. Castro Alves, Cecéu para os íntimos, foi um jovem precocemente entusiasmado pelas grandes causas da liberdade e da justiça. Nenhuma poesia exerceu no Brasil tão grande influência política e social quanto a sua. É, sob todos os aspectos, notável a obra que esta estrela de primeira grandeza nos deixou na curta existência de vinte e quatro anos, três meses e vinte e dois dias. Além de ser inquestionavelmente o maior poeta brasileiro de todos os tempos, é visto por muitos como o maior poeta da língua portuguesa e das Américas e, até, do mundo, em todos os tempos.
A premonição de sua morte precoce manifestou-a, aos dezessete anos, no poema Mocidade e Morte:
“Eu sinto em mim o borbulhar do gênio, Vejo além um futuro radiante:
Avante, brada-me o talento n ́alma
E o eco ao longe me repete –avante!
O futuro.. o futuro.. no seu seio...
Entre louros e bênçãos dorme a glória! Após um nome do universo n ́alma,
Um nome escrito no Panteon da história. E a mesma voz repete funerária:-
Teu Panteon- a pedra mortuária!”
A amputação do pé esquerdo, em junho de 1869, gangrenado, na altura do tornozelo, em consequência de um acidental tiro por ele mesmo disparado, em novembro de 1868, durante uma caçada numa fazenda ao redor de São Paulo, para cuja faculdade de direito se transferira, consolidou o avanço letal da enfermidade.
Elegante, pálido, olhos grandes e vivazes, voz poderosa, cabeleira basta e negra, sua personalidade arrebatadora se impunha à admiração dos homens e à paixão das mulheres, como foi descrito pelos seus vários biógrafos. É considerado pela quase unanimidade da crítica como o mais inspirado de todos os poetas de nosso idioma, não apenas pela grandiloquência do estro hiperbólico, pela sensibilidade e beleza formal, como pela profundidade, amplitude e atualidade da sua exuberante e inconfundível poética. Acrescente-se que nenhum poeta da língua portuguesa incorporou à sua poesia tanta erudição apropriada, e nenhum pode rivalizar com ele nem no ritmo alucinante, nem na riqueza vocabular dos seus versos. Em sua poesia
amorosa, Castro Alves valorizou a sensualidade e o erotismo, as paixões tórridas, a melancolia e não raro o tédio, ao tempo em que flertava com a morte, ora atraindo-a, ora a repudiando com veemência. Há quem veja no poema “Boa noite” a matriz da poesia sensual que o sucedeu. Com Castro Alves, a poesia romântica no Brasil, a um só tempo, evoluiu, amadureceu, alcançou a plenitude e morreu. Antes dele, a poesia romântica pecava pelo excesso de idealização do amor e do patriotismo ufanista.
A importância de Castro Alves na vida do Brasil afirma-se, entre outros fatores, pela defesa que fez dos oprimidos, sobretudo dos escravos. Vestiu os valores morais com a roupagem dos deuses, ao recorrer, vezes sem conta, à linguagem olímpica, através de palavras como águia, falcão, condor, sol, céu, mar, estrelas, abismo, infinito, feitores, escravos, senhores, chibata, grilhões, ferros, aguilhões. Em sua poesia condoreira, rica de hipérboles e metáforas, seus temas centrais foram a libertação dos escravos e a defesa da República que só seria proclamada dezoito anos depois de sua morte. Até hoje não se construiu hipérbole em favor da democracia comparável à sua repetida conclamação: “A praça, a praça é do povo como o céu é do condor”. É por isso que se diz que Castro Alves é, no Brasil, a encarnação da República e da democracia, dentre outras razões, por assoalhar, corajosamente, o luxo da Igreja ao concitar as massas: “Quebre-se o cetro do papa, faça-se dele uma cruz; a púrpura sirva ao povo pra cobrir os ombros nus”.
Castro Alves é eterno.
LUIZ CALDAS
Conheça os filhos de Luiz Caldas, saiba quem é a esposa do cantor e como ele está hoje aos 60 anos
volta às aulas
Luiz Caldas tem três filhos. O cantor é casado desde 1978. A esposa de Luiz Caldas é Sandra Nascimento. Os filhos do cantor Luiz Caldas são: André, Aiac e Akauan. O cantor mora em Salvador. Hoje Luiz Caldas está com 60 anos de idade e é considerado o pai do Axé no Brasil.
Luiz Caldas é um dos grandes artistas do Brasil. O cantor se consagrou na década de 80 após lançar vários sucessos e participar de programas importantes como o “Cassino do Chacrinha” que era uma vitrine para os artistas da época. Luiz Caldas começou a cantar ainda na infância.
Quando tinha cerca de 4 anos de idade, ele já foi deixando de jogar bola com os meninos da rua e passou a juntar latas que serviam de bateria e cabos de vassoura que foram seus primeiros microfones.
Aos 7 anos de idade, Luiz Caldas já tocava em uma banda e se apresentava em bailes de Vitória da Conquista na Bahia. Aos 16, ele já se preparava para se apresentar no carnaval e cantar para multidões. No entanto a consagração nacional aconteceu em 1985 quando ele gravou a música “Fricote”, conhecida por seu trecho “Nega do Cabelo Duro”.
Após lançar essa música, o cantor passou a se apresentar com frequência na televisão e até se tornou capa da revista Veja. Na época ele estava com seus 22 anos de idade.
Luiz César Pereira Caldas nasceu no dia 19 de janeiro de 1963 em Feira de Santana, na Bahia. Ele é seguramente um dos maiores músicos do país. É cantor, compositor, multi-instrumentista e até produtor. Luiz Caldas é considerado o pai do axé no Brasil.
Nos anos 80, o cantor chamava a atenção ao se apresentar descalço com os cabelos cumpridos e muitas vezes sem camisa. Esse estilo próprio o destacava entre os demais artistas da época fazendo aumentar cada vez mais sua fama.
Entre suas músicas mais conhecidas ainda tem “Tieta” que foi tema da novela da Globo em 1989. Outra que é até difícil não acompanhar ao ouvi-la tocar é “Haja Amor”. Quem é que nunca cantou os versos “Eu queria ser uma abelha/Pra pousar na tua flor/Haja Amor! Haja Amor!”.
Fonte: Facebook