quinta-feira, 12 de maio de 2022

DA SÉRIE: ENSAIOS QUE NOS LEVAM A PENSAR – TEORIA GERAL DE UM CAOS PLANETÁRIO


 

Edimilson Santos Silva Movér

Vitória da Conquista-Ba. 
77-99197-9768
 Subsérie:  Estudos escatológicos da raça pensante que habita Gaia. Nada mais que singelas análises sobre um possível caos social, sendo este o segundo prolegômenos ao ensaio: A Sociedade Sempro.
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TEORIA GERAL DE UM CAOS PLANETÁRIO

Este ensaio na forma de um prolegômenos  
é dedicado à memória do demógrafo inglês
Thomas Robert Malthus 1766-1834

INTRODUÇÃO
O que chamamos de lucro vai destruir a sociedade humana, sendo que a grande maioria não tem como perceber essa verdade. Os homens gostam de viver enganados a respeito da realidade da existência, tornei-me apologista de Schopenhauer por que ele repetia, até com um certo exagero, que a maioria dos homens eram idiotas, ele estava certíssimo, da mesma forma o fez Leonardo da Vinci, nominando-os de enchedores de latrinas. Leon Tolstói pensava da mesma forma, pois, também se declarava apologista das ideias de Schopenhauer, quanto, a burrice dos homens. Dos postulados destes três gênios advém a classificação dos humanos a que chamo de “manadas”, e que receberam o direito a classe de número 3 no ensaio, Antitratado da Vida Inteligente.  Por mais que tentemos fugir da realidade, dando diversas desculpas às previsões de pessoas especiais, de que não estamos indo no caminho certo! Não o conseguimos! Principalmente, por ser impossível fugir da refulgente verdade, de que a humanidade trilha um caminho tortuoso desde alguns milênios, quando adotou o lucro como alicerce e fundamento de sua existência! As previsões a que me referi não são as previsões baratas dos manadas idiotas, estas previsões baratas, recebem nomes aplicados pela crítica, como: Visão pessimista, futurismo descabido, burrice, invenção, catastrofismo barato, invencionice, etc., denominações exatamente as esperadas e apoiadas pelos financiadores da publicação dessas matérias. Que são as empresas geradoras de poluição, com subprodutos dos combustíveis fósseis. Estas previsões insensatas distorcem o senso comum e a visão do povão, levando-o a não distinguir uma previsão tola, de uma previsão fundamentada em estatística inferencial matemática, que possui um alto intervalo de confiança. Esta não distinção, leva o povão a desdenhar uma fatalidade, prevista por uma previsão séria, fato que pode nos levar a um desastre evitável, pelo menos em parte! Explico adiante, porque as previsões probabilísticas matemáticas estão completamente desacreditadas pela classe chamada de manada. O problema todo é o lucro, que virou um costume, que virou um vício, que virou a base que dá sustentação a economia planetária que atende satisfatoriamente a toda humanidade. No ensaio A Sociedade Sempro, para evitar o colapso da economia e, da sociedade como um todo, neste ensaio vai ser proposto uma modificação na sociedade atual, para que sem dores, sem traumatismo, e sem sofrimento de qualquer espécie, ela fosse modificada, e pudesse com um quinto da população atual, adotar e conviver com uma economia sem lucro, sem donos da economia, uma sociedade sem propriedade, mas, sem ser estatal, pode numa primeira vista! Parecer uma maluquice, e absolutamente inviável! Mas é absolutamente exequível, e então! A sociedade se transformaria num modelo que poderia permanecer para sempre no planeta. Com várias vantagens! Não haveria mais fronteiras alfandegárias, nem valores monetários, não haveria mais guerras, nem banditismo, nem o mal! A humanidade atual passaria realmente a ser uma humanidade. Empreguei a expressão “Teoria Geral” para nominar este ensaio na forma de um prolegômenos, por este ensaio ser realmente, tão somente uma teoria, e ser o mais abrangente possível dentro do escopo ora abordado. O nominei assim, por ser impossível conhecer o futuro! Sem que ele se transforme no presente.    

OS DEZ CRESCIMENTOS
1* Através dos milênios, desde quando os homens começaram a praticar o “escambo”, escambo, que evoluiu para o que hoje conhecemos como comércio globalizado, com sua representação atual máxima, na OMC Organização Mundial do Comércio, com sede em Genebra na Suíça. Este organismo controla e possibilita a existência de um intenso comércio global, sempre crescente, numa escala que atenda o crescimento dos fatores 1 ao 3 abaixo. De forma que a sociedade humana está montando para si, um futuro catastrófico através de um crescimento populacional, podemos dizer exponencial, mas, com certeza descontrolado, tudo por culpa do que chamo de fator (1), provocando o
crescimento de todos os outros fatores! Aqui citaremos somente a explosão demográfica, que é o fator (1), e os outros nove resultantes e inevitáveis fatores ou crescimentos, que se tornam descontrolados, em função dessa maldita explosão demográfica, que os governos insanos do planeta tratam como inexistente!

(1) Crescimento sem controle da população.
(2) Crescimento necessário da produção.
(3) Crescimento do comércio.
(4) Crescimento do consumismo.
(5) Crescimento da poluição.
(6) Crescimento da riqueza de poucos.
(7) Crescimento da pobreza de muitos.
(8) Crescimento da insensatez e da vaidade do homem.
(9) Crescimento geral e exponencial da burrice humana.
(10) Crescimento da crença no sucesso da sociedade futura.

Desses dez crescimentos, destaca-se dois fatores, o fator (1), gerador do descontrole dos demais, e o fator (9), que representa os antolhos do burro da carroça, (E. cabalus x E. asinus).

Eis a curva do crescimento exponencial demográfico da população do planeta desde o ano 0 (zero).

Ano 0000 – Trezentos milhões de habitantes.
Ano 1500 – Seiscentos milhões de habitantes.
Ano 1800 – Um bilhão e duzentos milhões de habitantes.
Ano 1900 – Um bilhão e seiscentos milhões de habitantes.
Ano 1950 – Dois bilhões e quinhentos milhões de habitantes.
Ano 1987 – Cinco bilhões de habitantes.
Ano 2000 – Seis bilhões de habitantes.
Ano 2012 – Sete bilhões de habitantes.
Ano 2019 – Sete bilhões e setecentos milhões de habitantes.

A população do ano de 1900 representa o limite que o planeta suporta sem grandes alterações na biodiversidade. Desde quando no ano de 1900, ainda não tinha desenvolvido e utilizado em larga escala os motores a explosão! Obviamente não existiam: Caminhões, automóveis, aviões, tanques de guerra, motocicletas, tratores, motosserras, navios mercantes movidos a diesel, grandes navios pesqueiros, também movidos a diesel. Portanto as florestas estavam intactas, o poder de recuperação das florestas era maior que a ação do machado bronco, ainda não existiam os plásticos, os cardumes nos oceanos ainda estavam intocados. Portanto! O limite de suporte natural da biodiversidade do planeta é de uma população de 1.600.000.000 (um bilhão e seiscentos milhões de seres humanos). Ainda sem a parafernália de máquinas utilizando os combustíveis fósseis, que só apareceram depois do ano 1900.

Schopenhauer em sua genialidade observava os homens, e classificava a maioria como idiotas! Estes mesmos homens de Schopenhauer dizem hoje, que o crescimento da população está sob controle. Chegam mesmo a dizer que está diminuindo! Focados em um ou outro pequeno país, que está com seu índice de crescimento populacional em declínio, uma autoridade em demografia, há uns dez anos, argumentou  que o Japão corria o risco de desaparecer em 100 anos, se não recuperasse seu crescimento populacional, aí entendi, que os três gênios estavam certos.

UM DESVIO DA FUNÇÃO MORAL DOS POLÍTICOS
2* A inteligência do homem atual está cem por cento voltada para o desenvolvimento de um exacerbado crescimento do empreendedorismo da juventude, dirigido principalmente para o setor econômico, na área de prestações de serviços, comércio e vendas! Naturalmente voltadas para o consumismo! Da produção industrial nem se fala! Talvez! Por absoluta carência de capital. Ninguém consegue ver que este modelo de empreendedorismo, puxa a produção de bugigangas para o alto? Cada novo empreendedor que alcançar um relativo sucesso para criar uma família contribuirá com dois novos humanos. Este é exatamente, o setor da atividade humana que nos levará a uma superpopulação, que, por sua vez, nos levará aos dez crescimentos citados acima. Superpopulação esta, que inevitavelmente nos levará ao caos. A humanidade nos últimos tempos tem afunilado o número de pessoas especiais e inteligentes que guiam o desenvolvimento da humanidade para o bem! O que se pode ver e notar é o crescimento do número de doutores “Silvanas da vida”, que vem aumentando de forma exacerbada. O mal está crescendo de forma assustadora! Observem a banalidade com que os grupos terroristas tratam a vida! Inclusive a deles! No mundo tornou-se comum ser voltado para o mal, observem os novos grandes bilionários das nações subdesenvolvidas, juntam imensas fortunas em detrimento do bem-estar das populações pobres de seus países! Observem os casos recentes ocorridos no Brasil onde grande parte dos políticos roubam escancaradamente, e ainda apoiam os bandidos comuns, e pregam que eles são vítimas da riqueza gerada pelo trabalho natural no capitalismo! Qual seria a opinião dos dirigentes da China? Maior Nação do planeta, comunista, e futura maior Nação capitalista do planeta a este respeito? Esta postura, de apoiar bandido de 3ª categoria deve ser para justificar seus assaltos ao erário! Isto está a ocorrer em alguns países da América Latina! Mas, o mal campeia por todo o planeta! Mas, para todo mal há um antídoto.  Observem o que ocorre com a Europa, simplesmente invadida por outros povos! Antes! Virem vossas atenções para as relações da velha Europa com esses povos no passado. Observem o que ocorre nos países do oriente próximo, com seus movimentos, ditos, de primavera! Em referência à Primavera de Praga e de  Dubček. Também, voltem vossas atenções para, como os dirigentes das Nações do Oriente Próximo tratavam suas populações no passado. Fiquem de olho nas grandes populações da Ásia! Quem planta chuva colhe tempestade, e às vezes, muita tempestade! O planeta é um só! Não há como transformá-lo em dois ou mais! Estamos partindo para o caos! A capacidade de consumo de “bugigangas” do planeta possui um limite, assim como, existe um limite de suporte da poluição dos oceanos, existe limite também na capacidade de produzir commodities pelos países subdesenvolvidos e não industrializados! Riquezas não caem dos céus! Tem sempre alguém tomando alguma coisa de outro alguém, tem sempre um povo sendo espoliado por outro povo, ou por seus próprios dirigentes. Tudo possui um limite! O grande e principal problema é o fator (1), chamado de explosão demográfica! Nenhuma Nação do planeta quer ver seu PIB diminuído! Isto é geral. No entanto! Isto tudo pode ser resolvido de uma só tacada, como veremos no ensaio que estou elaborando, e a ser publicado com o nome de: A SOCIEDADE SEMPRO.
PARA ONDE NOS LEVARÃO ESTES DEZ CRESCIMENTOS, E OUTROS NÃO LISTADOS
3* Crescimentos estes, que inescapavelmente nos levarão ao Caos! Caos este, que um dia teremos que enfrentar. A sociedade humana procede como se fosse um imenso organismo sem inteligência, sem razão, sem lógica, sem nenhum controle sobre os seus nefastos procederes, o que a faz viver atualmente sob uma imensa espada de Dâmocles! Nossas ações não podem ultrapassar o “limit sensibiliter”, pois, então, o cordão se romperá! Aqui não me refiro às 17 mil ogivas atômicas, mas sim, ao caos futuro, fruto da burrice humana, que provocará a falência na organização da sociedade, que levou dez mil anos ou mais, para ser estruturada, as guerras foram em vão! Foram milhões de mortes inúteis nas guerras por uma sociedade mais justa! Tudo inútil! A relativa paz conseguida após as duas últimas grandes guerras, terá sido inútil diante da catástrofe que se avizinha e que virá do caos.

O MEDO OU A FUGA DA REALIDADE, NOS LEVARÁ AO DESASTRE PUBLICAMENTE PREVISTO, PELA GENIALIDADE DO PROFESSOR LUCASIANO STEPHEN WALKING.
4* Ele deixou claro, que a humanidade tinha pouco tempo no planeta! Taxativamente recomendou que abandonássemos o planeta, e não estamos levando essa recomendação a sério! Não lhes demos atenção, ele recomendou em vão! Nunca entendi como o mestre, teve o insight do movimento resultante da absorção de massa no centro dos buracos negros, em alta velocidade provocando a altíssima rotação nos centros dos buracos negros, com a natural emissão de radiação térmica nos dois polos criados pela alta rotação do núcleo! Uma tacada de mestre! Tive oportunidade de discutir com um físico, a natural e esperada alta rotação numa singularidade como fator da expansão inicial do nosso universo, podendo assim, desprezar o que o pacote nos mostra como uma explosão, que chamam de Big-Bang. Uma expansão crescentemente acelerada, não possuiria a dinâmica de uma explosão radial! Somente nesse modelo de expansão seria possível um universo ordenado, homogêneo e isotrópico como o nosso! Detesto burrice! Voltemos, ao velho terceiro planeta. Quase disse “nosso”! Criou-se no planeta através da imprensa, uma descrença generalizada sobre as questões referentes aos danosos efeitos do clima sobre a biosfera. Esta descrença foi criada propositadamente pelo sistema de “inteligência e defesa” dos grandes aglomerados econômicos interessados na exploração do restante das reservas dos combustíveis fosseis ainda existentes debaixo do solo do planeta. Esta descrença foi criada financiando a divulgação das ideias de alguns malucos e idiotas de Schopenhauer, e por toda a imprensa do planeta. Alguns malucos e catastrofistas idiotas, para variar, receberam apoio em dinheiro, e tiveram a publicação e divulgação de suas ideias pela grande mídia, pagas pelos grandes aglomerados econômicos para divulgar suas previsões malucas e descabidas de (Fins de Mundo!) desde há algumas décadas que tem havido uma febre de (Fim de Mundo!)  Todas elas financiadas com a finalidade única de levar a descrença a todas as previsões sérias do IPCC sigla em inglês de (Intergovernmental Panel on Climate Change) da ONU, a grande mídia burra, atrás dos dólares abundantes dos donos do petróleo, insensatamente, abraçou a causa dos grandes e pequenos aglomerados econômicos, que na realidade são uma única organização, pois, todos são farinha do mesmo saco!  Todos que exploram os depósitos dos combustíveis fósseis, estão se lixando para o que aconteça com o planeta. O peso da espada de Dâmocles crescerá assustadoramente até o cordão não suportar mais, e então o caos tornar-se-á irreversível, aqueles que viverem para ver o caos, descobrirão assombrados que nada mais se poderá fazer, a não ser sofrer e orar, depois de instalado o caos, mudos e impotentes, verão o caos a tudo desestruturar! Municípios, Condados, Estados, Nações, grupos de Nações, sistemas bancários, grandes aglomerados financeiros, grupos econômicos, toda a indústria do planeta, o sistema de saúde e o de ensino entrarão em colapso, com a falência dos Estados e das Nações, o desemprego atingirá o píncaro e será total, a falência dos povos, levarão as indústrias farmacêuticas à falência generalizada até chegar a paralização total, as epidemias percorrerão as Nações, as populações ao fugir das epidemias levarão as doenças epidêmicas a todos os rincões do planeta, transformando-as em pandemias. Local nenhum estará a salvo. Os povos e seus sistemas de produção de grãos em pouco tempo entrarão em colapso, então! A fome generalizada se espalhará entre os povos, haverá milhões de mortos insepultos provocando sucessivas pandemias devastadoras, encontrar humanos praticando a antropofagia será rotineiro, o caos tomará conta do planeta, provocando o desaparecimento da sociedade humana organizada da face para sempre. Simplesmente, não ouvimos o Mestre Stephen Walking, ele, bem que nos alertou em alto e bom som, de que em breve haveria necessidade de nos mudar do planeta, ou desapareceríamos como humanidade. O real problema é que nossa astronáutica e a própria ciência ainda é um bebê! O mais próximo exoplaneta habitável é do sistema “próxima centauri”, ele está a 41 trilhões de quilômetros de distância! Voltemos agora ao pacote! Observem atentamente, que só estamos no começo da ciência, e os gênios estão rareando! Os aceleradores de partículas nada resolveram em termos dos vazios do Modelo Padrão!  Modelo que tanto facilitou o entendimento da estranha realidade observada na física de partículas! O Modelo Padrão está parado há quase 50 anos! Ao longo dos últimos 350 anos, os humanos tiveram muitos e variados insights no campo da ciência, mas, absolutamente, nada supera estes três: Newton, Maxwell e Einstein, O Insight do trabalho publicado em 1687 por Newton, marca o início da física na história da humanidade com a ideia de que a força gravitacional se estendia, em proporção inversa ao quadrado da distância entre os corpos, e as outras três leis de Newton. na época isto não era compreendido pela maioria, por ser uma abstração, na realidade tudo na matemática é abstração, com uma de suas inúmeras exceções ser: Um tapa levado na cara, principalmente se for dado por uma pessoa com o dobro do seu peso! Então, compreendemos imediatamente o que seja! Inércia, força, ação e reação, movimento, massa, e outras lagartixas, uma dessas lagartixas é uma abstração, portanto, um “noúmena”, que chamamos de dor! Um amigo muito inteligente, me pediu para descrever como eu via ou fazia a imagem de um caos! Montei a seguinte imagem para ele: Imagine! Um Estádio de futebol num dia de jogos! Onde estaria disputando a partida principal os dois mais famosos times da associação de nudismo da cidade. Nesse dia memorável, a presença de homens estava terminantemente proibida, o policiamento seria feito exclusivamente por mulheres, os dois times seriam femininos, jogariam nus como nasceram as atletas, as torcedoras estavam autorizadas a assistir nuas ou vestidas, conforme o gosto,  então um bêbado maluco, dono de um criatório de ratos para laboratórios, por pura vingança, por ter sido impedido de assistir à partida! Num de seus helicópteros sobrevoou o estádio e soltou dez mil e treze ratos, sobre as arquibancadas e sobre o campo onde se desenrolava a partida das “nudes”! Ai, instalou-se um caos levemente parecido com o caos planetário esperado!

A DESCRENÇA NAS PREVISÕES DE FATOS INDESEJADOS, NOS PEGARÃO DE PÉS DESCALÇOS
5* Descrer é da natureza humana, quando encontramos um leão no meio da clareira, rezamos para que seja uma miragem, ou que estejamos sonhando. O que aumentará o peso da espada de Dâmocles será a descrença na possibilidade de um caos existir e estar próximo. O termo catastrofismo está tão arraigado como coisa, mentirosa e improvável de existir, que o entendimento do povão xucro é de que é falso, passando a ser sinônimo de: Falácia, criatividade burra, invencionice, e outras patranhas, que, mesmo no caso de uma imensa catástrofe global sendo prevista, mesmo se anunciada por todos os governos do mundo, poucos darão o crédito devido. E a mortandade será em um número extremamente maior! Por pura falta de obediência às medidas de segurança recomendadas pelos governos. Em cada década temos inúmeras previsões de catástrofes que nunca acontecem! Em cada década inúmeros fins de mundo são anunciados! São várias as notícias de choques de imensos meteoros, que nunca acontecem! E o mundo continua aí! Disto, vem a descrença para as previsões de que a humanidade caminha para o caos, e de que previsões deste tipo, não devam receber um mínimo de crédito. E assim caminha a “manada” que chamamos eufemisticamente de humanidade! Na realidade, os responsáveis por essa descrença estão dentro dos grandes escritórios das grandes companhias de exploração de petróleo, e dos grandes Bancos internacionais, seus sócios!

NOSSOS INSTINTOS SÃO MAIS VELHOS, DO QUE IMAGINA A NOSSA VÂ FILOSOFIA
6* Todo o mal se deve ao instinto de reprodução e conservação profundamente arraigado e existente no cérebro límbico da espécie humana. Advindo daí a explosão demográfica. Temos no entanto, antes tentar compreender como conseguimos passar pelos dois grandes gargalos existenciais,  um há 250 mil anos atrás, com a erupção de todos os vulcões das bordas das placas tectônicas do planeta, foi quando a população de humanos quase desaparece, daí, talvez, aparecendo o DNA mitocondrial, e o outro há 74 mil anos atrás, quando o vulcão “Toba” onde atualmente é o lago Toba, localizado na ilha de Sumatra na Indonésia, este vulcão entrou em uma erupção tão violenta que perdurou por vários anos, escurecendo o planeta com cinzas, por anos seguidos, impedindo a fotossíntese da flora, quando a população de humanos se viu reduzida,  talvez, a poucas famílias. Esta questão do DNA mitocondrial da Eva ancestral! Tem outra versão, até mais lógica! Se somente um pithecus tornou-se bípede no início, este espécime devia ser uma fêmea! Benditas mulheres! Dai, o porquê, de todos os humanos atuais, seus descendentes, trazerem até hoje o DNA mitocondrial. Mais uma vez! Benditas Mulheres. Sei que vão questionar! Mas, se fosse um macho, o primeiro! Como transferir um DNA mitocondrial feminino? Mesmo suas descendentes fêmeas seriam numerosas, e assim, haveria diversos DNAs mitocondriais!

NOSSOS MAIS ANTIGOS ANCESTRAIS HOMINÍDEOS
7* Este forte instinto de reprodução, somado a sua inteligência, é a única explicação para termos sobrevivido após os dois gargalos, e depois termos explodido no planeta, é explosão mesmo! No texto do marcador de leitura 1* está a relação dos números da demografia em várias épocas na história do planeta! Sei que todos sabem, como se deu a multiplicação dos seres humanos no planeta desde o surgimento dos bípedes há 4,5 milhões de anos! Quando digo “todos sabem”, refiro-me aos seres que pensam que tudo sabem. O que significa que o fato não é conhecido pela paleoantropologia. Segundo o que nos diz esta última, eles, os bípedes surgiram de um primeiro casal que transferiu aos seus descendentes o bipedalismo. Sendo extremamente difícil uma espécie se tornar pensante, sem o auxílio de mãos livres e preênseis para primeiro criar ferramentas e armas que garantissem sua defesa e sobrevivência, diante da realidade de que os primatas não possuíam dentes ou chifres, ou outras protuberâncias para usar como armas de defesa, principalmente, para garantir a sobrevivência de suas crias, no meio adverso em que viviam! Senão, não se perpetuariam, como o fizeram! O bipedalismo foi o único caminho utilizado pelos nossos antepassados primatas para que viessem a sobressair entre os outros animais, seus concorrentes pela vida! Esqueçam o osso esfenoide daqueles pseudoantropólogos que andam a procura da fama e de dólares!  Nunca vi tanta burrice reunida numa só teoria! Ora! Se a evolução a cada passo alterava a morfologia do esqueleto como um todo, lógico que o crânio também seria alterado. Cada mudança de forma, alterava a posição do osso esfenoide, que está localizado na base desse crânio! O primeiro primata que passou de tetrápode ou quadrúpede para bípede foi o “Pithecantropus Anamensis”, isto em torno de 4,5 milhões de anos atrás, a data exata não é importante, esta primeira curiosa, que ficou de pé, evoluiu para outras espécies levando consigo o DNA mitocondrial, lógico, para as espécies que se seguiram ao longo dos milênios! Estes primatas, mesmo que, ainda sem a aquisição da inteligência deixaram de ser caça para se tornarem caçadores, embora de vez em quando fossem caçados! Fizeram isso, unicamente com o auxílio das mãos livres e preênseis. Esta história que segue é conhecida por todos: Os fósseis comprovam que há 2,4 milhões de anos, já existia o hominídeo “homo erectus” descendente do primitivo “Pithecantropus Anamensis”, no entanto, este, já possuía algum tipo de pensar, pois, o “homo erectus” dessa época já conseguia fabricar o seu mais antigo instrumento de caça e defesa! O machado biface acheulense. De posse dessa ferramenta conseguiu chegar aos 700 mil anos atrás, quando se bifurcou, se transformando em duas espécies, embora bastantes parecidas, mas distintas quanto ao uso do cérebro, hoje conhecidos como o Neanderthal com até 1750 cm³ de caixa craniana, e o Cro-Magnon, nosso ancestral com 1400 cm³ de caixa craniana. Este último, há 300 mil anos, não se sabe como! Iniciou a pensar, sendo classificado como “homo sapiens, transformando-se depois em falante, recebendo a classificação de “homo sapiens sapiens”, isto é, o homem que sabia que sabia! O nosso primo e meio-avô Neanderthal desapareceu há 30 mil anos atrás. No entanto também é nosso ancestral, possuímos 3 % de DNA Neandertjhal e 97 % de DNA Cro-Magnon. Se fôssemos nos classificar taxonomicamente e acertadamente hoje, seria “homo cro-neander sapiens stultus”.

A DEMORA PARA ABANDONAR AS CAVERNAS.
8* Os humanos, depois de desenvolver a consciência, começando a aprender a pensar e a falar! Demoraram 285 mil anos para inventar a lavoura! E abandonar as Cavernas. Neste tempo todo, não conseguiram plantar nem uma horta de cebola! Eita, “povinho” preguiçoso, fica parecendo que no mundo das cavernas só existia baianos! O “sapiens” chegou aos 15 mil anos atrás sem inventar e conhecer a lavoura, e com pouquíssima cultura! Somente aos 11 ou 12 mil anos uma fêmea da espécie, laboriosa, esperta e curiosa como são as mulheres, conseguiu inventar a lavoura, plantando os primeiros caroços de feijão fradinho, ou talvez de feijão catador, ou carioquinha! Abrindo a primeira oportunidade para se abandonar a vida nômade, que a espécie sempre possuiu, tornando-se uma espécie tipicamente sedentário, dentro de poucos milênios, de posse do produto da lavoura conseguiu domesticar os primeiros animais, pois já possuía alimentos para o manter vivo, e preso, até que fosse comido! Então, num insight brilhante inventou as cidades, descobriu como fazer uso dos metais de forma rudimentar, inventou os governos organizados de forma rudimentar, mas, inventou, inventou a escrita primeiramente para controlar a produção e escambos da lavoura e o nascente comércio, inventou as leis escritas,  aperfeiçoou, finalmente a metalurgia, criou as nações, começou a pensar de forma abstrata, inventou as guerras, mas sempre cuidando de se multiplicar para supri-las, conseguiu criar o primeiro Império!, conseguiu criar a astronomia dando seguidas espiadas no céu noturno, aprendeu a somar, no começo com os dedos! Aperfeiçoou a forma de pensar, a que chamou de filosofia, o homem moderno viveu por  10 mil anos sem desenvolver uma ciência consolidada, somente a partir da descoberta dos novos continente em 1500, é que conseguiu iniciar a moderna ciência, qualquer ciência existente antes de 1500 era rudimentar, a partir do início do século XVI foi que se deu o real desenvolvimento das ciências como: Matemática avançada, Química, Biologia, Física, Astronomia, Eletromagnetismo, e outras esquisitices eventuais ou seja! Outros ramos mais específicos da ciência. O mais incrível, é que quem deu partida e sustentação ao pacote conhecido como ciência, e que no início era chamado de filosofia natural, foi exatamente os filósofos, astrólogos, alquimistas e metafísicos, alguns na época eram mais conhecidos como feiticeiros, que como filósofos naturais! Foram estes homens de profissões estranhas que inventaram a ciência. Todos tratam esse assunto como tabu, ou irrelevante! Pura vaidade! A ciência é filha da feitiçaria e acabou-se! Somente no início do século XX passamos a conhecer a física quântica e a física relativista. Embora já tenhamos um avançado conhecimento sobre o universo, muitos de seus segredos, e “são inumeráveis”, continuam intocados pelos homens, estes, orgulhosos e vaidosos homens de Da Vinci! Que pensam que tudo sabem.

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE   
9* O modelo de sociedade adotada ao longo dos últimos 10 milênios, tem como principal base e fundamento para permitir sua existência e crescimento o que chama de “economia”, isto, como uma sociedade moderna e evoluída, possuidora de uma pretensa ciência chamada de “economia”, mas o problema que nos levará ao caos, seria o modelo de economia dos modernos humanos, que está fundamentada no “lucro”, que a tudo devora! Pois, quem move a máquina da existência da humanidade de 7,7 bilhões de enchedores de latrinas é o capitalismo e o seu indefectível lucro! O planeta pode ir para o inferno! Que nenhum humano abandona o “lucro”!

UM PEQUENO NÚMERO DE HUMANOS RESPONSÁVEIS PELO FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA DO PLANETA
10* Para começo de conversa, lembrem-se que a economia do planeta tem funcionado satisfatoriamente, devido a uma série de ideias dessa “super-plêiades” de gênios! Vou repetir! Com as suas benditas e brilhantes ideias “ou leis econômicas”, a economia do mundo funciona bem! Mesmo com tanto antagonismo ideológico, mesmo com 7,7 bilhões de seres, manadas! Portanto, temos que reconhecer e agradecer a estes gênios, eles foram e são os responsáveis pela paz no mundo atual, pois somente devido a suas ideias é que a economia do planeta vem funcionando satisfatoriamente: O mundo do pós-guerra! descobriu assustado que a economia capitalista tem unido mais que dividido as Nações! Eis os nomes dos gênios: Adam Smith (1723-1790), David Ricardo (1772-1823), Karl Marx 1818-1883), John Maynard Keynes (1883-1946), Milton Friedman (1912-2006), John Kenneth Galbraith (1908-2006), Gary Stanley Becker (1830-2014), Robert Merlon Solow (1924-  ), John Forbes Nash Jr. (1928-2015), Paul Robin Krugman (1953-   ) Nicholas Gregory Mankiw (1958-  ) e Steven David Levitt (1967-  ).

A OUTRA FACE DA MOEDA, (O LUCRO), TORNOU-SE UM INSTINTO DESTRUIDOR
11* Vamos analisar como surgiu no homem o instinto do lucro! Pois, isso traduz-se num instinto! Amar o lucro, não é outra coisa a não ser, simplesmente instinto! Não é, nem nunca foi ensinado pelos pais ou em escolas, todos os humanos o possuem! Ninguém nunca prestou atenção a isso? Não acredito! O instinto do lucro é um instinto relativamente moderno, não tem nem 15 mil anos de idade! Mas seu pai é um ancião de 2,4 milhões de anos. Como um instinto não se adquire em poucos séculos! Creio que o instinto do lucro seja uma forma aprimorada racional e inteligente filha do velho instinto de “territorialidade e posse” já existente no “homo erectus” desde 2,4 milhões de anos. Continuo não acreditando que ninguém saiba disso! Em economia, quem leva a culpa por ter inventado o lucro, são os judeus que inventaram o mercantilismo, para enriquecerem e escaparem da feroz perseguição que os povos malucos do planeta moviam contra eles!  pobres de meus irmãos judeus, acusados injustamente! Quem inventou o lucro foram os povos mais antigos, antes da invenção dos valores de troca, que hoje chamamos de dinheiro! Foram os povos “escambistas”, aqueles que inventaram o escambo! Imaginem, e entendam! As trocas ou escambos, no princípio eram realizadas onde se conseguia a coisa a ser “escambada”, no local onde se produzia, se criava, ou estavam as “escambagens”! Lógico que era! Ainda não tinham inventado as feiras de trocas ou escambos! Depois de um certo tempo, (falar em cronologia aqui é pura burrice). Mais por conveniências, que por outras coisas quaisquer, vários locais foram escolhidos como feiras de escambos, normalmente locais centrais e equidistantes a várias comunidades que dispunham das mercadorias para troca! Quem conhece a (Teoria dos Lugares Centrais) do grande geógrafo alemão Walter Christaller (1893-1969), entende logo do que esta minha proposição está a tratar. No princípio os próprios donos, ainda jovens, mas, ainda empobrecidos, levavam os seus trecos e tesouros para os locais de escambos, que depois foram chamados de feiras. Com o passar dos anos, os varões já envelhecidos e já enriquecidos, “nas suas medidas”, e naturalmente com muitas mulheres, para tomar e dar conta! Passaram a mandar terceiros mais jovens para fazer as trocas ou escambos! Foi nesse momento que nasceu o famoso instinto do “lucro”. Foi quando um desses jovens mais inteligente que a maioria, conseguiu um lucrativo acordo comercial com um Senhor conhecido como Zé da Moita Seca, dono da “coisa” a ser “escambada”! Com o qual fez um acordo, nos seguintes termos, e com a seguinte “redação imaginária”:

REDAÇÃO DO PRIMEIRO CONTRATO GERADOR DE LUCRO E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO QUE ENTRE SI, FAZEM:
12* Eu, Zé da Moita Seca, morador debaixo da Pedra Furada, casado com 12 mulheres novas, trabalhadoras e boas parideiras, doravante denominado simplesmente de Dono do Escambo, e o respeitável Senhor Beiço de Sola, solteiro, mas, no momento, vivendo em concumbinato consentido, puro e desimpedido, com duas viúvas de mordida de cobra, e três viúvas da guerra da Lavoura do Pé da Ladeira, sendo, meu conhecido e amigo, doravante denominado de “Escambeiro”, faço o seguinte acordo com o mesmo Senhor: Acordo que será honrado e assinado com um fio de bigode de cada parte! Termos do Acordo: Fica o “Escambeiro”, Senhor Beiço de Sola, meu conhecido e amigo, encarregado de levar para o “Escambo-Center” localizado na Beira do Brejo, “Escambo” mais conhecido como, “Escambo-Center do Brejo do Morto Vivo”, para fazer o devido escambo e boa troca, as seguintes mercadorias, um Porco Gordo, para “escambar” por duas porcas novas e já enxertadas! Na condição, de que se ele conseguir três porcas, uma passa para suas mãos ou propriedade. Trinta mãos de milho verde, para “escambar” por cinco fêmeas novas de Cabra, também já enxertadas! Na condição de que, se ele conseguir mais fêmeas de cabra que as cinco estipuladas, fica acertado que as fêmeas de Cabra a mais, que conseguir, este “mais” conseguido, passam para suas mãos ou propriedade, resultado de seu bom “escambar” que aqui pela primeira vez será chamado de “lucro”, que passa para as mãos ou propriedade de meu conhecido e amigo Beiço de Sola. Pensado e repensado, no segundo milênio, e mais alguns verões depois da invenção da lavoura.
O Fio de Bigode nº 1 de Zé da Moita Seca, e o Fio de Bigode nº 2 de Beiço de Sola. Foram colados aqui nessa pedra, colados com boa cola de folha de quiabento da cerca de meu amigo Orelha de Lebre. Dado e reconhecido com boa fé! E colado os fios de bigode, contrato feito na Pedra de Assento, por Zé da Moita Seca, bem debaixo da Moita Seca do campo da Pedra Furada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O LUCRO CRIADO E AUFERIDO PELA PRIMEIRA VEZ EM UM CONTRATO
13* Claro que quem inventou o “lucro” foi um velho rico “nas suas medidas”, ciumento e cheio de mulheres novas e parideiras, “conforme suas posses”. Conhecido como Zé da Moita Seca. Eu é que não fui, nem você! E uns “economistazinhos” desinformados, acusando uns pobres judeus dessa praga do planeta! Pois, eles mesmos, os “economistazinhos” estão ensinando como se mata o planeta para conseguir esta coisa, e terrível praga chamada de “lucro”. Espero que os “economistazinhos”, não se sintam ofendidos, imaginei uns economistas bem baixinhos”, pois assim, bem pequenininhos, eles não poderiam ou conseguiriam me dar uns tapas!

PALAVRAS FINAIS DIRIGIDAS À JOVEM E GENTIL HUMANIDADE
14* A humanidade possui 300 mil anos, se comparada com a idade do planeta, planeta que hoje está aniversariando e fazendo 4,6 bilhões de anos, realmente é um bebê! Somente um “manada” contesta esta afirmativa. Portanto! Minha jovem e gentil sociedade humana moderna, que adotou o sistema “COMPRO”! como “modus vivendi et operandi”, a partir de pouco mais de dez milênios! Preste bastante atenção, nas proposições contidas no ensaio, onde proponho que a sociedade atual passe sem sofrimento a adotar seu antigo sistema de existência que nomino de: SOCIEDADE SEMPRO!!!…
O caminho que a humanidade iniciou a percorrer quando abandonou as cavernas, adotando novos estilos e modos mais facilitadores, para que se conseguisse viver em grandes grupos. Naturalmente, fora de seu controle e querer! E sob diversas condicionantes, estes novos estilos e modos tomaram rumos diferentes do esperado e nada alentadores para que a humanidade conseguisse alcançar um futuro promissor e de paz, nesse planeta que chamam de azul! Mas, se prosseguir nessa marcha em busca de mais e mais lucro, passará e ser conhecido no futuro como planeta vermelho.

CONTINUANDO…
15* Na condição, do mais insignificante e desprezível animal pensante e falante, e o pior! Que pensa que sabe alguma coisa! Tomei a decisão de analisar as condições que esta jovem e gentil humanidade adotou como estilo de vida! Quando no permeio de meus estudos, vislumbrei e me vi pasmo diante de uma triste e assustadora possibilidade! Me vi diante da causa maior de tanto sofrimento e insegurança na existência dessa jovem e gentil humanidade! Eis o que encontrei! Quando a humanidade no início de seus primeiros passos, há 2,4 milhões de anos, ainda como o hominídeo “homo erectus”. Estes hominídeos adquiriram mais um instinto, que se desenvolveu junto ao velho instinto animal de território! Um novo instinto, de “propriedade e posse”. Sendo desse hoje, já (antigo instinto) de “propriedade e posse”, donde dimana o crescimento demográfico descontrolado da humanidade. Causa primeira das disputas e das guerras! Portanto, encontrei a causa que provoca todo o mal no planeta, o instinto de “propriedade e posse”, que tem marcado, guiado e orientado negativamente o longo caminhar da história da humanidade nos últimos doze mil anos, que foi a aquisição do instinto de “propriedade e posse”. Aquisição que hoje de forma danosa, se reflete no comportamento dessa jovem e gentil humanidade. A primeira evidencia dessa verdade, encontra-se no fato de que nenhum governo no planeta aceita adotar o controle de natalidade. A segunda e mais visível evidência dessa verdade, foi as duas maiores Nações comunistas e socialistas, China e Rússia terem por conta própria adotado o modelo econômico de seus adversários, modelo conhecido como “capitalismo”! Todos os humanos possuem arraigado dentro de si, o hoje, já (antigo instinto de “propriedade e posse”. A terceira evidência da verdade de que o homem possui o instinto de “propriedade e posse”, isso, nós observamos nos bebês, tome a chupeta de um bebê, a reclamação vem logo a seguir, é instintivo! A quarta evidência da verdade de que o homem possui o instinto de “propriedade e posse”, eu encontrei estudando o comportamento dos loucos! Um louco ou esquizofrênico, pode perder completamente sua personalidade, desconhecendo completamente a si próprio, e a seus familiares, como a personalidade é formada em sua juventude, ele pode perde-la!  Mas ele não perde seu instinto de “propriedade e posse”, porque este instinto de “propriedade e posse”, faz seu habitat no cérebro límbico, cérebro zoo do louco, ou esquizofrênico, sendo separado de sua personalidade. E naturalmente no cérebro límbico de todos os humanos! Podem observar, a maioria dos loucos podem até não saber onde mora! Mas disputa e continua proprietário de suas posses, pode até ser um monte de coisas imprestáveis! Mas, ele não as larga! Pois representam suas posses.

A manada não compreende as coisas mais simples, por inépcia, inércia e por vontade própria.

A sociedade humana necessita urgentemente ser modificada para que não entre em colapso e desapareça do planeta! Sendo esta, a proposição que levarei ao conhecimento da humanidade no ensaio:  A SOCIEDADE SEMPRO. Movér

Fonte: www.agentediz.com.br
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terça-feira, 10 de maio de 2022

Depoimento Museu de Kard - Pedro Alexandre Massinha @massicasoficial

Depoimento Museu de Kard - Eugênio Avelino (Xangai) Secretário de Cultur...

Depoimento sobre o Museu de Kard - Valéria Vidigal - Vitória da Conquist...

Depoimento Museu de Kard - Kleber Avelino (Dr. Saúde) em Vitória da Conq...

Depoimento Museu De Kard - Dr. Marcus Costa

PROFISSÕES BASICAS DO CINEMA

                                                    Beto Magno

 

Diretor de cinema / Cineasta  


É o profissional que transforma um roteiro literário adaptado de uma obra anterior ou não, fato verídico ou totalmente ficcional, em imagens cinematográficas, com a participação de uma equipe de vários especialistas técnico-artísticos, narrando a sua história em curta ou longa duração para ser projetada em salas de cinema, emissoras de televisão ou quaisquer meios de exibição que venham a ser inventados. O seu trabalho consiste em participar de todos os preparativos: escolha de elenco, de locações ou cenários, figurinos, textura fotográfica, trilha sonora, efeitos especiais, detalhamento plano a plano e planejamento das filmagens. Durante as filmagens, ensaia e dirige os atores nas cenas previstas no roteiro seguindo o planejamento aprovado anteriormente com o diretor de produção do filme. Em uma equipe, ele é o líder criativo do processo, orquestrando o andamento das demais funções. Concluídas as filmagens, participa da finalização técnico-artística do filme. Assiste aos copiões (filmes revelados e copiados em estado bruto) e, em seguida, dirige os trabalhos de montagem dos planos realizados fracionadamente numa narrativa contínua. Nesta etapa, escolhe a trilha musical e possíveis efeitos de laboratório ou estúdio de som. Quando todas as pistas sonoras estão concluídas (diálogos, ruídos, música etc.) acompanha a mixagem e a cópia final para exibição. Um filme pode ser realizado em 6 meses: da criação do roteiro, passando pela preparação, filmagens e finalização. Para exercer esta função, o profissional deve frequentar uma escola de cinema ou de comunicação na especialidade, visando futuramente, através de estágios, conseguir a prática e a formação necessárias para dirigir o seu primeiro filme. Uma das carreiras de acesso à direção é a assistência de direção.

 Continuísta 
 
 É a atividade conhecida internacionalmente no meio cinematográfico como script girl e boy script (quando executado por homens). É o profissional que mantém a unidade dramática do filme registrado em trechos (planos). Classifica, organiza e identifica esses planos por números, possibilitando o seu controle na execução (com mesma referência para todos os departamentos da equipe: figurino, maquiagem, contra-regra, elenco, etc.), nos serviços de laboratório, telecinagem e montagem. Essa relação de continuidade que controla pode ser temporal, espacial de posição ou movimento. No set, ele secretaria toda a equipe técnica, anotando tudo que envolve a fotografia e a câmera em cada plano (lentes, estoque de filme, rolos em revelação, rolos rodados, distâncias e alturas de câmeras, material de maquinaria empregado no plano, filtros, diafragma, temperatura de cor ou quaisquer observações determinadas pelo diretor de fotografia). Assim como subsidia o diretor do filme com tudo que possa relacionar-se à continuidade entre os planos a serem filmados e à decupagem previamente feita do roteiro. É responsável pela clareza da narrativa, por isso controla a execução dos planos que integram a decupagem proposta pelo diretor do roteiro. Não pode deixar que faltem planos para a montagem ou que não se interliguem. Auxilia a produção no controle e tráfego dos negativos virgens, expostos a serem enviados para revelar nos laboratórios, a telecinagem e posteriormente a montagem. Elabora as folhas de continuidade, supervisiona os boletins de câmera e som. Executa as claquetes, controla o seu conteúdo a cada plano. Participa da etapa de preparação do filme no detalhamento técnico de: figurinos, objetos de cena, veículos empregados na cena, locações adaptadas e personagens. Atua em parceria com o diretor do filme, o seu primeiro assistente e o diretor de produção na visita às locações, na decupagem plano a plano do filme. Suas tarefas se encerram após as filmagens e a revisão de todos os copiões do material filmado. Sua formação pode ser alcançada em uma escola de cinema, estágios em ilhas de edição ou salas de montagem, curso de montagem e muita leitura sobre linguagem cinematográfica. Deve ser uma pessoa de espírito prático, organizada e com muito senso de observação. 

 Diretor de fotografia
 
É o técnico de cinema e vídeo responsável pelas imagens de um produto audiovisual. Supervisiona em uma equipe de filmagem ou gravação tudo que pode interferir no resultado da imagem. Sugere os enquadramentos, alternativas de planos (e lentes), movimentos de câmera (equipamentos indicados para tal), no intuito de obter maior concisão narrativa do filme e melhor compreensão por parte do espectador. Tem a responsabilidade artística de criar um clima dramático-visual através da textura fotográfica obtida com o uso de filtros, negativos e iluminações sugeridas pelo roteiro, transpondo em imagens as idéias do diretor do filme ou vídeo. É co-responsável, em parceria com o diretor e o montador do filme, pela linguagem narrativa do produto audiovisual. Acompanha o filme, do ponto de vista técnico, em todas as etapas, desde a preparação, passando pelas filmagens e a finalização em laboratório (revelação, copiagem, trucagens e marcação de luz), até a primeira cópia de exibição comercial. No Brasil, a grande maioria dos diretores de fotografia acumulam a função de operador de câmera, ao contrário do que ocorre na grande indústria cinematográfica americana ou européia. O diretor de fotografia deve possuir um conhecimento técnico de: ótica, filmes, filtros, efeitos especiais, iluminação; paralelamente aos conhecimentos artísticos de: linguagem cinematográfica (montagem), composição, cores e estética. É o chefe da equipe técnica em uma filmagem. Para exercer a função, deverá cursar uma escola de cinema ou galgar cargos de formação em vários filmes como estagiário: fotógrafo de cena (stil), carregador de chassis (clap loader), 2 assistente de câmera, 1 assistente de câmera, operador de câmera e finalmente fotógrafo de cena. ´

Fotógrafo de cena
 
É o profissional que colhe com uma câmera fotográfica flagrantes das cenas filmadas, com o mesmo enquadramento da câmera, das cenas mais fortes do filme para comporem o material de divulgação do filme na imprensa (como matéria e propaganda) e para as portas de cinema.

 Diretor de produção
 
É o técnico de cinema ou vídeo que representa o produtor executivo de uma empresa de produção cinematográfica, investido de poderes necessários que viabilizem o planejamento e acompanhamento de execução de uma obra audiovisual cinematográfica ou videográfica. A partir de um roteiro original apresentado pelo contratante, e da soma dos recursos disponíveis, ele planeja e gerencia todas as etapas do processo produtivo, até que se obtenha um produto de exibição comercial em salas de cinema ou emissoras de televisão. Podemos comparar a atuação de um diretor de produção à de um gerente de banco. Em cinema ele tem poderes de decisão, em comum acordo prévio com o produtor executivo ou a empresa para a qual trabalha. Em televisão, sobretudo no Brasil, esse poder está fracionado em várias instâncias administrativas da emissora, transformando-o num coordenador de produção. Um diretor de produção pode ser convocado previamente por uma empresa produtora cinematográfica ou um executivo do mercado de capitais para a montagem do projeto de captação, fazendo a previsão orçamentária, um plano de execução e de desembolso financeiro a partir do roteiro cinematográfico proposto. O trabalho de um diretor de produção em um filme começa desde a pré-produção, quando ele ajuda a contatar e contratar técnicos especializados, artistas, fornecedores de serviços e locadores de equipamentos, monta o plano de trabalho, elabora solicitações e autorizações especiais, programa o serviço de transporte, alimentação e hospedagem dos membros da equipe, pagamentos semanais dos técnicos, previsão de despesas e listagem de compras. Durante o período das filmagens, mantém toda a infra-estrutura de funcionamento da produção, delegando aos seus assistentes vários afazeres, colocando o seu melhor assistente no set de filmagem representando-o. Após as filmagens, ou seja, na desprodução, devolve equipamentos, dispensa fornecedores e apresenta o seu relatório final à empresa produtora. 

 Assistente de câmera
 
É o técnico que auxilia o diretor de fotografia em relação aos equipamentos e acessórios da câmera cinematográfica em um filme. Seu trabalho começa na fase de preparação, quando realiza testes de definição e foco das lentes, de fixidez e estabilidade da imagem e o total funcionamento dos equipamentos e acessórios de câmera, comunicando ao diretor de fotografia qualquer irregularidade. Apresenta ao diretor de produção a listagem de materiais que será necessário comprar antes das filmagens. No período das filmagens suas tarefas são preparar a câmera e todos os seus acessórios no set de filmagens, obedecendo o planejamento do trabalho e o comunicado pela folha diária de serviços distribuída pela produção. Carrega diariamente a caminhonete do material de câmera da produtora até as filmagens, acompanhando sempre o equipamento. Distribui as demais tarefas aos assistentes e estagiários da equipe de imagem. Antes da execução dos planos, após estarem carregados os chassis e colocados corretamente na câmera, executa a preparação do foco, medindo as distâncias e exercitando-se durante os ensaios com os atores. É quem aciona e corta a câmera para o operador de câmera, cobra a claquete da continuísta e informa os dados técnicos do plano para que ela possa colocar em sua folha de continuidade. Após as filmagens diárias, descarrega os negativos expostos, etiqueta as latas, prepara o boletim de câmera em conjunto com a continuísta e entrega o material exposto acompanhado dos boletins à produção do filme. Acompanha os copiões, mantém informada a continuísta sobre o volume de negativo usado, o estoque e as previsões de uso. Acompanha sempre o trabalho dos maquinistas na instalação da câmera em tripés, gruas, dollie ou cam remote, vigiando o seu equipamento, as condições de segurança para o mesmo e as facilidades de operação para o câmera. Faz a limpeza diária do equipamento no final do dia, sendo o responsável principal pelo equipamento durante a jornada de trabalho. Finda as filmagens é que tem a responsabilidade pela devolução do equipamento junto à locadora. Um assistente de câmera tem sua formação em escola de cinema e um conjunto de estágios em vários filmes de longa ou curta metragem. Recomenda-se um conhecimento mínimo de ótica e eletricidade. É uma das etapas para atingir a especialidade máxima do seu setor, a direção de fotografia.

 Clap Loader (carregador de chassis) 
 
 É o assistente específico para abastecer de negativo virgem e descarregar os chassis de negativo exposto, enviando ao laboratório para revelação e telecinagem. É um técnico contratado apenas em filmagens que trabalham com várias câmeras cinematográficas. 

 Figurinista 
 
 É o profissional de cinema que cria as indumentárias (a partir de pesquisa de época) ou figurinos para os personagens contidos no roteiro cinematográfico previamente fornecido pela produção. São de sua responsabilidade os figurinos da figuração, assim como todos os acessórios que compõem a vestimenta: bengalas, bolsas, chapéus, luvas, óculos etc. Os desenhos são apresentados ao diretor do filme, supervisionados pelo diretor de arte. Uma vez aprovados seus custos são orçados. Feita a compra dos tecidos, materiais e aviamentos é montada sua oficina e equipe de execução. A escolha de materiais empregados sofre uma consulta por parte do diretor de fotografia para testes prévios dos tecidos e cores, assim como do técnico de som, evitando futuros ruídos que incomodem a captação do som. Todos os figurinistas indicam seus auxiliares (assistentes, costureiras, bordadeiras, lavadeiras, tingidoras etc.) para comporem temporariamente sua equipe na fase de confecção e provas e testes com os atores diante das câmeras, sob as luzes, e sua resposta no negativo adotado para o filme. Após os consertos, os figurinos dados como prontos são numerados por personagens e cenas com a continuísta para um bom andamento das filmagens no que se refere a guarda-roupa. A partir das filmagens sua equipe é reduzida a guarda-roupeiras (que darão manutenção às roupas e providenciarão lavagens). Findas as filmagens os figurinos pertencem à empresa produtora. São acondicionados em caixas e entregues com uma lista à direção de produção. Os figurinistas são advindos de escolas de corte e costura ou de curso de estilismo do SENAI e similares nacionais e estrangeiros. É necessário um conhecimento de moda, de história e sobretudo dos hábitos e acessórios usados correspondentes a tais figurinos.

 Guarda-roupeira 
 É a profissional de cinema que durante o período das filmagens dá manutenção aos figurinos: executa reparos, manda lavar e os mantêm sob sua guarda, ajudando os atores principais e figuração a se vestirem para as cenas. Conhece as roupas pelos personagens e seus números de indumentária referenciados pelo roteiro e a decupagem de figurino, em comum acordo com a continuísta. 

 Técnico de som
É o profissional responsável pela captação com qualidade técnica de diálogos dos personagens, músicas e ruídos ambientais da cena necessários à montagem dos planos filmados. Comanda a escolha dos microfones apropriados e acessórios no posicionamento dos microfones feito pelo seu auxiliar imediato: o microfonista. É de sua responsabilidade catalogar todos os planos com identificação semelhante aos da câmera e da decupagem previamente feita no roteiro dramático. No set deve ensaiar a movimentação do boom com o microfone utilizado sem que provoque sombras sobre os personagens ou os cenários. Assim como deve camuflar os seus demais microfones distribuídos no set de filmagem ocultando-os da captação da câmera. Na fase de preparação deve visitar as locações escolhidas e conferir o material locado em testes para aprovação do nível de ruído. E se os locais escolhidos para filmar precisarem de algum tratamento acústico ou se apresentarem falta de condições para captação do som direto. No caso de som guia deve municiar o montador de sons isolados da sequência para serem montados em pista independente e mixados. Durante os takes auxilia a continuísta e o diretor em relação a textos sobrepostos, dicção defeituosa dos atores ou cortes de ação por defeitos técnicos de câmera, cabos ou ruídos parasitas à cena (ruídos de máquinas, aviões, animais etc.) ou mesmo a precipitação do diretor no corte da ação. Na finalização é responsável pela conferência da qualidade, transcrição do som para a edição e o resultado em ótico para exibição. Os técnicos de som são emergentes de escolas de cinema ou formados em estúdios de som, escolas técnicas de eletrônica, devendo ter noções de linguagem cinematográfica e acústica e um período de estágio e aprendizado no set para o bom desempenho de suas funções durante as filmagens. 

Microfonista
 
É o técnico de cinema e televisão que auxilia o técnico de som na operação do boom, da girafa e instalação dos microfones na captação dos sons ambientais e de diálogos em um set de filmagens. Deve ter conhecimento de eletrônica, acústica e ser emergente de uma escola técnica em eletrônica ou uma escola de cinema na especialidade de som. É conveniente um estágio em estúdio de som antes de frequentar uma equipe de som. É a carreira de acesso para tornar-se um técnico de som.

 Cenógrafo
 
É o profissional de cinema, vídeo e televisão que cria os cenários em estúdio ou adapta locações para serem utilizadas como set de filmagens. A partir de um roteiro cinematográfico apresentado pela empresa produtora ou produtor executivo, executa um projeto cenográfico composto por plantas baixas e perspectivas com as cores definitivas propostas e suas dimensões previstas. O projeto é aprovado pelo diretor do filme e submetido a orçamento incluindo os materiais, pessoal temporário especializado (carpinteiros, trabalhadores braçais, cortineiros, tapeceiros, pintores de arte, escultores etc.) visando a adequação orçamentária do filme e os prazos de execução para viabilizar o planejamento das filmagens pela produção. Antes de sua execução deverá ser proposto ao diretor de fotografia um comum acordo em relação às tintas e cores que poderão interferir ou colaborar no resultado fotográfico do filme. Em muitos casos, quando o filme é quase todo realizado em locações reais de época, adaptadas, o cenógrafo transforma-se num diretor de arte. Em filmes muito trabalhosos existem as duas funções, cabendo ao diretor de arte o comando visual da parte cenográfica do filme. Tem como auxiliar direto seu assistente de cenografia. São formados em arquitetura, com noções de construção, resistência de materiais e normas de segurança. Muitos cenógrafos são emergentes de escolas de belas-artes, de experiência teatral ou televisão. Muitos são carnavalescos que se adaptam às técnicas de cinema. Devem ser bons desenhistas, ter noção de perspectiva, conhecer as lentes cinematográficas e a movimentação dos equipamentos de maquinaria e iluminação para determinadas previsões em seus cenários. Devem saber ler uma planta de execução e ter noções de construções em madeira e outros materiais. É ferramenta de trabalho o conhecimento de estilos de construção e um profundo conhecimento de história da arte. 

 Cenotécnico
É o técnico de cinema que, seguindo uma planta desenhada pelo cenógrafo, executa e comanda a construção dos cenários e alguns tipos de móveis cenográficos para o cenário do filme. Chefia a equipe de carpinteiros, pintores e escultores que compõem o departamento de cenografia de um filme ou vídeo.

 Roteirista
É o criador de um texto literário com trama especializada para cinema ou televisão (com duração temporal previamente estabelecida) de fatos reais ou ficcionados de situações que se encadeiam, dialogadas ou não, em determinados casos adaptado de uma obra literária onde evolui uma trama dramática desenvolvida pelos personagens acompanhada com clareza pelo espectador. Um roteiro não é um romance, daí sua especificidade de escritura dividindo-o em sequências por locação, determinando o período da jornada (se dia ou noite) e precisando o espaço cênico onde se desenrola a ação. Um roteirista pode ser proveniente de uma escola de letras, de jornalismo, de cinema ou com experiência na escritura de textos teatrais, desde que tenha vocação para escrever situações e criar personagens. O seu diálogo deve ser eminentemente coloquial e verossímil. Existem profissionais especializados em trabalhar apenas em uma fase ou tratamento do roteiro, que são os: argumentistas, dialoguistas, gags men e os pesquisadores.

 Argumentista
 
É o que redige em uma sinopse de cinco páginas a trama central da história e seus personagens principais. Esta etapa não possui diálogos ou indicações e subdivisões de cenas em sequências por locações. É apenas a trama, a carpintaria dramática do princípio ao fim. 

Dialogista
 
 É o especialista em criar diálogos coloquiais ou regionalismos em uma cena onde os personagens conversam e têm um tipo físico determinado ou exercem uma função que deverá possuir em seu vocabulário expressões e jargões da atividade. É o caso de filmes policiais que empregam a gíria do submundo.

 Gags man 
 
 É o especialista em criar situações cômicas ou diálogos de humor em cenas preexistentes de um roteiro definitivo.

 Pesquisador 
 
 É o profissional contratado para colher informações sobre a época, hábitos, vestimentas para roteiros que serão escritos sobre determinados temas históricos ou especializados. Tomemos por exemplo um filme que se passa nos bastidores de astronautas, ou de médicos na Antiguidade. O profissional pode também ser contratado após vários tratamentos do roteiro para corrigir erros de data em roteiros históricos ou baseados em fatos reais. O desenho animado É a técnica de criar movimentos naturais em cinema e vídeo de objetos ou personagens, desenhando-se, recortando-se papéis ou moldando massas; a decomposição do movimento em vários quadros (frames ou fotogramas), filmados a seguir em câmera adaptada a uma truca vertical, ordenados um a um. A ordem de execução destes desenhos é preestabelecida em um roteiro visual semelhante a uma história em quadrinhos, denominado story board, onde estão contidos todos os "desenhos-chaves" que narram a história a ser posta em movimento. A partir deles temos que criar as posições intermediárias do movimento antes de filmar definitivamente e criar a sensação do movimento humano. Assim como estabelecer os cenários e as demais partes do desenho onde essas figuras evoluem. Estudar os movimentos simultâneos em tempos diferentes. Um desenhista pode empregar o método de animação de 24 quadros (ou frames) por segundo em uma truca "quadro a quadro" (Oxberry) ou pelo sistema de computação gráfica, usando programas de animação para computadores. Na técnica tradicional os desenhos são pintados em acetato transparente a partir dos originais desenhados em papel vegetal. As cores são adicionadas (pela parte de trás dos acetatos) uma a uma. A seguir desenha-se o cenário de fundo onde esta figura evoluirá. Para cada elemento que se sobreponha, a imagem e o seu movimento acontecem simultaneamente: deverá ter um acetato exclusivo para ele, desenhado à parte, que será filmado junto na hora em que formos para a truca. Na truca cada acetato estará colocado em uma prateleira com o quadro vazado para que todos sejam vistos e filmados pela câmera. Estes quadros (frames ou fotogramas) deverão estar marcados por um número, num roteiro ou plano de animação, para a filmagem correta. Um desenhista de animação deverá a priori ter vocação artística de desenhista ou cursar uma escola especializada de desenho. Alguns desenhistas de animação vêm das histórias em quadrinhos, são chargistas de jornal ou são egressos de escola de belas-artes. Porém o ideal é frequentarem escolas de cinema onde existem cursos de animação, como no Canadá, Bélgica, França, Checoslováquia e USA. Dentro desta especialidade existem vários nichos de mercado de trabalho, tais como: trucagens, animação técnica e publicidade.

 Assistente de direção 
 
 É o técnico de cinema responsável por tudo o que deverá acontecer no local de filmagem, seja do ponto de vista técnico ou artístico. É o profissional que substitui o diretor do filme na preparação do set. Controla todos os setores para que tudo esteja pronto na hora em que o diretor chegar para filmar. Seu trabalho começa desde o detalhamento plano a plano do roteiro, na etapa de pré-produção. Ele visita as locações escolhidas pelo diretor, o diretor de fotografia e o diretor de produção, analisando os prós e contras que possam interferir no andamento das filmagens e no resultado artístico da cena. Toma conhecimento de todas as intenções do diretor, das possibilidades técnicas e das providências de produção que devem ser tomadas para que as filmagens aconteçam ali a tempo e hora previstos no plano de trabalho elaborado pela produção com a sua participação. Ele tem que obter e controlar todas as informações com antecedência, conferindo tudo, evitando falhas, atrasos ou interrupções desnecessárias das filmagens. Tem sempre de estar apto a responder qualquer pergunta do diretor e demais membros da equipe e providenciar soluções imediatas a problemas que se coloquem de forma imprevista. Auxilia o diretor na preparação e realização artística do filme. Subordinado diretamente ao diretor do filme, trafega com desenvoltura entre todos os departamentos da equipe. Tem de conhecer linguagem cinematográfica, equipamentos e sua utilização. Todo o aspecto de montagens e desmontagens dos sets e providências de produção. Supervisiona os trabalhos de todos os departamentos, inclusive o de elenco, ensaiando os textos antes das filmagens. É o homem de ligação e coordenação entre a direção, de um lado, a produção e o conjunto da equipe, do outro. A sua função é aparentemente genérica mas de grande complexidade, daí dividir suas tarefas por vários assistentes, fazendo face às responsabilidades. Tem de ser um líder sem ser autoritário. Dar ritmo ao set sem atropelar os profissionais. O assistente é formado em escolas de cinema, e muito estágio como 2 ou 3 assistente de direção em muitos filmes, antes de assumir o cargo de 1 assistente de um filme ou vídeo.

 Operador de câmera/Câmera
 
É o técnico de cinema que opera as câmeras de cinema ou de vídeo. É o responsável pelos enquadramentos dos planos que compõem uma cena, sejam planos fixos ou em movimento. Tem de estar apto a operar a câmera com cabeças fluidas ou a manivela. No tripé ou sobre equipamentos de maquinaria, tais como: carrinhos, gruas, dollie, Pee wee, cam remote ou camera car. Tem de conhecer os tipos de lentes, filtros, acessórios de câmera e todos os modelos de câmeras (35mm, 16mm, super 16mm e Panavision) usados no mercado cinematográfico, controlar a qualidade do foco ou o movimento de zoom operado pelo 1 assistente de câmera durante a execução dos planos, assim como a qualidade de execução dos movimentos de maquinaria. Durante os ensaios é de sua obrigação perceber se há algum equipamento em quadro no take, defeitos tais como reflexo ou sombras de câmera. Alertar sobre quaisquer fatos que possam dispersar o espectador: ator que olha para a lente, figuração não prevista no quadro, publicidade exposta no enquadramento. Deve exigir instalação confortável e segura de seu equipamento para operação do mesmo durante as filmagens. É de sua responsabilidade zelar pelo equipamento que opera, protegendo-o do sol, da chuva ou outras intempéries. Não deve permitir expor o equipamento a situações de risco sem autorização do produtor executivo. Deve colaborar com os companheiros de equipe na montagem e no deslocamento do equipamento dentro do set de filmagem. Acata as ordens do diretor de fotografia e alerta-o quando do emprego de filtros e outros efeitos. Deve conhecer linguagem cinematográfica, composição e dramaturgia. É formado nas escolas de cinema, cursos promovidos pelas emissoras de televisão, ou egresso dos postos de assistente de câmera.

 Operador de stady cam 
 
 O stady cam é um equipamento complementar das filmagens. Trata-se de um estabilizador contra solavancos e trepidações de câmera, quando é operada na mão. É indicado para as cenas de ação. É um equipamento locado com operador. Este câmera apenas opera a câmera sobre este equipamento nas cenas programadas no filme. Não faz parte efetiva da equipe de filmagens. É contratado por um período predeterminado. Trabalha sob as ordens do diretor de fotografia na execução de planos previstos na decupagem pelo diretor do filme. 

Produtor executivo
 
É o profissional de cinema que atua na área empresarial. É o captador de recursos para um projeto por ele elaborado ou empresa que o contratou. Na maioria dos casos o produtor executivo é o proprietário da empresa produtora que recebe a proposta de co-produção de um diretor que dispõe de um roteiro original. Ou ainda, compra os direitos de adaptação de uma obra literária e investe nos trabalhos de um adaptador (roteirista) e elabora a montagem do projeto do ponto de vista técnico-artístico e financeiro. Convoca técnicos especializados de vários setores para avaliarem o seu roteiro, do ponto de vista de seus setores, visando formular um anteprojeto de venda de cotas de produção. Formula uma equipe provável, assim como um elenco e diretor a ser contratado para realizar aquela obra audiovisual. Após captar os recursos necessários à realização do filme contrata um preposto (um diretor de produção) para o gerenciamento dos recursos, execução de preparação e filmagens segundo um plano de trabalho apresentado. Durante a realização das filmagens prevê a cobertura jornalística constante sobre o produto audiovisual que elabora, organiza a finalização e prepara o seu lançamento e vendas para o exterior, assim como a sua participação em festivais de cinema nacionais e internacionais que credenciarão o seu filme para o circuito comercial de exibição. Todo produtor executivo tem uma infra-estrutura montada de escritório, contador e pessoal capacitado na preparação de um projeto cinematográfico, a fim de administrá-lo no mercado de capitais para a captação de recursos através de leis de incentivos. 

 Assistente de produtor executivo 
 
 Dependendo do porte do filme a empresa pode contratar um diretor de produção de sua confiança e nomeá-lo como assistente de produtor executivo para supervisionar os custos e o planejamento proposto pelo diretor de produção. É um representante da empresa produtora do filme em questão. É muito comum nos grandes estúdios onde se realizam muitos filmes ao mesmo tempo de uma mesma produtora. 

 Assistente de produção 
 
É o técnico de cinema e vídeo que se responsabiliza por parte das tarefas delegadas pelo diretor de produção. Os assistentes de produção têm a coordenação do primeiro assistente de direção em relação ao diretor do filme. Ocupam-se de tarefas tipo: transporte, alimentação, chamada geral dos atores, ensaio e convocação da figuração, providenciar veículos e animais de cena, autorizações oficiais, acompanhamento de preparação de locações, testes de maquiagem, de cabelos, de figurino etc. São profissionais egressos de escolas de cinema ou de comunicação, que pretendem seguir a carreira de diretor de cinema e estão nesta função para sua formação prática e amadurecimento dos conhecimentos teóricos que assimilaram nas escolas especializadas. Devem conhecer linguagem cinematográfica, ter espírito prático, ser simpáticos, observadores, organizados e conhecer os mecanismos de uma produção, sobretudo os documentos que circulam em uma filmagem: boletim de câmera, de som, plano de trabalho e folhas de serviço (as quais devem distribuir ao final de cada dia de filmagem a todos os membros da equipe). Devem organizar uma agenda com todos os endereços de fornecedores de serviços e equipamentos para cinema. Devem ter uma noção dos equipamentos que terão de providenciar, quando convocados pelo diretor de produção. 

Chefe eletricista/Eletricista
 
É o técnico de cinema e vídeo responsável por todos os serviços de instalação elétrica e dos refletores cinematográficos e seus acessórios em um set de filmagens. Trabalha sob as ordens do diretor de fotografia. Acompanha o diretor de fotografia nas visitas às locações, visando fazer um levantamento de necessidades, autorizações e providências que devem ser tomadas do ponto de vista técnico para que possamos ter alimentação energética no local suficiente para alimentar todos os refletores desejados pelo diretor de fotografia na realização dos planos previstos no roteiro criados pelo diretor do filme. Lista os acessórios necessários e complementares aos equipamentos solicitados pelo diretor de fotografia. Calcula os tempos necessários para as instalações e desmontagens ou eventuais deslocamentos com os materiais para outras locações durante o filme, para que o diretor de produção possa planejar as filmagens. Relaciona a quantidade de auxiliares que necessitará em função da complexidade das instalações e materiais a serem montados e operados. Quanto maior o filme, maior a estrutura de iluminação, e consequentemente maior o número de auxiliares que necessita. Este profissional se forma em escolas técnicas de eletricidade - SENAI e outras instituições similares. Deve conhecer bem os equipamentos, trabalhando como eletricista auxiliar, e depois de alguns anos de prática galgar o posto de chefe eletricista. Possui suas próprias ferramentas, tais como voltímetro/amperímetro. Deve estar apto a avaliar as condições de fornecimento de energia em uma locação e solicitar ou não a locação de geradores, instalação de luz festiva ou autorização do proprietário do imóvel para retirar energia do seu PC. 

 Eletricista 
 
 É o técnico de cinema e vídeo que monta os refletores, distribui os cabos que servirão para a passagem das "fases" e faz a ordenação das linhas de alimentação energética dos refletores. Monta o quadro de segurança e distribui no set, monta as caixas intermediárias, espalha os tripés e garras onde serão instalados os refletores solicitados pelo chefe eletricista. Leva a linha até o gerador ou PC, trabalhando em parceria com o geradorista ou eletricista do imóvel local. É quem afina e posiciona filtros e difusores nos refletores durante a iluminação do set e mantém o serviço de ligar e desligar os mesmos. Organiza o caminhão da elétrica e dá manutenção aos materiais de iluminação durante as filmagens. Findas as filmagens é o responsável pela conferência do material e a sua devolução na empresa locadora. Seu trabalho começa três a quatro dias antes das filmagens e termina no mesmo prazo, findas as mesmas.

 Geradorista 
 
 É o técnico de cinema e vídeo que acompanha o gerador vindo da locadora. É o responsável pela alimentação de energia dos refletores. Está sob o comando do chefe eletricista, mantendo o gerador sempre ativo, na amperagem e voltagem corretas, para o consumo do set. É um profissional que conduz o caminhão que transporta o gerador até o set e leva-o de volta finda a jornada. 

 Chefe maquinista/Maquinista
 
É o técnico de cinema e vídeo responsável pela instalação de todos os equipamentos que podem dar suporte aos equipamentos de iluminação e câmera (três tabelas, praticáveis, torres, etc.), com segurança e muita rapidez. Opera os equipamentos que movimentam as câmeras em um set, a saber: gruas, carrinhos, dollies, panther, Pee wee, "ligeirinhos" etc. A qualidade de uma imagem depende diretamente da operação de qualidade de um equipamento pelo maquinista e sua interação com o câmera. Dão apoio aos eletricistas na montagem dos parques de luz em um estúdio, locação adaptada ou estúdio. Montam tripés, auxiliam na puxada de grossos cabos, manobram rebatedores e auxiliam na montagem de acessórios de iluminação como o butterfly. Numa equipe numerosa o profissional mais experiente é o maquinista e os demais seus auxiliares. Deve possuir amplo conhecimento sobre alta tensão e eletricidade caseira. Formam-se em escolas técnicas de marcenaria/ carpintaria (SENAI) ou congêneres. Muitos são formados em empresas estatais (Central Técnica da FUNARJ) ou em barracões de escolas de samba em convênio com os sindicatos de classe. Devem possuir conhecimento de laçadas de segurança, operar equipamentos auxiliares de elevação, tais como: carretilhas, contrapeso e trucks. Devem dominar bem soluções de segurança para a câmera, instalando-a sobre um veículo etc. São os homens das soluções inteligentes, seguras e rápidas.

 Maquinista 
 
 É o profissional que executa as tarefas de montagens de suportes para equipamentos de luz e de câmera sob o comando do chefe maquinista. É o responsável pela execução dos movimentos de aparelhos que conduzem as câmeras. Operador de video assist É o técnico de cinema responsável pela captação em vídeo, em paralelo com a câmera cinematográfica, das imagens que estão sendo impressas no interior da mesma em película cinematográfica, projetando-as num monitor de vídeo, no momento da cena ou após a cena filmada. 

 Contra-regra
 
É o técnico de cinema e vídeo responsável por todos os objetos de cena que integram uma ação em um cenário (não estão incluídos aí os que fazem parte do figurino). Participa de um filme desde a preparação, quando se faz o detalhamento dos objetos de cena junto com o cenógrafo, preparando suas providências ou construção. Esta lista é passada ao diretor de produção, que providencia sua locação ou materiais para a sua construção. Durante as filmagens, seguindo o plano de trabalho e a folha de serviço, providencia os objetos a serem colocados em cena no momento de execução dos planos sob a supervisão da continuísta. A maioria dos contra-regras são egressos do teatro ou da televisão e fazem parte da equipe de cenografia.

 Maquiador/Cabeleireiro
 
É o técnico-artista de cinema e vídeo que prepara a maquiagem convencional de embelezamento ou de efeito dos personagens, segundo a descrição acordada na decupagem com o diretor do filme. O uso de determinados materiais deve ser submetido ao diretor de fotografia, evitando erros e desencontros na imagem. Todas as maquiagens e cabelos a serem adotados nos filmes pelo elenco devem ser testados com a luz definitiva do filme antes de começarem as filmagens. É a formatação do "tipo" dramático do personagem. Existem profissionais que apresentam seus projetos em computador ou desenhados para aprovação prévia pelo diretor do filme. Conforme o tamanho do elenco a ser maquiado e penteado, ele apresenta as previsões de tempo ao diretor de produção, assim como a necessidade da contratação de auxiliares temporários em cenas que envolvam muito elenco e figuração. Apresenta uma lista de cosméticos a serem adquiridos pela produção e mantém a tempo e hora os personagens maquiados e constantes correções durante as filmagens. Os apliques postiços deverão também ser providenciados pela produção e testados convenientemente antes de serem usados em cena diante das câmeras.

 Montador/Editor 
 
 É o técnico de cinema e vídeo que reúne, ordena e dá ritmo às imagens filmadas e sons captados fracionadamente no set, dando um sentido narrativo à história proposta pelo roteiro literário do filme seguindo uma decupagem prévia do diretor do filme. O montador deverá sugerir mudanças de lugar e duração das sequências, visando obter maior clareza narrativa e impacto emocional sobre o espectador para conduzi-lo sem que perceba durante 100 a 120 minutos de exibição. Prepara todas as pistas de som: diálogos (captados em direto), dublando (falas que faltaram ou que se tornaram inaudíveis), preencherá os vazios sonoros com ruídos de sala, música incidental, e colocará a trilha do filme em seus devidos lugares. Providenciará a edição dos traillers comerciais e o mapa de mixagem. O seu trabalho começa logo após duas ou três semanas de iniciadas as filmagens, ordenando o material bruto vindo do laboratório. Caso este material seja finalizado em ilha digital, deverá passar, após a revelação dos negativos, por uma telecinagem (transferência da imagem fílmica para sinal digital e imagem em vídeo). Feito isto, transposto todo o material ("importado") para os computadores, começa então o seu primeiro corte chamado de "corte largo". Após as filmagens concluídas, o diretor assiste ao material pré-montado. Após a sua aprovação começa então a montagem propriamente dita. Mudam-se seqüências de lugar, são encontradas soluções de linguagem obtidas em laboratório (fusões, congelamentos etc.). E finalmente dá-se o 2 corte. Aprovado pelo diretor, começam então o corte final, "o corte fino", e os ajustes sonoros e a retirada de alguns "tempos mortos" da montagem. Passa-se à mixagem e a cópia está pronta para ser trabalhada no estúdio de som (no caso de Dolby stereo) e a cópia final ótica em laboratório com a devida marcação de luz pelo diretor de fotografia e a colocação dos letreiros de apresentação, com nome do elenco e equipe técnica. Faz-se a projeção final desta cópia para o diretor do filme, com a presença do montador e do diretor de fotografia. O material está então pronto para exibição comercial. O seu trabalho desenrola-se dentro de um prazo de dois a três meses. Os montadores são egressos de escolas de cinema ou são formados em uma ilha de edição ou moviola (mesa de montagem tradicional de filmes). Devem ter amplo conhecimento de linguagem cinematográfica, além de uma formação de operação de ilha informatizada. A melhor formação para um montador é exercer primeiramente a função de continuísta e em seguida passar para uma sala de montagem ou ilha de edição. 

Trilheiro/Músico de cinema 
 É o artista responsável pela criação de todas as músicas pontuativas, incidentais e temáticas a serem colocadas na trilha sonora do filme, acompanhando em background as imagens montadas de um filme, visando auxiliar a obtenção do "clima dramático" da cena ou plano desejado pelo diretor. Seu trabalho pode ser feito isolado em um estúdio com seus músicos e depois ajustado na montagem ou a partir das imagens visionadas previamente antes de criar as partituras. Os temas são apresentados, uma vez compostos, previamente ao diretor do filme, para aprovação, e em seguida gravados e mixados com a trilha final do filme. Existem trilhas que se tornam mais sucesso que os próprios filmes, devido à sua qualidade musical, ou o inverso, músicas que se tornam famosas pela qualidade dramática do filme e das cenas em que foram usadas. Esses músicos criadores são egressos de escolas de música ou são autodidatas. Efeitos especiais É responsável por eles o técnico de cinema e vídeo que trabalha com a ilusão, o truque e a magia. Monta traquitanas, maquetes, sistemas de explosão, modelos ampliados ou animais de controle remoto que aumentam a veracidade das cenas impossíveis, perigosas ou de grande efeito visual e impacto emocional. É uma profissão de curiosos e sobretudo maquetistas e pessoas que adoram informática aliada a conhecimentos de maquinarias por eles inventadas. Existem empresas tradicionais no mercado americano e europeu nas quais os conhecimentos passam de pai para filho.

 Laboratorista Técnico de laboratório cinematográfico 
 
 É o técnico de cinema que processa as imagens em laboratório. Trabalha no setor industrial do cinema. Tem conhecimentos de química de laboratório e do funcionamento dos equipamentos de revelação, lavagem e copiagem de filmes fotográficos contínuos (cinematográficos). É formado pelo SENAI ou estagiando durante anos no laboratório onde recebe sua formação. Trabalha com negativos e positivos cinematográficos. Conhece todas as etapas dos filmes em laboratório. Porém as especialidades em laboratório são muito precisas, tais como: copiagem, revelação, janela molhada, sonorização ótica, letreiros, trucagens óticas, titulagem, banda internacional, master, cópia marrom, blow up, lavagem de ultra-som, armazenamento de negativo, montagem de negativo, marcação de luz

. Marcador de luz 
 
 É o técnico de cinema do setor industrial, trabalhando no interior dos laboratórios, conhecido como colorista ou marcador de luz. É o operador das máquinas analisadoras (Analyser) de cores e luminância. Trabalha plano a plano, sob a orientação das indicações do diretor de fotografia na equalização das cores de todos os planos de uma seqüência e do filme como um todo. Monta um mapa das cores fundamentais (azul, vermelho e amarelo) e seus percentuais para serem corrigidos na cópia final. Uma vez revisado pelo fotógrafo e aprovado pelo produtor, este mapa será o guia de todas as cópias para a comercialização. Deve ser formado em curso específico promovido pelo sindicato de classe ou congênere. 

 Montador de negativo
 
É o técnico de cinema do setor industrial, trabalhando no interior dos laboratórios, que ordena os negativos brutos, localizando e colando os planos para a futura copiagem, baseando-se no copião positivo montado, enviado pelo montador. Seu trabalho é supervisionado pelo montador do filme antes de ser dado como finalizado para que possa a seguir sofrer a marcação de luz e serem efetuadas as cópias de comercialização do filme. É nesta etapa que se providenciam as trucagens de laboratório ("fusões", "congelamento de imagens", desdobramento para aumento de câmera lenta etc).