sexta-feira, 5 de novembro de 2021

O PÉSSIMO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA BAHIA

Severiano Alves

Em recente matéria publicada em Rede Social, aponta que a Bahia ocupa a 23ª

posição em ÍNDICE DE OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO, o que motivou critica da 

Oposição Política ao Governo do Estado. Quero me associar ao Processo Crítico não 

do Ponto de Vista do oportunismo político, mas de uma realidade que não 

podemos ignorar, nem tampouco deixar de comentar e opinar. Logicamente que 

estamos tratando de Educação Básica, que compreende as etapas de: Educação 

Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental (1º Fase e 2º Fase) e Ensino 

Médio, e ao analisarmos a matéria, nos leva a entender que o alcance da crítica é a 

péssima qualidade do Ensino e da Formação, em qualquer das etapas.

Me valendo da experiência de Estudioso da Educação Básica e defensor 

intransigente de Valorização do Magistério e da Melhoria da Qualidade de Ensino, 

quero externar meu ponto de vista, de que a questão do Péssimo Resultado

Avaliação da Educação Básica, não está somente na falta de investimentos na 

Valorização do Magistério e na Estrutura da Escola, mas numa situação que que 

considero crucial e que infelizmente não tem sido levada em consideração, que é a 

FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei 9394 de 20/12/1996),

no seu artigo 62, determina que a União, o Distrito Federal, os Estados e os 

Municípios, em Regime de Colaboração farão a Formação Continuada dos 

Profissionais do Magistério, definidos pela Lei 12.056 de 2009. Levando em conta 

esta obrigatoriedade, o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE instituído pela Lei 

13.005 de 25/06/2014, nas metas 15 e 16, repete a necessidade da FORMAÇÃO 

CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO, o que deveria ocorrer a 

partir do ano de 1014, mas que infelizmente pouquíssimos Estados e Municípios, 

atenderam tais exigências legais. 

Logo, não existe mágica nem forma milagrosa capazes de resolver o problema 

crônico da Falta de Qualidade da Educação Pública, o que reflete nos vergonhosos 

índices de Avaliação de Oportunidades, e de Desenvolvimento Humano, e a 

tendência e piorar se não for resolvida a Causa Central, repito, que é a Formação 

Continuada dos Professores de Educação Básica.

A Formação Continuada é chamada Pós-graduação do Professor em determinada 

matéria do Currículo Escolar, onde ele se tornará especialista e apto a ensinar 

aquela disciplina, no qual se especializou e logicamente que os efeitos pedagógicos 

desta especialidade serão de bons resultados na Qualidade e no Aprendizado. A 

Bahia tem o privilegio de ter um Instituto de Formação Continuada, que é o 

Instituto Anísio Teixeira – IAT, e que o Governo não explora ou utiliza na sua

finalidade, que é exatamente a Formação Continuada dos Profissionais do um

Magistério da Educação Básica. 

Quando o Professor ingressa na Carreira do Magistério, no mínimo ele traz no seu 

Currículo Profissional, uma Formação em Pedagogia ou em Licenciatura, e ao ser 

designado para ensinar determinada disciplina, ele vai ter dificuldade porque nem 

sempre ele é especialista ou pós-graduado naquela matéria que irá ensinar, e via 

de regra a sua atividade profissional passa a ser uma improvisação pedagógica e 

sem Conteúdo de Formação, o que vai refletir na ineficiência do ensino e na baixa 

qualidade do aprendizado. 

Para resolver o problema da falta de Qualidade da Educação Básica das Redes 

Públicas, tem que haver investimentos na Política de Formação Continuada dos 

Profissionais do Magistério e aliada a outras Políticas Essenciais da Educação 

Básica, como, Valorização do Magistério, Plano de Carreira dos Profissionais da 

Educação e em Equipamentos Científicos e Tecnológicos, e só assim poderemos ter 

certeza de que as avaliações, não somente na Bahia, como em todo o Brasil, vão 

melhorar, e com isto todos vamos ganhar.

Salvador, 24 de outubro de 2021.


Severiano Alves

Ex - Deputado Federal, 

Especialista em Direito Educacional,

 Advogado e Procurador Federal A

 

Fonte :Cidade Revista

domingo, 17 de outubro de 2021

FALANDO DE CINEMA INTELIGENTE


Por Silvia Marques*

Sim, falar sobre Cinema inteligente é falar sobre todas as coisas. Não me refiro à abordagens mais técnicas, que envolvem a análise de um roteiro consistente ou à beleza dos enquadramentos e movimentos de câmera. Me refiro à falar sobre o conteúdo fílmico e da sua linguagem quando ela diz respeito e está a serviço do conteúdo.

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre política, tanto nas macro como nas micro estruturas da sociedade. Política vai muito além de falar sobre impeachment, corrupção passiva e os escândalos variados que animam os nossos governos e governantes. Falar sobre política inclui analisar os mecanismos de poder da sociedade, que perpassam todas as instituições existentes: as políticas, as econômicas, as religiosas, as educacionais e a familiar.

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre cultura. E quando falo cultura não me refiro apenas a museus e óperas. Não me refiro à cultura como cultura erudita ou alto grau de instrução. Me refiro a cultura sob o viés da semiótica da cultura: cultura como um gigantesco conjunto de códigos comunicacionais que expressa todos os nossos modos de pensar, sentir, fazer e comunicar. Falo de cultura como nossos costumes, crenças e valores mais arraigados. Falo de cultura como as nossas dicotomias mais estridentes, nossa hipocrisia mais pútrida, nossos jogos mais perversos, nossos passatempos mais ingênuos, nossa absurda capacidade de sermos fascinantes e asquerosos em medidas praticamente iguais.


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre Psicologia e Psicanálise. Félix Gattari já havia nomeado o cinema como o divã do pobre em um artigo sobre as estreitas e íntimas relações entre Cinema e Psicanálise. Mais do que mostrar variados distúrbios emocionais e diferentes padrões comportamentais, o Cinema não deixa de realizar uma espécie de terapia com espectadores abertos para esta experiência.


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre História. Quantos filmes não permitem que não nos esqueçamos de personalidades e momentos trágicos , impactantes e decisivos para o entendimento do nosso tempo presente?


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre ética e estética. É por em debate os valores morais da nossa sociedade. É questionar o próprio conceito de beleza em sua multiplicidade.
Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre o amor e seus mecanismos de estranhamento , redenção e condenação. Falar sobre Cinema inteligente é dissecar a raça humana com suas contradições, impulsos, paixões e misérias. Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre a sexualidade em suas múltiplas faces.


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre as Artes de um modo geral. Cinema é uma arte síntese, que reverenciou e reverencia muitos artistas.


Falar sobre Cinema é falar sobre as Ciências e suas idas e vindas. Avanços e retrocessos. É falar sobre as mudanças na forma de pensamento.

Sim, falar sobre Cinema inteligente é falar sobre todas as coisas. Que pena que para a maioria das pessoas ver um filme é um mero passatempo e estudar e conversar sobre cinema seja apenas um sintoma de uma personalidade lunática. Os exemplos dados no artigo são meramente ilustrativos. A quantidade de filmes importantes é inúmera.


 

sábado, 16 de outubro de 2021

LISTA DOS 100 MELHORES FILMES BRASILEIROS SEGUNDO A ABRACCINE

 



A lista dos 100 melhores filmes brasileiros reúne o resultado de uma inquirição realizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) com a participação dos principais críticos de cinema do Brasil. A lista foi publicada em um livro em edição de luxo chamado "Os 100 Melhores Filmes Brasileiros". Seu lançamento ocorreu em setembro de 2016 no Festival de Gramado. O livro também tem ensaios sobre as obras eleitas.

O ranking foi elaborado a partir da criação de listas individuais dos 25 melhores filmes brasileiros, das quais foram extraídos os cem mais votados. Cerca de cem membros da Abraccine — entre os quais estão Pablo Villaça, Celso Sabadin, Amir Labaki, Francisco Russo, João Batista de Brito, Rubens Ewald Filho e Jean-Claude Bernardet — participaram do processo. 379 produções foram citadas na fase de listas individuais.

A definição do rol de melhores filmes brasileiros pela ABRACCINE era há muito tempo esperada.[ A entidade tem entre seus associados alguns dos principais críticos do Brasil e é considerada uma das principais entidades nacionais dedicadas ao audiovisual. A recepção da lista, no entanto, foi mista. Grandes veículos de imprensa, instituições de apoio ao cinema e especialistas dissertaram sobre a ousadia da empreitada, a ampla cobertura das diferentes fases do cinema brasileiro, a numerosa presença de obras renomadas, mas também sobre a previsível falha em não dar espaço a todas as grandes e históricas produções. O jornal O Fluminense destacou o caráter democrático do ranking e a especial ênfase dada ao cinema novo e àqueles que a publicação considera três dos maiores cineastas brasileiros: Glauber Rocha, com cinco produções entre as cem eleitas, Nelson Pereira dos Santos com quatro e Eduardo Coutinho com três. O periódico também alertou para a polêmica que a lista de grande abrangência poderia causar em questões como posição de ranqueamento e ausência de nomes esperados.

Franthiesco Ballerini, coordenador geral de cursos livres da Academia Internacional de Cinema, ponderou que a feitura de uma lista de referência, sem posições, teria sido mais apropriada, no entanto, elogiou a escolha das primeiras colocações. Ballerini também opinou que o filme Central do Brasil deveria ter sido melhor ranqueado, argumentando que a produção equilibra bem sucesso de público e crítica e excelente técnica de roteiro e fotografia, conjunto de feitos que, segundo ele, poucas obras brasileiras conseguiram ao longo da história. Guilherme Genestreti, colunista especializado da Folha de S.Paulo, analisa na lista uma boa cobertura do período que ele chama de "retomada", era que compreende a recuperação do cinema brasileiro após a produção inexpressiva na era Collor; Já O Globo destaca que, do top 10 eleito, apenas Cidade de Deus foi produzido após o período de retomada.

A Fundação Mário Peixoto, entidade cultural localizada na cidade de Mangaratiba, comemorou o primeiro lugar conquistado pelo longa-metragem de seu patrono, Mário Peixoto, destacando que o filme já havia sido consagrado pela Cinemateca Brasileira, em 1988, como o melhor filme nacional.


Lista

RankTítuloAnoDireçãoGênero
1Limite1931Mário PeixotoDrama
2Deus e o Diabo na Terra do Sol1964Glauber RochaDrama
3Vidas Secas1963Nelson Pereira dos SantosDrama
4Cabra Marcado para Morrer1984Eduardo CoutinhoDocumentário
5Terra em Transe1967Glauber RochaDrama
6O Bandido da Luz Vermelha1968Rogério SganzerlaPolicial
7São Paulo, Sociedade Anônima1965Luís Sérgio PersonDrama
8Cidade de Deus2002Fernando Meirelles e Kátia LundDrama, Ação
9O Pagador de Promessas1962Anselmo DuarteDrama
10Macunaíma1969Joaquim Pedro de AndradeComédia
11Central do Brasil1998Walter SallesDrama
12Pixote, a Lei do Mais Fraco1980Hector BabencoDrama
13Ilha das Flores1989Jorge FurtadoDocumentário
14Eles Não Usam Black-tie1981Leon HirszmanDrama
15O Som ao Redor2012Kleber Mendonça FilhoDrama, Suspense
16Lavoura Arcaica2001Luiz Fernando CarvalhoDrama
17Jogo de Cena2007Eduardo CoutinhoDocumentário
18Bye Bye Brasil1979Carlos DieguesComédia
19O Assalto ao Trem Pagador1962Roberto FariasPolicial, Ação
20S. Bernardo1972Leon HirszmanDrama
21Iracema - Uma Transa Amazônica1975Jorge Bodanzky e Orlando SennaDrama
22Noite Vazia1964Walter Hugo KhouriDrama
23Os Fuzis1964Ruy GuerraDrama
24Ganga Bruta1933Humberto MauroDrama
25Bang Bang1971Andrea TonacciExperimental
26A Hora e Vez de Augusto Matraga1965Roberto SantosDrama
27Rio, 40 Graus1955Nelson Pereira dos SantosDrama
28Edifício Master2002Eduardo CoutinhoDocumentário
29Memórias do Cárcere1984Nelson Pereira dos SantosDrama
30Tropa de Elite2007José PadilhaPolicial, Drama
31O Padre e a Moça1965Joaquim Pedro de AndradeDrama
32Serras da Desordem2006Andrea TonacciDocumentário
33Santiago2007João Moreira SallesDocumentário
34O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro1969Glauber RochaAventura, Western
35Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro2010José PadilhaDrama, Policial, Ação
36O Invasor2002Beto BrantDrama, Suspense
37Todas as Mulheres do Mundo1967Domingos de OliveiraComédia
38Matou a Família e Foi ao Cinema1969Júlio BressaneDrama
39Dona Flor e Seus Dois Maridos1976Bruno BarretoComédia
40Os Cafajestes1962Ruy GuerraDrama
41O Homem do Sputnik1959Carlos MangaComédia
42A Hora da Estrela1985Suzana AmaralDrama
43Sem Essa, Aranha1970Rogério SganzerlaDrama
44Superoutro1989Edgard NavarroComédia
45Filme Demência1986Carlos ReichenbachDrama
46À Meia-Noite Levarei Sua Alma1964José Mojica MarinsTerror
47Terra Estrangeira1996Walter Salles e Daniela ThomasSuspense
48A Mulher de Todos1969Rogério SganzerlaComédia
49Rio, Zona Norte1957Nelson Pereira dos SantosDrama
50Alma Corsária1993Carlos ReichenbachDrama
51A Margem1967Ozualdo CandeiasDrama, Romance
52Toda Nudez Será Castigada1973Arnaldo JaborDrama
53Madame Satã2002Karim AïnouzDrama
54A Falecida1965Leon HirszmanDrama
55O Despertar da Besta1969José Mojica MarinsDrama, Terror, Suspense
56Tudo Bem1978Arnaldo JaborDrama
57A Idade da Terra1980Glauber RochaDrama
58Abril Despedaçado2001Walter SallesDrama
59O Grande Momento1958Roberto SantosDrama
60O Lobo Atrás da Porta2015Fernando CoimbraDrama, Suspense
61O Beijo da Mulher Aranha1985Hector BabencoDrama
62O Homem Que Virou Suco1980João Batista de AndradeDrama, Comédia
63O Auto da Compadecida2000Guel ArraesComédia dramática
64O Cangaceiro1953Lima BarretoAção, Drama
65A Lira do Delírio1978Walter Lima Jr.Drama
66O Caso dos Irmãos Naves1967Luís Sérgio PersonDrama
67Ônibus 1742002José PadilhaDocumentário, Policial
68O Anjo Nasceu1969Júlio BressaneDrama
69Meu Nome é... Tonho1969Ozualdo CandeiasDrama
70O Céu de Suely2006Karim AïnouzDrama
71Que Horas Ela Volta?2015Anna MuylaertDrama, Comédia
72Bicho de Sete Cabeças2001Laís BodanzkyDrama
73Tatuagem2013Hilton LacerdaDrama
74Estômago2007Marcos JorgeDrama
75Cinema, Aspirinas e Urubus2005Marcelo GomesAção
76Baile Perfumado1997Paulo Caldas e Lírio FerreiraDrama
77Pra Frente, Brasil1982Roberto FariasDrama, Ficção Histórica
78Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia1976Hector BabencoDrama
79O Viajante1999Paulo César SaraceniDrama
80Anjos do Arrabalde1987Carlos ReichenbachDrama
81Mar de Rosas1977Ana CarolinaDrama, Humor negro, Tragicomédia
82O País de São Saruê1971Vladimir CarvalhoDocumentário
83A Marvada Carne1985André KlotzelComédia
84Sargento Getúlio1983Hermanno PennaDrama
85Inocência1983Walter Lima Jr.Drama
86Amarelo Manga2002Cláudio AssisDrama
87Os Saltimbancos Trapalhões1981J. B. TankoComédia
88Di1977Glauber RochaDocumentário
89Os Inconfidentes1972Joaquim Pedro de AndradeDrama histórico
90Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver1967José Mojica MarinsTerror
91Cabaret Mineiro1980Carlos Alberto Prates CorreiaDrama Musical
92Chuvas de Verão1977Carlos DieguesDrama
93Dois Córregos1999Carlos ReichenbachDrama
94Aruanda1960Linduarte NoronhaDocumentário, Ficção
95Carandiru2003Hector BabencoDrama
96Bla Bla Blá1968Andrea TonacciDrama
97*O Palhaço2011Selton MelloComédia, Drama
98O Signo do Caos2003Rogério SganzerlaDrama
99O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias2006Cao HamburgerDrama
100Meteorango Kid: Herói Intergalático1969André Luiz OliveiraDrama
FONTE:   Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE)

terça-feira, 5 de outubro de 2021

QUEM FOI LÁZARO FARIA

Xeno Veloso, Lázaro Faria e Beto Magno


 Lázaro Faria nasceu no Sul de Minas Gerais na cidade de Lambari em 08 de dezembro de 1956. Começou sua carreira em Belo Horizonte como assistente de produção de rádio, cinema e televisão na PTC. Aos 19 anos viaja para a Bahia e faz um filme em Arembepe.

lazaro perfilTrabalhou na Sany Filmes como operador de câmera de cinema, nas agências de publicidade: Divisão Publicidade, Randan Comunicação, Norton Publicidade, como produtor e diretor de filmes publicitários e documentários.

Em 1980 fundou um dos primeiros canais de TV comunitários do Brasil em Camaçari, onde produziu e exibiu vários programas de televisão voltados para pequenas comunidades; dirigiu seu primeiro filme de média-metragem “A Comunidade no Poder”. Produz para o observatório astronômico “Antares”, de Feira de Santana, um documentário sobre o Cometa Harley.

Em 1985, é contratado pela matriz da CBBA Propeg, onde desempenha a função de produtor executivo e diretor de cenas de mais de 1000 comercias em cinema para clientes como Correios, Telebrás, Governo da Bahia, Governo de Pernambuco, Governo Federal, Ministério das Comunicações, Lojas Insinuante, Banco Econômico, etc.

Neste período, dirige diversos programas de televisão, para Campanhas de Marketing Político, para os candidatos a Governador: ACM, Miguel Arraes, Paulo Souto, Cesar Borges e para o candidato a Prefeito Antônio Embassay. Todas campanhas saem vitoriosas.

A partir daí, dirige e produz séries de programas para TV, como “Pernabuco 90”, Programa diário de 90 segundos, durante 11meses. E “Quem Quer Faz”, Programa de 3 minutos, veiculado na TV Globo durante o Fantástico , durante um ano. Dirige filmetes de 15 segundos para cada um dos municípios da Bahia, para a Telebahia. Ganhou os prêmios Colunistas e Profissional do ano da Rede Globo por várias vezes.

Em 1990 funda sua empresa a X Filmes da Bahia, onde produz comerciais para todo o Brasil, institucionais e programas de marketing político para televisão . Produziu,dirigiu e fotografou em 16 mm o documentário “Orixás da Bahia”; viajou para a Índia para produções; dirigiu e fotografou o documentário em vídeo “Satytananda”; documenta várias festas populares e fez um documentário para cinema sobre a festa de Yemanjá; viajou numa expedição às fronteiras da Amazônia Ocidental fazendo o filme “Amazônias”; em 2000 começou a produção e direção do seu primeiro Longa Metragem “A Cidade das Mulheres”, recebendo prêmio do BNDS e patrocínio da Petrobras; e em 2005, faz o lançamento no Teatro Castro Alves para 1500 convidados e ganha o prêmio “Tatu de Ouro” como melhor longa metragem na XXXII Jornada de Cinema da Bahia.

No mesmo ano, produz, dirige e fotografa “Mandinga em Manhattam”, documentário sobre como a capoeira se espalhou pelo mundo, gravado no Brasil e nos Estados Unidos. A partir daí foi convidado com seus filmes para diversos Festivais no Brasil e exterior e em Universidades como Filadélfia, Michigan e Notre Dame. Antes, em (2003) dirigi e produz o curta metragem "O Corneteiro Lopes", Criou o sistema “Geovideo”, ferramenta digital de inspeção e grava imagens geo referenciadas aéreas do “ Gasoduto Bolívia Brasil” e “Gazene”, voando mais de 10 mil km de helicóptero; esta tecnologia é usada para inspecionar gasodutos, estradas, ferrovias, rios, etc. Possibilitando precisão, segurança e comodidade para os clientes.