quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

TRIBUTO A LÁZARO FARIA

Lázaro Faria

Tributo ao saudoso amigo Lázaro Faria. *1956 +2021. Em 2017 aconteceu  o lançamento Oficial da VM Filmes no espaço de eventos culturais da Fazenda Vidigal de propriedade do casal Gianno Brito e Valéria Vidigal. Em Barra do Choça -BA. Nessa ocasião recebemos figuras ilustres do cinema nacional e convidados importantes da cidade de Vitória da Conquista - BA. Nesta foto, segue um registro do amigo  junto a obra da artista plástica Valéria Vidigal. Esta obra ilustra o Anuário Brasileiro do Café, a convite do editor Romar Berling da Editora Gazeta. Esse trabalho fantástico é uma leitura da foto que o fotógrafo Sílvio Ávila fez da cafeicultura do Planalto da Conquista, registro também para a editora Gazeta.


 

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

INSTITUTO MUSEU DE KARD


 Allan de Kard


MUSEU DE KARD 

Encravado na Jóia do Sertão baiano, mais precisamente no sopé de Serra do Periperi, fica o Museu de Kard, numa área de meio milhão de metros quadrados, será o maior museu do gênero de todo Nordeste. Tenho a honra de ser o “Operário Mor” desta obra, onde diversas galerias abrigarão obras dos mais reconhecidos artistas, tanto daqui como de fora.  Mas também se propõe a expor obras ao ar livre, que certamente fará composição com o belo projeto paisagístico, que aproveitará as aptidões botânicas locais, visto se tratar de um bioma da caatinga.

   Elementos constitutivos da minha história de vida, é que me levaram a conceber esse projeto. Lembro-me que desde a infância, tinha o hábito de construir Quintais imaginários, geralmente muito espaçosos, onde podia mergulhar numa aventura solitária. É como se fosse uma viagem interior, onde podia compulsar lembranças atávicas, e daí produzir, ainda que no campo da imaginação, grandes projetos artísticos.  Sabia desde então, que o maior bem da vida era a Paz, e que o segundo era a Liberdade.

O o Projeto do Museu, encontrei ambos. É como se todos os meus quintais imaginários coubessem ali.

   Assim, posso dizer com certeza que não busco reconhecimento. Ser reconhecido pode até ser uma consequência, mas nunca o objetivo do meu trabalho.  

     O que está sendo construído é uma verdadeira Egregora, onde as energias do esforço produtivo revestida do amor, é capaz de encantar a todos que por lá passar.

     De lá pode-se contemplar o mais belo por do Sol de nosso País, quando o Astro Rei mergulha por detrás da Serra da Tromba, anunciando  o ocaso de mais um dia.

    E um sentimento de esperança contagia a todos. A sonoridade da música, que parece ecoar de todos os cantos, invade a Alma do transeunte. Porque sendo a Alma de emanação Divina, está Vinculada, a verdade, o bem e o belo.

Allan de Kard Primavera de 2021

#allandekard #museudekard

#vmfilmes #cinema #vitoriadaconquista #bahia #brazil

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

FENASDETRAN


 Mário Conceição

Hoje o Presidente da FENASDETRAN, (Federação Nacional de Detran) Mario Conceição recebeu do Superintendente da TRANSALVADOR - Marcus Passos  *CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO*, pelo trabalho continuo e o esforço empreendido em  *SALVAR VIDAS* no Trânsito da Capital Baiana. A FENASDETRAN é parceira da VM FILMES em vários projetos.


O Cinema


Beto Magno 


Por Beto Magno

Cinema é uma expressão artística. Chamarmos de 7ª arte. Mas a que tipo de cinema nos referimos quando falamos de arte? É evidente que o cinema em seus primórdios era muito mais arte do que atualmente.
Comparando as histórias dos filmes de antigamente com as de hoje podemos notar uma gritante diferença. Falava-se de bonitos valores humanos, fortes laços de amizade, regeneração, arrependimento e perdão, bravura e perseverança.
Hoje temos filmes que não só são isentos de arte como parecem zombar da inteligência de quem os vê. Salvo raras exceções, é claro.
Enlatados, pastelão, comédias com piadas ridículas e até ofensivas, estes filmes passam bem longe da arte. São feitos para gerar lucros e popularidade a seus diretores, que se sairiam bem melhor como publicitários de cerveja de humor duvidoso do que dirigindo filmes. Seu humor reciclado não tem expressão artística alguma.
Filmes bons geralmente não se utilizam de muita tecnologia, são mais roteiro e interpretação do que efeitos especiais e computação gráfica. Bons atores e atrizes e uma bela história. E então temos um filme promissor.
Já os produtos cinematográficos enlatados, geralmente dão preferência a atrizes "boas" e não a boas atrizes; se esta não consegue subir o ibope com suas curvas e litros de silicone, então não é a atriz ideal. Notam-se também muitas cenas de violência gratuita, criminosos virtuais, vilões bonitos e carismáticos etc. Tudo o que é necessário para desviar mentes sãs para o mau caminho.
Adolescentes, ao verem certos filmes, saem do cinema com o desejo de possuir poderes sobrenaturais, soturnos ou saltar de um prédio a outro sem o mínimo esforço, como se isso fosse algo absolutamente normal.
Quem já assistiu a filmes em preto e branco e até mesmo alguns filmes dos anos 70, 80 e meados da década de 90 pode notar que ali sim havia uma certa preocupação com o roteiro, a mensagem a ser passada. A partir da metade dos anos 90 é que as coisas começaram a mudar. Para pior.
O nome da rosa, a vida é bela, o fabuloso destino de amélie poulain, os excêntricos tenenbaums, sociedade dos poetas mortos, gênio indomável, casablanca são exemplos de belíssimos filmes com mensagens que realmente tocam o coração de quem os assiste.
Bons filmes deixam marcas, emocionam, tornam-se inesquecíveis, sem dúvida ver um bom filme é uma experiência transcendental. Altamente recomendável. É como uma terapia para a alma.
Há que se ter por isso, bom senso para saber discernir o que é bom do que é ruim ao entrar numa plataforma de streaming de vídeo. Por esse motivo é melhor evitar filmes muito ricos em tecnologia e efeitos especiais. Certamente, os mais simples sempre terão roteiros melhores e mais bem-acabados. Mensagens realmente belas, para sempre.

 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

ENSAIO SOBRE O INVISÍVEL


 J.C. D'Almeida e Allan de Kard

Ensaio sobre o invisível.

Inaugurada neste 25 de novembro de 2021 a exposição, Ensaio sobre o invisível do fotógrafo JC D’Almeida, no Shopping Itatiaia em Vitória da Conquista BA.

Foi algo inusitado sob todos os aspectos, a começar pela performance proposta pela competente curadora Dayse Maria de Souza. Os convidados tiveram a honra de participar da montagem da exposição. Um verdadeiro ensaio onde o invisível da fraternidade saltava aos olhos, que tudo podia ver, inclusive o largo sorriso que escondido pelas máscaras se deixavam revelar em cada olhar. Experiência Paradoxal, pois o ensaio sobre o invisível   Trata de um paciente trabalho do fotógrafo nas ruas de Vitória da Conquista registrando de forma casual o cotidiano durante a pandemia do COVID 19. Registra as ruas completamente vazias e a seguida a retomada gradual a normalidade.  Inspirado em Saramago com seu ensaio sobre a cegueira,  devassa com lupa invisível a cegueira humana ante o grande desafio.  Só posso dizer que quem deixou de ir perdeu um dos mais fantástico espetáculo cultural. E ao fundo um outro ensaio acontecia. O de João Omar com seu violão.

   Mas ainda é tempo de se redimir, a exposição permanecerá durante todo o mês de dezembro. E por ser época natalina,dê um presente a si mesmo, vá visitar!!!  Allan de Kard Primavera de 2021

#allandekard # museudekard

terça-feira, 23 de novembro de 2021

VISITA ILUSTRE AO MUSEU DE KARD EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - BRAZIL

Dr. Armenio Santos, Zelito Viana, Allan de Kard, Valéria Vidigal, Secretário de Cultura de Vitória da Conquista Xangai, Vera de Paula e amigos franceses visitam o Museu de Kard.

 "A função da arte é despertar visões internas de cada pessoa, então cada pessoa tem um olhar sobre uma obra de arte, sobretudo quando ela foge dos padrões da dita normalidade. Ela suscita isso e cada um vê com os olhos que têm, fala com os elementos internos que têm. Qualquer posicionamento sobre uma obra de arte é positivo, o pior para uma obra de arte é o silêncio, o descaso. A minha intenção é provocativa, de trazer reflexões e buscar essa análise do ponto de vista do observador. Considero uma proposta inovadora a busca por aliar os quatro grandes saberes humanos: o saber científico, o religioso, o filosófico e o artístico. Todos esses saberes, ao longo da história podemos observar que possui um certo exclusivismo, quando não quer dominar um outro saber. A minha proposta é fazer essa fusão dos saberes, por isso uso física nos meus trabalhos, o equilíbrio, tenho um corrente também religiosa e filosófica através das metáforas, lendas e mitos para a manifestação da arte.." 

 ALLAN DE KARD.

domingo, 21 de novembro de 2021

MONUMENTO EM MEMÓRIA DAS VITIMAS DO TRÂNSITO

 Mario Conceição

Presidente da FENASDETRAN Mário Conceição, juntamente com representantes das entidades e órgãos parceiros, inaugurou hoje dia 21 de novembro de 2021, na Cidade do Salvador -  Bahia a Pedra Fundamental onde será instalado o Monumento em Memória das Vítimas de Trânsito, 
O memorial, ao ser finalizado, terá não só a função mnemônica como também pedagógica. A ideia é que se torne espaço de visitação de estudantes, entidades da sociedade civil organizada, especialistas e intelectuais do setor e toda a população local. Uma homenagem justa e necessária a todos que perderam a vida no trânsito brasileiro e soteropolitano.

A Pedra se encontra aberta para visitação pública no Dique do Tororó próximo ao Estádio da Fonte Nova.

Fonte: Fenasdetran

terça-feira, 16 de novembro de 2021

COMEMORAÇÃO AOS 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922


Título: Café Di Cavalcanti
Técnica: Acrílica sobre painel
Ano:2021
Dimensão: 174 x 120 cm
Artista plástica: 
V. Vidigal

 Di Divalcanti 

No ano de 1954, o artista plástico Emiliano Di Cavalcanti criou, com exclusividade para o Instituto Brasileiro do Café, IBC, cartaz que enaltecia o café do Brasil. 

Em fevereiro próximo, comemoramos o centenário da Semana de Arte Moderna. 

Minha contribuição foi criar esta releitura da obra de Di Cavalcanti – tributo ao grande artista e um dos principais idealizadores e organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. 

Minha homenagem, de forma bem brasileira: acrescentei, na parte inferior, detalhes da bandeira brasileira e do símbolo do IBC. 

Di Cavalcanti ( *1897 - +1976 )

Valéria Vidigal (1968...)

 

A releitura de arte é a criação de uma nova obra sem se desviar por completo do original, é um exercício de conhecimento e criatividade, recheado de alta intelectualidade.

E,muitas vezes, a releitura é melhor do que o original...
parabéns
Valéria Vidigal! grande inspiração, linda homenagem.

 

domingo, 7 de novembro de 2021

ONDINA AGORA ESTÁ ONDINA...

Beto Magno

 

 Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto de requalificação trouxe mudanças significativas para quem trafega pela via Adhemar de Barros

 

A primeira etapa de obras da Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, foi entregue na terça-feira 26/10/2021 pela prefeitura de Salvador. Além de proporcionar melhorias urbanísticas, a iniciativa no local trouxe o conceito de Ruas Completas - similar ao implantado na Rua Miguel Calmon (Comércio) - promovendo mais segurança e conforto a pedestres e ciclistas, através da distribuição democrática do espaço viário. As intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis, em cerimônia que contou com a presença de lideranças comunitárias e gestores municipais.

Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto de requalificação trouxe mudanças significativas para quem trafega pela via, que possui forte atividade comercial, além de conexão com a Avenida Anita Garibaldi e com a orla de Ondina. A primeira etapa das obras teve duração de oito meses e compreendeu um trecho de 1,2 km de extensão, entre o monumento Meninas do Brasil (conhecido com as Gordinhas de Ondina) e o campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O investimento foi de mais de R$12 milhões.

“A requalificação dessa avenida é um sonho antigo de todos os moradores do entorno. Essa via sofria muito com os alagamentos e precisou passar por uma grande intervenção de drenagem. Além disso, foram implantados novo paisagismo, pista de cooper, pavimento, iluminação em LED, meio-fio em granito”, destacou o prefeito, ressaltando que as últimas chuvas que caíram na cidade não provocaram transtornos na localidade.

Melhorias – Os passeios da Avenida Adhemar de Barros foram revitalizados, oferecendo mais segurança e acessibilidade para o deslocamento dos transeuntes, inclusive pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A via também ganhou 480 metros de ciclovia no canteiro central, incentivando à prática do ciclismo. Além disso, a arborização do local foi reforçada com o plantio de novas árvores, a iluminação pública foi modernizada com a instalação de 52 novos postes e luminárias em LED – dispositivos mais eficientes e econômicos.

Também foram disponibilizadas vagas de estacionamento ao longo de toda a extensão do canteiro, em ambos os lados, e instalados mobiliários, como lixeiras, bancos em madeira maciça, assim como equipamentos de ginástica para prática de alongamentos e atividades físicas.

Estátuas – A requalificação da Adhemar de Barros envolveu, ainda, um dos seus principais símbolos: o monumento Meninas do Brasil, conhecido como as Gordinhas  de Ondina. Todo o conjunto artístico foi completamente revitalizado, num trabalho conduzido pelo Studio Argolo – empresa com ampla expertise no restauro de monumentos históricos.

 A ação nas estátuas envolveu limpeza, emassamento, obturação de lacunas e remoção de pichações e cartazes provenientes de ações de vandalismo. As esculturas tiveram a pintura, em tom grafite, refeita. Os serviços duraram cerca de uma semana e foram realizados no próprio canteiro da via, onde as Gordinhas estão situadas. Criado em 2004 pela artista plástica Eliana Kertész (1945-2017), o monumento é composto por três esculturas fundidas em bronze sobre base de concreto, com medidas de três metros de altura cada.

As estátuas fazem homenagem às três raças matrizes do Brasil: a Negra, a Branca e a Índia (cujos nomes são Damiana, Mariana e Catarina, respectivamente). Cada uma delas está apontada para seu lugar de origem: Damiana contempla o mar em direção à África, Mariana vislumbra Portugal e Catarina para o continente da América.

 

Fonte: www.metro1.com.br

 

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

O PÉSSIMO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA BAHIA

Severiano Alves

Em recente matéria publicada em Rede Social, aponta que a Bahia ocupa a 23ª

posição em ÍNDICE DE OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO, o que motivou critica da 

Oposição Política ao Governo do Estado. Quero me associar ao Processo Crítico não 

do Ponto de Vista do oportunismo político, mas de uma realidade que não 

podemos ignorar, nem tampouco deixar de comentar e opinar. Logicamente que 

estamos tratando de Educação Básica, que compreende as etapas de: Educação 

Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental (1º Fase e 2º Fase) e Ensino 

Médio, e ao analisarmos a matéria, nos leva a entender que o alcance da crítica é a 

péssima qualidade do Ensino e da Formação, em qualquer das etapas.

Me valendo da experiência de Estudioso da Educação Básica e defensor 

intransigente de Valorização do Magistério e da Melhoria da Qualidade de Ensino, 

quero externar meu ponto de vista, de que a questão do Péssimo Resultado

Avaliação da Educação Básica, não está somente na falta de investimentos na 

Valorização do Magistério e na Estrutura da Escola, mas numa situação que que 

considero crucial e que infelizmente não tem sido levada em consideração, que é a 

FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei 9394 de 20/12/1996),

no seu artigo 62, determina que a União, o Distrito Federal, os Estados e os 

Municípios, em Regime de Colaboração farão a Formação Continuada dos 

Profissionais do Magistério, definidos pela Lei 12.056 de 2009. Levando em conta 

esta obrigatoriedade, o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE instituído pela Lei 

13.005 de 25/06/2014, nas metas 15 e 16, repete a necessidade da FORMAÇÃO 

CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO, o que deveria ocorrer a 

partir do ano de 1014, mas que infelizmente pouquíssimos Estados e Municípios, 

atenderam tais exigências legais. 

Logo, não existe mágica nem forma milagrosa capazes de resolver o problema 

crônico da Falta de Qualidade da Educação Pública, o que reflete nos vergonhosos 

índices de Avaliação de Oportunidades, e de Desenvolvimento Humano, e a 

tendência e piorar se não for resolvida a Causa Central, repito, que é a Formação 

Continuada dos Professores de Educação Básica.

A Formação Continuada é chamada Pós-graduação do Professor em determinada 

matéria do Currículo Escolar, onde ele se tornará especialista e apto a ensinar 

aquela disciplina, no qual se especializou e logicamente que os efeitos pedagógicos 

desta especialidade serão de bons resultados na Qualidade e no Aprendizado. A 

Bahia tem o privilegio de ter um Instituto de Formação Continuada, que é o 

Instituto Anísio Teixeira – IAT, e que o Governo não explora ou utiliza na sua

finalidade, que é exatamente a Formação Continuada dos Profissionais do um

Magistério da Educação Básica. 

Quando o Professor ingressa na Carreira do Magistério, no mínimo ele traz no seu 

Currículo Profissional, uma Formação em Pedagogia ou em Licenciatura, e ao ser 

designado para ensinar determinada disciplina, ele vai ter dificuldade porque nem 

sempre ele é especialista ou pós-graduado naquela matéria que irá ensinar, e via 

de regra a sua atividade profissional passa a ser uma improvisação pedagógica e 

sem Conteúdo de Formação, o que vai refletir na ineficiência do ensino e na baixa 

qualidade do aprendizado. 

Para resolver o problema da falta de Qualidade da Educação Básica das Redes 

Públicas, tem que haver investimentos na Política de Formação Continuada dos 

Profissionais do Magistério e aliada a outras Políticas Essenciais da Educação 

Básica, como, Valorização do Magistério, Plano de Carreira dos Profissionais da 

Educação e em Equipamentos Científicos e Tecnológicos, e só assim poderemos ter 

certeza de que as avaliações, não somente na Bahia, como em todo o Brasil, vão 

melhorar, e com isto todos vamos ganhar.

Salvador, 24 de outubro de 2021.


Severiano Alves

Ex - Deputado Federal, 

Especialista em Direito Educacional,

 Advogado e Procurador Federal A

 

Fonte :Cidade Revista

domingo, 17 de outubro de 2021

FALANDO DE CINEMA INTELIGENTE


Por Silvia Marques*

Sim, falar sobre Cinema inteligente é falar sobre todas as coisas. Não me refiro à abordagens mais técnicas, que envolvem a análise de um roteiro consistente ou à beleza dos enquadramentos e movimentos de câmera. Me refiro à falar sobre o conteúdo fílmico e da sua linguagem quando ela diz respeito e está a serviço do conteúdo.

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre política, tanto nas macro como nas micro estruturas da sociedade. Política vai muito além de falar sobre impeachment, corrupção passiva e os escândalos variados que animam os nossos governos e governantes. Falar sobre política inclui analisar os mecanismos de poder da sociedade, que perpassam todas as instituições existentes: as políticas, as econômicas, as religiosas, as educacionais e a familiar.

Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre cultura. E quando falo cultura não me refiro apenas a museus e óperas. Não me refiro à cultura como cultura erudita ou alto grau de instrução. Me refiro a cultura sob o viés da semiótica da cultura: cultura como um gigantesco conjunto de códigos comunicacionais que expressa todos os nossos modos de pensar, sentir, fazer e comunicar. Falo de cultura como nossos costumes, crenças e valores mais arraigados. Falo de cultura como as nossas dicotomias mais estridentes, nossa hipocrisia mais pútrida, nossos jogos mais perversos, nossos passatempos mais ingênuos, nossa absurda capacidade de sermos fascinantes e asquerosos em medidas praticamente iguais.


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre Psicologia e Psicanálise. Félix Gattari já havia nomeado o cinema como o divã do pobre em um artigo sobre as estreitas e íntimas relações entre Cinema e Psicanálise. Mais do que mostrar variados distúrbios emocionais e diferentes padrões comportamentais, o Cinema não deixa de realizar uma espécie de terapia com espectadores abertos para esta experiência.


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre História. Quantos filmes não permitem que não nos esqueçamos de personalidades e momentos trágicos , impactantes e decisivos para o entendimento do nosso tempo presente?


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre ética e estética. É por em debate os valores morais da nossa sociedade. É questionar o próprio conceito de beleza em sua multiplicidade.
Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre o amor e seus mecanismos de estranhamento , redenção e condenação. Falar sobre Cinema inteligente é dissecar a raça humana com suas contradições, impulsos, paixões e misérias. Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre a sexualidade em suas múltiplas faces.


Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre as Artes de um modo geral. Cinema é uma arte síntese, que reverenciou e reverencia muitos artistas.


Falar sobre Cinema é falar sobre as Ciências e suas idas e vindas. Avanços e retrocessos. É falar sobre as mudanças na forma de pensamento.

Sim, falar sobre Cinema inteligente é falar sobre todas as coisas. Que pena que para a maioria das pessoas ver um filme é um mero passatempo e estudar e conversar sobre cinema seja apenas um sintoma de uma personalidade lunática. Os exemplos dados no artigo são meramente ilustrativos. A quantidade de filmes importantes é inúmera.


 

sábado, 16 de outubro de 2021

LISTA DOS 100 MELHORES FILMES BRASILEIROS SEGUNDO A ABRACCINE

 



A lista dos 100 melhores filmes brasileiros reúne o resultado de uma inquirição realizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) com a participação dos principais críticos de cinema do Brasil. A lista foi publicada em um livro em edição de luxo chamado "Os 100 Melhores Filmes Brasileiros". Seu lançamento ocorreu em setembro de 2016 no Festival de Gramado. O livro também tem ensaios sobre as obras eleitas.

O ranking foi elaborado a partir da criação de listas individuais dos 25 melhores filmes brasileiros, das quais foram extraídos os cem mais votados. Cerca de cem membros da Abraccine — entre os quais estão Pablo Villaça, Celso Sabadin, Amir Labaki, Francisco Russo, João Batista de Brito, Rubens Ewald Filho e Jean-Claude Bernardet — participaram do processo. 379 produções foram citadas na fase de listas individuais.

A definição do rol de melhores filmes brasileiros pela ABRACCINE era há muito tempo esperada.[ A entidade tem entre seus associados alguns dos principais críticos do Brasil e é considerada uma das principais entidades nacionais dedicadas ao audiovisual. A recepção da lista, no entanto, foi mista. Grandes veículos de imprensa, instituições de apoio ao cinema e especialistas dissertaram sobre a ousadia da empreitada, a ampla cobertura das diferentes fases do cinema brasileiro, a numerosa presença de obras renomadas, mas também sobre a previsível falha em não dar espaço a todas as grandes e históricas produções. O jornal O Fluminense destacou o caráter democrático do ranking e a especial ênfase dada ao cinema novo e àqueles que a publicação considera três dos maiores cineastas brasileiros: Glauber Rocha, com cinco produções entre as cem eleitas, Nelson Pereira dos Santos com quatro e Eduardo Coutinho com três. O periódico também alertou para a polêmica que a lista de grande abrangência poderia causar em questões como posição de ranqueamento e ausência de nomes esperados.

Franthiesco Ballerini, coordenador geral de cursos livres da Academia Internacional de Cinema, ponderou que a feitura de uma lista de referência, sem posições, teria sido mais apropriada, no entanto, elogiou a escolha das primeiras colocações. Ballerini também opinou que o filme Central do Brasil deveria ter sido melhor ranqueado, argumentando que a produção equilibra bem sucesso de público e crítica e excelente técnica de roteiro e fotografia, conjunto de feitos que, segundo ele, poucas obras brasileiras conseguiram ao longo da história. Guilherme Genestreti, colunista especializado da Folha de S.Paulo, analisa na lista uma boa cobertura do período que ele chama de "retomada", era que compreende a recuperação do cinema brasileiro após a produção inexpressiva na era Collor; Já O Globo destaca que, do top 10 eleito, apenas Cidade de Deus foi produzido após o período de retomada.

A Fundação Mário Peixoto, entidade cultural localizada na cidade de Mangaratiba, comemorou o primeiro lugar conquistado pelo longa-metragem de seu patrono, Mário Peixoto, destacando que o filme já havia sido consagrado pela Cinemateca Brasileira, em 1988, como o melhor filme nacional.


Lista

RankTítuloAnoDireçãoGênero
1Limite1931Mário PeixotoDrama
2Deus e o Diabo na Terra do Sol1964Glauber RochaDrama
3Vidas Secas1963Nelson Pereira dos SantosDrama
4Cabra Marcado para Morrer1984Eduardo CoutinhoDocumentário
5Terra em Transe1967Glauber RochaDrama
6O Bandido da Luz Vermelha1968Rogério SganzerlaPolicial
7São Paulo, Sociedade Anônima1965Luís Sérgio PersonDrama
8Cidade de Deus2002Fernando Meirelles e Kátia LundDrama, Ação
9O Pagador de Promessas1962Anselmo DuarteDrama
10Macunaíma1969Joaquim Pedro de AndradeComédia
11Central do Brasil1998Walter SallesDrama
12Pixote, a Lei do Mais Fraco1980Hector BabencoDrama
13Ilha das Flores1989Jorge FurtadoDocumentário
14Eles Não Usam Black-tie1981Leon HirszmanDrama
15O Som ao Redor2012Kleber Mendonça FilhoDrama, Suspense
16Lavoura Arcaica2001Luiz Fernando CarvalhoDrama
17Jogo de Cena2007Eduardo CoutinhoDocumentário
18Bye Bye Brasil1979Carlos DieguesComédia
19O Assalto ao Trem Pagador1962Roberto FariasPolicial, Ação
20S. Bernardo1972Leon HirszmanDrama
21Iracema - Uma Transa Amazônica1975Jorge Bodanzky e Orlando SennaDrama
22Noite Vazia1964Walter Hugo KhouriDrama
23Os Fuzis1964Ruy GuerraDrama
24Ganga Bruta1933Humberto MauroDrama
25Bang Bang1971Andrea TonacciExperimental
26A Hora e Vez de Augusto Matraga1965Roberto SantosDrama
27Rio, 40 Graus1955Nelson Pereira dos SantosDrama
28Edifício Master2002Eduardo CoutinhoDocumentário
29Memórias do Cárcere1984Nelson Pereira dos SantosDrama
30Tropa de Elite2007José PadilhaPolicial, Drama
31O Padre e a Moça1965Joaquim Pedro de AndradeDrama
32Serras da Desordem2006Andrea TonacciDocumentário
33Santiago2007João Moreira SallesDocumentário
34O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro1969Glauber RochaAventura, Western
35Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro2010José PadilhaDrama, Policial, Ação
36O Invasor2002Beto BrantDrama, Suspense
37Todas as Mulheres do Mundo1967Domingos de OliveiraComédia
38Matou a Família e Foi ao Cinema1969Júlio BressaneDrama
39Dona Flor e Seus Dois Maridos1976Bruno BarretoComédia
40Os Cafajestes1962Ruy GuerraDrama
41O Homem do Sputnik1959Carlos MangaComédia
42A Hora da Estrela1985Suzana AmaralDrama
43Sem Essa, Aranha1970Rogério SganzerlaDrama
44Superoutro1989Edgard NavarroComédia
45Filme Demência1986Carlos ReichenbachDrama
46À Meia-Noite Levarei Sua Alma1964José Mojica MarinsTerror
47Terra Estrangeira1996Walter Salles e Daniela ThomasSuspense
48A Mulher de Todos1969Rogério SganzerlaComédia
49Rio, Zona Norte1957Nelson Pereira dos SantosDrama
50Alma Corsária1993Carlos ReichenbachDrama
51A Margem1967Ozualdo CandeiasDrama, Romance
52Toda Nudez Será Castigada1973Arnaldo JaborDrama
53Madame Satã2002Karim AïnouzDrama
54A Falecida1965Leon HirszmanDrama
55O Despertar da Besta1969José Mojica MarinsDrama, Terror, Suspense
56Tudo Bem1978Arnaldo JaborDrama
57A Idade da Terra1980Glauber RochaDrama
58Abril Despedaçado2001Walter SallesDrama
59O Grande Momento1958Roberto SantosDrama
60O Lobo Atrás da Porta2015Fernando CoimbraDrama, Suspense
61O Beijo da Mulher Aranha1985Hector BabencoDrama
62O Homem Que Virou Suco1980João Batista de AndradeDrama, Comédia
63O Auto da Compadecida2000Guel ArraesComédia dramática
64O Cangaceiro1953Lima BarretoAção, Drama
65A Lira do Delírio1978Walter Lima Jr.Drama
66O Caso dos Irmãos Naves1967Luís Sérgio PersonDrama
67Ônibus 1742002José PadilhaDocumentário, Policial
68O Anjo Nasceu1969Júlio BressaneDrama
69Meu Nome é... Tonho1969Ozualdo CandeiasDrama
70O Céu de Suely2006Karim AïnouzDrama
71Que Horas Ela Volta?2015Anna MuylaertDrama, Comédia
72Bicho de Sete Cabeças2001Laís BodanzkyDrama
73Tatuagem2013Hilton LacerdaDrama
74Estômago2007Marcos JorgeDrama
75Cinema, Aspirinas e Urubus2005Marcelo GomesAção
76Baile Perfumado1997Paulo Caldas e Lírio FerreiraDrama
77Pra Frente, Brasil1982Roberto FariasDrama, Ficção Histórica
78Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia1976Hector BabencoDrama
79O Viajante1999Paulo César SaraceniDrama
80Anjos do Arrabalde1987Carlos ReichenbachDrama
81Mar de Rosas1977Ana CarolinaDrama, Humor negro, Tragicomédia
82O País de São Saruê1971Vladimir CarvalhoDocumentário
83A Marvada Carne1985André KlotzelComédia
84Sargento Getúlio1983Hermanno PennaDrama
85Inocência1983Walter Lima Jr.Drama
86Amarelo Manga2002Cláudio AssisDrama
87Os Saltimbancos Trapalhões1981J. B. TankoComédia
88Di1977Glauber RochaDocumentário
89Os Inconfidentes1972Joaquim Pedro de AndradeDrama histórico
90Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver1967José Mojica MarinsTerror
91Cabaret Mineiro1980Carlos Alberto Prates CorreiaDrama Musical
92Chuvas de Verão1977Carlos DieguesDrama
93Dois Córregos1999Carlos ReichenbachDrama
94Aruanda1960Linduarte NoronhaDocumentário, Ficção
95Carandiru2003Hector BabencoDrama
96Bla Bla Blá1968Andrea TonacciDrama
97*O Palhaço2011Selton MelloComédia, Drama
98O Signo do Caos2003Rogério SganzerlaDrama
99O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias2006Cao HamburgerDrama
100Meteorango Kid: Herói Intergalático1969André Luiz OliveiraDrama
FONTE:   Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE)