segunda-feira, 14 de agosto de 2023

FAZENDA SANTA HELENA


Nika Gusmão 



A Fazenda Santa Helena é fruto de um trabalho que vem sendo construído ao longo de três gerações, localizada em Vitória da Conquista, Bahia. Atualmente a propriedade comercializa animais bovinos das raças Gir Leiteiro e Girolando, além de equinos Mangalarga Marchador. Aqui se realiza
uma seleção aprimorada de animais, com foco no melhoramento genético, cujos animais são devidamente registrados. Assim, cada animal da propriedade é visto de forma individualizada e exclusiva.

Para conhecer um pouco mais da nossa fazenda, envie uma mensagem em nosso direct ou entre em contato pelo
Whatsapp: (71) 99984-7424

AGRONOMIA

Área em recuperação no Museu de Kard.

AGRONOMIA.                  
As Ciências Agronômicas são de uma beleza indescritível, é claro exemplo da inteligência humana agindo em favor do progresso da humanidade, na medida que desvenda os segredos dos recursos naturais postos a disposição do homem no trânsito pelo vida, onde consolida os propósitos Divinos na marcha ascencional.    Na sua infância, a diminuta humanidade terrena colhia os frutos e outros recursos oferecidos pela natureza para sua sobrevivência. E para tal perambulava aqui e alí, numa busca frenética e inesgotável, sobrando-lhe escasso tempo para quaisquer outras atividades que não fossem a busca por comida, assemelhando-se muito com os demais representantes do Reino animal. A necessidade o conduziu ao abandono do hábito nômade em favor do Sedentário. E agora os desafios eram de outra natureza. E a inteligência humana posta a serviço do progresso, fez nascer a observação criteriosa dos fenômenos Naturais, como regime de chuvas, as estações propícias para o cultivo, a descoberta de vegetais adequados ao cultivo, a domesticação de animais e consequente aproveitamento de suas aptidões específicas. Mais tarde o mergulho profundo no conhecimento da intimidade dos solos, com a identificação dos macro e micronutrientes essenciais a vida vegetal, esmerou-se no controle de pragas e doenças que ameaçavam o cultivo.  Daí nasceram as pequenas aldeias que por fim se transformaram em grandes cidades, consolidando a Exuberância do homem na Terra. E quando Maltus no século XVIII,  Afirmou categoricamente, na sua visão pessimista, que haveria uma fome destruidora da raça humana, mais uma vez a Ciência Agronômica, veio em socorro da humanidade, com seus recursos infindáveis, vencendo o monstro devorador da fome.  Me orgulho em um dia ter sentado nos bancos escolares, para estudar os princípios desta maravilhosa ciência, e tais conhecimentos agora me são muito úteis, no enfrentar os enormes desafios de transformar o solo árido e improdutivo em um belo jardim. Vitória da Conquista, local onde a Providência Divina me colocou, com vistas ao exercício continuo da aprendizagem, encontra-se geograficamente no ponto que separa a outrora exuberante Mata Atlântica, e o bioma da Caatinga, numa zona de transição denominada Mata de Cipó. E é aqui que me encontro, diante de um solo árido, desgastado por décadas initerruptas de exploração extrativistas, sem quase nenhum cuidado de conservação e reposição dos elementos essenciais a vida vegetal, acrescido da baixa precipitação pluviométrica, constituindo-se num quadro desafiador que certamente faria desistir competentes profissionais da área.  Uma inexplicável força interior me empurra em direção aos grandes desafios, assim aqui estou, um mero Operário das Artes, carente dos grandes conhecimentos dos homens habilitados, para vencer este desafio.  FORTITUDO ET FIDES, ( Coragem e Fé) esta é a frase que define o Museu de Kard, e que estará inscrita no frontão da galeria da Pirâmide. A Coragem é a Resistência Moral que se tem ante os desafios, e Fé, nada mais é que a certeza que se tem de uma Realização. Na minha pequenez e insuficiência, procuro cultivar diuturnamente ambas. Só assim poderei vencer todas as adversidades que me são postas.  

Allan de Kard, inverno de 2023

UMA CONQUISTA NOSSA


Cesar Andrade, Beto Magno, Tina Rocha, Herzem Gusmão, Paloma Rocha, Hermes Mendes e Mauro Mendes

 

UMA CONQUISTA NOSSA!

Por Beto Magno

Tudo começou assim: Li e comentei duas postagens no Facebook sobre a entrega de uma moção de aplausos (mais do que merecedora) ao meu ex- professor, o advogado e intelectual, Dr. Afrânio Leite Garcez, a quem costumo chamar carinhosamente de Dom Garcez. Enquanto lia, me lembrava dos inúmeros artigos escritos sobre Vitória da Conquista, onde Dom Garcez, com muito amor, sempre enaltecia a nossa terra natal. Lembrei também de muitas falas, inclusive da frase : " Beto vá para Salvador, entre numa faculdade, Conquista é pequena para sua grandeza”. Uma profecia do meu advogado preferido!
Pensei muito, e vim pra Salvador de mala e cuia.

Depois disso, nunca mais deixei de pedir conselhos ao meu amigo, Dom Garcez.

Ah, mas eu também profetizo e elogio o meu amigo. Sim! Certa feita o chamei de _marqueteiro nato_, diante de tantos elogios e análises que ele sempre faz sobre o crescimento de Vitória da Conquista, e dos
planos que ele possui para a nossa cidade do coração.

Nesses anos todos nunca perdemos o vínculo de amizade, sempre falamos por telefone ou Whatsapp. Se eu quero notícias verdadeiras e quentíssimas sobre Vitória da Conquista, corro pra Dom Garcez! (risos)

*GLAUBER ROCHA* - No início do primeiro mandato do prefeito Herzém Gusmão, eu convidei Afrânio Garcez para integrar a comitiva da família do cineasta Glauber Rocha, comandada por mim, Dr. Armênio Souza Santos, Allan de Kard, Paloma Rocha e seus 3 primos,
Ele não aceitou o convite, pois tinha outros compromissos na época. Bem, sem querer entender, entendi... (risos). Sobre a comitiva - Ocorreu no dia 05 de janeiro de 2017, e lá, após as primeiras tratativas na presença da então secretaria de cultura Tina Rocha, o prefeito chamou um secretário dele e disse “resolva isso com urgência, e é para ontem”. Saímos convictos de que tudo estava resolvido. Mas, é...bem...que vergonha revelar isso: nada foi resolvido!!!

*VC* - No dia 04/05/2022, eu telefonei para Dom Garcez, e em mais 90 minutos de conversa, ele, como sempre, me colocou a par das últimas melhorias que foram implementadas em Conquista, como o asfaltamento de bairros inteiros, antes esquecidos, a aquisição de um terreno na Avenida Olívia Flores, sobre a inauguração do terminal de transporte urbano Herzem Gusmão, na Lauro de Freitas, sobre revitalização de diversas praças, e (segura coração) sobre um projeto para instalações da Casa Glauber Rocha na Rua 2 de Julho. Foram muitas novidades! O meu coração disparou, e eu tive uma espécie de taquicardia de tanta alegria, pois consigo enxergar um novo cenário para a produção do audiovisual na terra de Glauber, e, assim, consequentemente, geração de emprego e renda pro meu povo, além da divulgação do nome de Vitória da Conquista no Brasil e no mundo.

Afrânio falou também da esperança que ele nutre em ver uma iluminação moderna, com lâmpadas de LED, em toda a cidade, em ver a cidade totalmente arborizada.

A importância da iniciativa dos vereadores, aprovando projetos importantes, e em sintonia com a atual prefeita, também foi comentado por meu amigo pensador. Tudo isso, de maneira calma, sem citar ideologia política ou partidária, apenas pensando no bem comum dos cidadãos de Vitória da Conquista.

E eu fiquei feliz por tudo, inclusive porque possuo, em Conquista, a VM FILMES, uma produtora de cinema, com muita vontade de produzir.

Feliz também está o meu conselheiro preferido, homem culto, cristão, afetuoso, inteligente... Dom Garcez leva uma vida quase monástica, escrevendo, lendo, advogando, expondo seus pensamentos e pontos de vista de maneira branda, suave, mas repleta de razão.
Eu sou feliz por ter tido um professor com tantas qualidades! Um amigo querido, que em breve será um depoente do EXPOENTES, documentário que estou produzindo sobre a nossa Conquista.

Em tempo: ganhei o mês!

sábado, 12 de agosto de 2023

FAZENDA SANTA HELENA

 Nika Gusmão 

A Fazenda Santa Helena é fruto de um trabalho que vem sendo construído ao longo de três gerações, localizada em Vitória da Conquista, Bahia. Atualmente a propriedade comercializa animais bovinos das raças Gir Leiteiro e Girolando, além de equinos Mangalarga Marchador. Aqui se realiza
uma seleção aprimorada de animais, com foco no melhoramento genético, cujos animais são devidamente registrados. Assim, cada animal da propriedade é visto de forma individualizada e exclusiva.

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quinta-feira, 10 de agosto de 2023

I FÓRUM AUDIOVISUAL DOS INTERIORES DA BAHIA

Vem aí o I Fórum de Cinema dos interiores da Bahia! 🎬🌟 Um encontro entre profissionais e realizadores dos interiores baianos - sim, interiores, no plural, para compreender a multiplicidade de identidades, de realidades e contextos presentes nos vinte e sete territórios da Bahia - para refletir a produção Audiovisual e as políticas públicas para o nosso Cinema, com discussões políticas que reflitam o presente e pensem o futuro. 🗣️🎥 O fórum acontecerá de 30 de agosto a 01 de setembro no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na cidade de Vitória da Conquista, numa programação intensa que contará com a participação da FUNCEB, DIMAS , SAV e das principais entidades representativas do audiovisual baiano, para juntos fortalecermos o Cinema produzido fora da capital. 💪🏙️ As inscrições podem ser feitas acessando o formulário disponível na bio do perfil de Instagram @sasb.associacao. Juntos, vamos mostrar a força do interior e a potência do audiovisual interiorano. 🌄🎥

ACADEMIA DE CULTURA DA BAHIA

Beto Magno e Benjamin Batista 

A academia de Cultura da Bahia, fundada em 2004 pelo Presidente Benjamin Batista, de maneira ininterrupta, há cerca de 20 anos, tem atuado vastamente no segmento artístico cultural e literário da Bahia e do Brasil.

Benjamin Batista, que tem em seu principal objetivo de vida a elevação do ser humano despertando-o para a arte e a cultura, é fundador de diversas Academias no Brasil e em outros Países.  

Dr. Benjamin Batista tem o dom agregar artistas e intelectuais de diversas vertentes, que se reúnem  periodicamente de maneira prazeirosa, há cerca de 20 anos, contribuindo para o despertar da preservação de memórias e histórias da sociedade Bahiana,  Brasileira e Mundial.

Sinto muito honrado em fazer parte da Academia de Cultura da Bahia indicador que fui pelo confrade Dr Armenio Santos e ocupando a cadeira de N°55, cujo  patrono é o genial cineasta baiano Roberto Pires.  

 Gostaria, em nome de todos os confrades e confreiras, parabenizar o nosso Presidente pela sua luta incessante e  hercúlea em prol da cultura nacional e, sobretudo, a cultura local.

Parafeaseando o poeta, deixo aqui uma máxima:  

"QUANTO MAIS UM POETA CANTA SUA ALDEIA, MAIS UNIVERSAL É O SEU CANTAR. "

Beto Magno.

GLOBALIZAÇÃO E O RISCO DA NOVA ORDEM MUNDIAL



Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro*

O Brasil, hoje, está no cerne de uma disputa geopolítica mundial, com forte viés econômico e profundo impacto cultural. Trata-se do embate entre globalistas e soberanistas.

Esse embate sucede em escala a antiga guerra fria – entre socialismo e capitalismo, e ganha contornos complexos na medida em que o design dominante dessa nova polarização entre globalistas e soberanistas é marcado pelo fenômeno econômico e cultural da globalização.

A Globalização

A globalização é fruto da evolução econômica da humanidade. A demanda por recursos econômicos obrigou sistemas civilizatórios hegemônicos a se expandirem para outros continentes, tornando mais complexa a estrutura política de gestão, ampliando as escalas de valores éticos, étnicos e culturais.

A globalização revolucionou as escalas comerciais, a troca de conhecimentos e a forma de gestão dos Estados Nacionais. O fenômeno, por óbvio, estendeu os espaços de ação geopolítica para os limites do planeta e já arranha, hoje, o cosmos.

O fenômeno evoluiu economicamente ao longo dos séculos, do mercantilismo para o capitalismo financeiro, cuja contínua sofisticação é retroalimentada pela própria riqueza auferida e distribuída nas escalas macro e micro econômicas.

De fato, os bancos constituíram a reserva de capital do Estado Liberal, no Século XIX, formaram a alavanca financeira do Estado Provedor no Século XX e hoje residem no centro nervoso do Estado Regulador do Século XXI.

O cosmopolitismo é marca cultural da globalização, envolve o respeito à humanidade como valor universal (daí o termo cosmos na raiz etimológica do termo).

A cultura cosmopolita abrange o conflito entre globalistas e soberanistas de forma equânime, incluso suas contradições. O viés cosmopolita avançou do renascimento à comunicação digital e foi impactado pelos conflitos de afirmação dos Estados Nacionais, ascensão e queda das ideologias totalitárias supranacionais e o surgimento dos grandes blocos econômicos e intercomunitários.

No campo da evolução política, a globalização demandou nova tecnologia de tutela dos conflitos, que hoje envolve uma progressiva internacionalização da defesa de interesses estratégicos sobre recursos de interesse comum.

Na governança, os mecanismos de gestão dos regimes representativos de governo parecem não mais funcionar. Daí o avanço da demanda por mecanismos participativos de gestão, e controle social mais efetivo no fluxo decisório.

Por sua vez, a conflituosidade intrínseca dos interesses envolvidos é caracterizada pela assimetria – de complexa compreensão e dimensionamento estratégico.

No campo do direito, firmou-se o reconhecimento dos chamados interesses difusos, cuja conflituosidade intrínseca redefine os contornos dos direitos civis, dos direitos individuais e coletivos, e do direito público – dentro e fora dos Estados Nacionais.

As demandas relacionadas à globalização envolvem reivindicações por autonomia, por participação nos mecanismos de decisão dos Estados, submissão das corporações econômicas a critérios harmônicos de governança, preocupações ambientais, identitárias e de inclusão social face ao crescente apartheid tecnológico.

A Nova Ordem Mundial

A integração econômica e o intercâmbio cultural e social, incrementados pelas novas tecnologias no campo da comunicação e transportes, consolidaram o processo de globalização e seus efeitos políticos e jurídicos.

Essa integração econômica, contudo, não foi e não é sinônimo de desenvolvimento universalizado entre os países. Segue uma ordem histórica de redistribuição de processos de produção e consumo de bens e serviços mundo afora que, ao que parece, mantém uma hierarquia internacional que não se preocupou em reduzir desigualdades sociais e regionais.

A queda do muro de Berlin modificou a bipolaridade geopolítica da guerra fria, introduzindo uma “uni-multipolaridade” – uma Nova Ordem com diversos polos de poder, sob liderança militar dos Estados Unidos, porém firmemente conduzida por cartéis financeiros dissimulados economicamente por blocos econômicos.

Os cartéis migraram do setor produtivo para o financeiro. Se reorganizaram ideologicamente e, dissimuladamente, por meio da Nova Ordem Mundial, promoveram o mais cruel episódio de concentração econômica, monopolização, exclusão social, degradação dos costumes e padrões morais na sociedade ocidental.

O movimento globalista, que sustenta a Nova Ordem Mundial, é tóxico para a globalização. Assumiu o establishment. Dominou a mídia mainstream e agora não hesita em cooptar as corporações de mídia digital, visando não repetir o erro de manter uma imprensa livre para denunciar os cartéis, como ocorreu no passado.

Os soberanistas surgem nesse cenário de completa transformação, reagindo aos globalistas. As forças envolvidas são tremendas, tentaculares e muito focadas – desinteressadas das trágicas externalidades causadas nas franjas desse embate. Tampouco há preocupação, no fragor da batalha diária entre esses dois polos, com movimentos paradoxais e improváveis, que momentaneamente a eles se aliam por identidade ideológica, conforme a guerra se espraia pelo mapa mundi.

Vejamos a origem de cada um:

Os Soberanistas

Os soberanistas têm vínculo histórico com a resistência aos monopólios e cartéis, surgida na segunda revolução industrial, no século XIX. Também fincam suas bases na luta pela independência dos estados soberanos contra as corporações multinacionais, no esforço aliado de guerra contra as pretensões hegemônicas e totalitárias do Nazismo e também do Socialismo.

Soberanistas combatem firmemente as pretensões hegemônicas da Nova Ordem Mundial e identificam claramente os efeitos tóxicos do globalismo no campo ideológico e cultural.

A lei Anti-Truste norte-americana de 1890, a vitória aliada na Segunda Guerra Mundial, a queda do Muro de Berlin e a retomada do discurso conservador na política ocidental formam marcos referenciais para a luta dos soberanistas.

O Senador Sherman e o Presidente Ted Roosevelt, na passagem dos séculos XIX e XX, garantiram a livre concorrência entre as empresas nos Estados Unidos batalhando duramente contra os trustes, evitando que grupos econômicos se tornassem suficientemente grandes para ditar as regras no mercado em que atuavam.

John D. Rockefeller (que chegou a refinar 84% do óleo americano), foi o maior símbolo da concentração nociva do Capital no final do Século XIX. Apelidado por Roosevelt de “inimigo número 1 dos Estados Unidos”, era conhecido por seus pares como “açambarca e devora” (engulfs & devours). Rockefeller foi um profícuo “branding leader” – um colecionador de marcas. Chegou ao “estado da arte” de desvirtuar a invenção de Diesel (que preconizara um motor potente à base de biocombustível), obrigando-o a substituir o óleo vegetal pelo petróleo refinado.

A sociedade organizada, instituições conservadoras e a mídia livre norte americana foram decisivas na denúncia do “império dos trustes”, levando o presidente Theodore Roosevelt a ajuizar processo contra a Standard Oil Co., acusando-a de práticas monopolistas. Processado pelo governo, Rockefeller foi obrigado a vender parte de seu império para se adequar à lei. Embora a venda das empresas tenha gerado enorme lucro, o desmonte do truste representou o império da lei contra a concentração econômica nos EUA.

Anos depois, foi a vez dos frigoríficos e das indústrias de laticínio de Chicago, expostos à execração pública por conta das péssimas condições de trabalho dos seus operários. O clamor foi tamanho que o governo federal foi constrangido a adotar o Food Drug Act e, depois, um sistema federal de fiscalização sobre as fábricas de alimentos. Esse movimento foi o início do ambiente de regulação tal como hoje conhecemos nos setores econômicos de interesse público.

Tornou-se claro que o domínio econômico sobre um ou vários setores equivaleria sempre à exploração econômica e lesão a cidadãos e governos de países livres. Assim, a heroica resistência popular aos monopólios passou a constituir a razão de ser da grande expansão econômica e das oportunidades ocorridas no Século XX.

Essa heroica resistência do passado hoje se renova na figura dos soberanistas contra a Nova Ordem Mundial, e atinge patamares políticos relevantes. São soberanistas que denunciaram a lassidão política que permitiu, por exemplo, o avanço do radicalismo islâmico em solo laico e cristão europeu. São os soberanistas que combatem a nova onda de cartelização e concentração econômica representada pelos gigantes da comunicação digital – os quais transformaram usuários em números para orientar políticas de consumo e produzir campanhas de massa.

Os Globalistas

Após sucessivas crises econômicas, que demandaram ajustes da globalização, em especial as ocorridas na década de 1970 – com a desregulamentação do sistema monetário internacional e dois choques petrolíferos – os países industrializados travaram seu crescimento e submeteram-se aos bancos, os quais – cartelizados, aparelharam e dominaram a condução econômica e fazendária dos Estados Nacionais. Fizeram-no nomeando asseclas para os bancos centrais e adquirindo os bancos estatais nas reformas econômicas dos países em crise.

Esse movimento resultou em um desastre econômico sem precedentes. Os cartéis financeiros – donos do sistema, passaram a dominar os fundos de investimento e dar aval para fundos soberanos, envolvendo-os em uma febre de lucros especulativos. Essa febre fez o capital especulativo viajar de um país para outro, gerando expectativas e recessões – denominados fundos abutres, promovidos por conhecidos mega-investidores.

Fundos abutres cresceram comprando ativos e pulverizando-os no mercado, transferindo, então, a produção para países com mão de obra de baixo custo. Essa ação provocou desindustrialização em massa e estimulou hipercrescimento do mercado de serviços. O efeito foi a desvalorização das profissões intelectuais e a exclusão implacável da mão de obra braçal.

Com a automação industrial e a universalização digital cartelizada, o desemprego forçou o crescimento do mercado informal a níveis alarmantes e estimulou atividades clandestinas e criminosas, em especial o tráfico de drogas – igualmente cartelizado.

As bolhas especulativas, dentre elas as dos derivativos, que explodiram em 2008, criaram uma enorme crise sistêmica, seguida de depressão.

Esse inferno traduz a Nova Ordem Mundial, implementada pelos globalistas.

Os globalistas não saíram de cena com as crises – afinal já estavam postados na direção dos organismos políticos de controle financeiro das grandes potências, de maneira que conduziram os Estados Nacionais a produzirem o mais custoso socorro a instituições bancárias da história mundial, uma brutal transferência de fundos com os quais mantém sua ação nefasta de buscar hegemonia em escala global.

Os bancos cartelizados sobreviveram para apoiar o incremento dos cartéis no setor da produção e distribuição. A esse fenômeno deu-se o nome de “branding”, dissimulando a monopolização dos mercados com a compra de marcas, provocando concentração econômica como nunca antes vista na história da humanidade.

O discurso “moral” da Nova Ordem Mundial

Inteligentemente, os globalistas aproveitaram a queda do Muro de Berlin para se apropriarem do duplipensar e da novilíngua orwelliana, até então praticada pela intelectualidade bancada pelo bloco socialista.

Denunciada por Jorge Orwell em sua obra “1984”, a apropriação da verdade praticada pelos sistemas totalitários pressupunha o esgarçamento de valores morais, a falência da unidade familiar e o descrédito das formas tradicionais de associação civil, massacradas por uma nova estética neurolinguística e por uma ética cultural intelectualmente desonesta e decididamente hipócrita.

O jogo de máscaras tem uma razão de ser. Afinal, os globalistas anotaram que a ação “crítica” da esquerda marxista continha um componente tóxico, perverso e muito eficaz – não, obviamente, para provocar uma revolução socialista mas, sim, para degradar a organização social das nações civilizadas, no regime capitalista.

A degradação tem a função de desmobilizar a sociedade civil organizada dos Estados Nacionais. De fato, a dominação econômica pelas grandes corporações não pode ser questionada eficazmente, como de fato hoje não o é, quando países têm sua soberania relativizada, as sociedades se vêem esgarçadas no seu tecido social, as organizações se perdem em conflitos fratricidas por ressentimentos e rancores identitários, a moral sucumbe à corrupção, a cultura é reduzida a uma massa vulgarizada de comportamentos medíocres e o comportamento é estandardizado por um discurso hipócrita tido por “politicamente correto”.

Sociedades esgarçadas sobrevivem de migalhas de atitudes identitárias ou de pura restrição econômica a atividades setoriais – tragédias que em nada abalam a concentração de renda e a dominação das estruturas de governança por uma elite podre e desprovida de freios morais.

Essa é a realidade do núcleo duro dos globalistas, que portanto, não devem ser confundidos com o fenômeno da globalização mas, sem dúvida, parasitam esse processo para financiar uma sociedade fake, enquanto acumulam lucros estratosféricos.

O chamado “marxismo cultural” advém desse movimento de apropriação do discurso esquerdista para finalidade diversa.

Negado insistentemente pelos globalistas, o “marxismo cultural” foi urdido a partir da instalação dos próceres da Escola de Frankfurt, no pós-guerra, na Universidade de Colúmbia, nos EUA, de onde articulou-se o discurso libertário-liberticida da “contra-cultura”, da ideologia de gênero e da estética do politicamente correto – posteriormente exportado para Sorbonne e então, dissimuladamente foi sendo apropriado pelos populistas de esquerda dos três continentes americanos , como uma droga cultural de rápido consumo. De tal forma que hoje essa massa disforme pretensamente ideológica é utilizada para produzir militontos em larga escala, no sistema de “madrassas” que hoje substitui o ensino público na América Saxã e Latina.

Nada, portanto, se deu por acaso. Pelo contrário, ocorreu da forma mais capitalista e burguesa que a elite globalista poderia imaginar.

Globalização e globalismo e a reação conservadora

Se a globalização econômica implica na ampliação do livre comércio e na adoção da livre iniciativa, o globalismo, por ser concentrador, é suportado sobretudo pelos burocratas, apoiados por governos idiotizados.

No globalismo, a burocracia instalada nos estados e nos organismos multilaterais, busca produzir expedientes de cunho intervencionista, a começar pelo policiamento dos costumes e culturas. Não a toa pululam na sanha legiferante globalista decisões arbitrárias de cunho identitário, liberticida, abolicionista (como a descriminalização das drogas), de censura à livre manifestação de opiniões contrárias à política de costumes imposta, de perseguição a atividades privadas e de desestímulo à produção intelectual “não conforme” ao código “politicamente correto” baixado pelo establishment.

Se a globalização é um fenômeno cosmopolita, o globalismo é hegemônico. Enquanto prega o culto à diversidade, restringe a tolerância ao núcleo de opções adequado á sua política de estandardização cultural.

Assim, o globalismo ignora diferenças e costumes nacionais da mesma forma que despreza a soberania e o controle territorial do Estados nacionais.

Mas sempre há o limite e sempre ocorre o improvável. Nesse sentido, à medida que os globalistas não conseguem mais dissimular suas condutas toxicas por meio do chamado marxismo cultural, as máscaras caem e o povo se rebela.

O embate geopolítico

Cansado de não ter mais voz ativa no próprio país, o eleitorado norte americano reagiu ao establishment e elegeu Donald Trump.

Seguindo uma muito bem bolada estratégia eleitoral, os soberanistas surfaram na onda de descontentamento com a desindustrialização adotado pelos governos de Clinton, Bush e Obama. Observaram, também, não haver mais tolerância para com o linguajar politicamente correto dos democratas, desgregador, vitimista e imoral.

Foi dessa forma que os soberanistas iniciaram um trabalho de formiga para defenestrar os globalistas de um poder que julgavam já consolidado na mais poderosa nação do planeta. Os globalistas, assim, caíram por arrogância, e não caíram somente nos EUA.

No continente americano, os soberanistas foram vitoriosos no Brasil, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Argentina (embora os globalistas ameacem reocupar o país austral). Na Europa soberanistas foram vitoriosos na Inglaterra, Irlanda, Suíça, Áustria, Dinamarca, Polônia e Hungria.

A direita soberanista ainda ameaça sair vitoriosa na Itália e na Noruega. Se assim for – sobrará a França e a Alemanha em mãos globalistas

O país líder dentre os soberanistas é a Rússia, que se reergueu como player na política internacional sob o comando da dupla Putin-Medvedev.

No oriente médio, o General Sissi no Egito, Netanyahu em Israel, Assad na Síria e Erdogan, na Turquia, embora lotados de diferenças entre si, também não comungam com o globalismo.

Na Ásia, Rodrigo Duterte implementa firme reforma nas Filipinas. Enquanto Japão hesita desastrosamente, Coréia e China jogam firme com a globalização, sem definir seu perfil.

Os soberanistas perpassam inúmeras configurações ideológicas, prezam a diversidade, o pragmatismo e não se alinham internacionalmente como fazem os globalistas.

Mas a base globalista não está na chefia dos Estados e, sim, nos grandes conglomerados multinacionais cartelizados.

Importante anotar os aspectos purulentos da imoralidade contaminante dos globalistas. A massa crítica de burocratas globalistas encontra-se absurdamente infiltrada no chamado “deep state” dos principais países ocidentais, em especial nas jusburocracias, o mesmo ocorrendo na estrutura funcional dos organismos multilaterais, como é o caso da ONU.

Assim, o conflito pleno de assimetrias, permanece vivo, independente das fronteiras e independente da assunção eventual dos soberanistas à chefia de governos.

O interesse geopolítico do Brasil

O Brasil é a oitava economia do mundo. Não é, portanto, um país periférico qualquer.

Embora subjugado pelos globalistas desde sempre, com raros períodos de respiro. Hoje, o Brasil busca se afirmar soberanamente – e pode fazê-lo adotando a doutrina da soberania afirmativa.

No mundo repleto de relativismos, expressados até mesmo em tratados internacionais, o instrumento da soberania afirmativa revela-se importantíssimo para resolução de conflitos assimétricos e legitimação territorial em guerras híbridas, envolvendo interesses de ordem difusa, nacional, religiosa e cultural.

A afirmação de soberania é, ao mesmo tempo, um contra-conceito à ideologia globalista e uma arma de reivindicação de domínio territorial face à “Nova Ordem Mundial”.

Essa afirmação deverá servir também para eliminar de vez o engajamento mundialista, dissimulado e esquerdista, que descredenciou o Brasil de ser escolhido membro do Conselho de Segurança da própria ONU. Os efeitos dessa mudança de postura , portanto, serão sentidos não apenas no Oriente Médio e próximo mas, principalmente, na América do Sul e central.

Há um forte e simbólico efeito da mudança de atitude diplomática do Brasil junto à Organização das Nações Unidas, cuja fundação se deve também á operosa atuação da diplomacia brasileira no pós-guerra. O Brasil encontra-se alinhado aos EUA, Rússia, e vários outros países governados por soberanistas, visando combater a nefasta ideologia da “Nova Ordem Mundial”. Por óbvio que esse alinhamento não se faz sem enfrentar a duríssima artilharia da mídia mainstream comandada pelos globalistas.

O patrocínio da “Nova Ordem Mundial” explica as sucessivas invectivas do funcionalismo aparelhado da ONU contra as ações de afirmação de soberania do Estado de Israel, da mídia mainstream contra as iniciativas brasileiras de ocupação racional do espaço amazônico, do establishment mundial contra a formação de uma organização africana independente e resolutiva e dos organismos ditos de “direitos humanos” – tomados por globalistas, contra ações mais efetivas para por fim à criminalidade e às ações terroristas no campo internacional.

O establishment brasileiro é súdito da “Nova Ordem Mundial”. O Brasil tornou-se a partir da chamada “Nova República”, um grande laboratório para experimentos intervencionistas – patrocinados por organizações não governamentais confessadamente postas a serviço dos interesses mundialistas. Esse intervencionismo reflete-se na pressão internacional gerada sobre o uso sustentável de nossos recursos naturais, com destaque para o que já denominados, tempos atrás, de “Diplomacia do Termostato”, oriunda do Protocolo de Mudanças Climáticas de Paris. (*6)

A propósito, expressa a declaração da Comissão das Nações Unidas para o Governo Global, de 1999:
“O conceito de soberania nacional têm sido imutável, por um principio sagrado das relações internacionais. É um principio que cederá lentamente e enfaticamente aos novos imperativos da cooperação ambiental global.”

Os globalistas mantém legiões de servos inoculados na jusburocracia brasileira, incluso Ministério Público e cúpula do Poder Judiciário. Não por outro motivo, em especial no campo das relações de cunho ambiental e ecológico, a troca de discurso do governo se faz urgente.

O que fazer

É preciso abandonar a postura envergonhada e defensiva até hoje adotada pelo governo brasileiro, pela atitude afirmativa de soberania, trocando o proselitismo ambientalista pela diplomacia de resultados.

O fracasso do acordo “termostato” de Paris é iminente. As mudanças climáticas não serão combatidas com um proselitismo que distorce a atividade científica e rotula os críticos religiosamente, com se fossem hereges. Isso revela a necessidade de sairmos do “biquíni” climático para adotarmos medidas de proteção climática que realmente tragam benefícios para a população brasileira – no campo da defesa civil e da produção de alimentos.

É preciso abandonar o principiologismo “construído” teleologicamente para ferir interesses nacionais do Brasil, e adotar princípios extraídos deontologicamente, com base na experiência reiterada com resultados comprovados.

Essa medida passa pela substituição dos doutrinadores proselitistas e baba-ovo, por cientistas e juristas realmente engajados em buscar soluções práticas e realistas para as grandes questões que envolvam a cooperação internacional e a soberania do Brasil. Eles existem, apesar do patrulhamento acadêmico efetuado pelos globalistas, aqui e lá fora.

Por fim, é necessário combater firmemente o establishment inoculado no território nacional, e isso implicará em uma batalha dura, longa, complexa e difícil, contra globalistas situados na direção dos poderes legislativo e judiciário, nas lideranças das grandes corporações públicas e privadas, nos governos estaduais e nas entidades de classe empresariais e financeiras.

O risco de rupturas institucionais deve ser, portanto, rigorosamente avaliado – isso se quisermos resgatar a dignidade da Nação e somar esforços no combate duro à Nova Ordem Mundial e seu nefasto rol de imoralidades e tragédias.

Notas:
1- BRITO, Rachel – “O que é Globalização? Entenda tudo sobre esse processo e sua influência no mundo”, in Stoodi, Dez2018, visto em 15Set2019, in https://www.stoodi.com.br/blog/2018/04/12/o-que-e-globalizacao/
2- PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro – “A Guerra de Bolsonaro pelo Brasil – Os próximos passos III”, in Blog The Eagle View, Nov2018, visto em 15set2019, in https://www.theeagleview.com.br/2018/11/a-guerra-de-bolsonaro-pelo-brasil-os.html
3- PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro – “Capital, Regulação e Sustentabilidade”, in Blog The Eagle View, Maio2013, visto em 15set2019, in https://www.theeagleview.com.br/2013/05/o-capitalismo-financeiro-e.html
4- PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro – “A Grande Revolução Digital”, in Blog The Eagle View, maio2014, visto em 15set2019, in https://www.theeagleview.com.br/2013/06/a-primavera-digital.html
5- PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro – “Esquerdismo Virou Coisa de Louco” , in Blog The Eagle View, Nov2015, visto em 15set2019, in https://www.theeagleview.com.br/2015/11/esquerdismo-virou-coisa-de-louco.html
 

afpp18*Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa – API. É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View”.

 

 

Fonte: The Eagle View
 

 

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As Queimadas foram proibidas no Brasil?
Comments 8
Marlon Walter de Oliveira  3 anos ago
Antônio, que poderes ou mega corporações econômicas, assim como militaristas, estariam alinhados a um e a outro bloco?

Responder
Dideron Rodrigues da Silva  3 anos ago
Muito bom o conteúdo desse texto, esclarece muito o entendimento dos atuais acontecimentos no mundo e no nosso brasil, uma verdeira aula de história e geopolítica macro econômica. Parabéns Dr. Antonio.

Responder
tereza rodrigues  3 anos ago
O texto é fiel e esclarecedor, frente aos desafios dos paises mais pobres em relaçao ao globalismo.

Responder
geraldo roberto peixoto  3 anos ago
belo texto e bastante claro. queria saber data de sua produção, porque alguns dados aqui desatualizados, exemplo o fim dos soberanistas no EUA e na Argentina.

Responder
Portal Ambiente Legal  2 anos ago
Olá, Geraldo. Agora as publicações se encontram datadas. Esse texto é de 2019. Obrigado.

Responder
Cleilane Mendonça  2 anos ago
Maravilhoso e esclarecedor seu texto, me abriu os olhos para tanta coisa que vemos.
Obrigada por compartilhar.

Responder
Portal Ambiente Legal  2 anos ago
Obrigado!

Responder
LAUCINELIO GOMES DE RESENDE  1 ano ago
Nem Globalismo e nem Soberalismo e sim Universalismo. Infelizmente a sociedade e a cultura humana estão doentes há séculos, pois os direitos e deveres não são iguais para todos e sim para uma minoria rica, gananciosa e ignorante. Infelizmente a maioria dos países ricos exploram os paises mais pobres e subdesenvolvidos como o Brasil, pois o baixo nivel sociocultural, socioeconômico, da politicagem brasileira, científico e filosófico contribuem para manter o país subdesenvolvido e colônia indireta dos países norte-americanos, europeus , asíaticos e árabes. O índice de brasileiros desenvolvidos é muito pequeno, em virtude de não haver um ensino de qualidade para a maior parte da população brasileira ( SEM ENSINO DE QUALIDADE NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO) daí a população brasileira continuará sendo subdesenvolvida e colônia indireta dos países desenvolvidos economicamente.

Comentários 
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terça-feira, 8 de agosto de 2023

SETOR DO AUDIOVISUAL APRESENTA PAUTA AO CONGRESSO NACIONAL


Brasilia

10 das mais representativas entidades da produção audiovisual independente brasileira querem aprovar novos marcos no

 setor O setor cinematográfico e audiovisual brasileiro estará no Congresso Nacional, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, para conversar com as principais lideranças dos partidos políticos sobre a tramitação de quatro projetos de lei relacionados ao setor.


Regulação das plataformas de VoD e streaming, direitos autorais no ambiente digital, cotas de telas e marco regulatório do fomento à cultura são os temas que estão sendo abordados politicamente em Brasília. 

Diretores, produtores, roteiristas e atores de 10 das mais representativas entidades da produção audiovisual independente brasileira, que compõem a Câmara Técnica Setorial da Ancine, estão atuando de forma conjunta pela aprovação de novos marcos legais que garantam as conquistas do presente e fortaleçam o desenvolvimento da produção das séries e filmes brasileiros.


“Nos últimos 25 anos, a produção audiovisual independente cresceu no Brasil em taxas acima do PIB, graças a um consistente arcabouço legal. Porém, diante das inovações tecnológicas e da concorrência desleal com o produto estrangeiro, é fundamental a aprovação de novos marcos legais que garantam as conquistas do presente e fortaleçam o desenvolvimento da produção das séries e filmes brasileiros”, dizem as entidades, em documento.


As instituições participantes são Associação Brasileira de Cineastas do Rio de Janeiro (ABRACI), Associação Paulista de Cineastas (APACI), Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro (API), Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE), Fórum Audiovisual Minas Gerais, Espírito Santo e Sul (FAMES), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV).


FONTE: site metrópole 

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

MAIS UM CINEASTA NA ACADEMIA

O cineasta Robinson é filho de Jequié e pai da confreira Dra. Maribel Barreto. Talento puro.
Tal pai, tal filha.
De olho nos talentos emergentes ,a Academia de Cultura já vislumbra sua vinda na condição de aspirante e depois ( anote aí!) vamos elege - lo na condição de membro efetivo.
Mais um cineasta na constelação de nossas estrelas!
Tivemos Lázaro Faria, lamentavelmente falecido, que tinha como patrono o conquistense Glauber Rocha ( que eu vi filmando no início da década de 60 o premiado Deus e o Diabo na Terra do Sol , quando ele vinha de Monte Santo para Euclides dia de sábado comprar artefatos de couro que não encontrava no cenário da terra do Padre Berenguer, que deu todo apoio às filmagens e Glauber colocou no crédito na abertura do filme mostrando a Serra da Santa Cruz!).
Portanto, tudo é cinema nesta vida ou teatro/ sexo/afeto como dizia o saudoso confrade Dr Evandro Cardoso, psiquiatra e escritor - da Academia Feirense de Letras criada por mim e por Djalma Gomes nos idos e vividos 1976/77.
Imagens são para sempre.
Temos outro cineasta de valor na Academia de Cultura: Beto Magno, luz de Vitória da Conquista e Príncipe de Dias D'Ávila, onde se esconde com o filho João Luis quando não está em Salvador ou Vitória Conquista.
Em Dias D'Ávila, em estrada asfaltada por mim, finalmente conheceu o irmão Fernando Gimeno , outro intelectual valoroso, editor dedicado da revista digital da Academia de Cultura da Bahia.
Viva o cinema!
Eu também já filmei em Super 8!
Vivendo, registrando para a história e... achando bom.

Benjamin Batista.
Salvador, 
05.08.23

domingo, 6 de agosto de 2023

NIZAN GUANAES

Nizan Guanaes 

Por três anos, o publicitário e consultor baiano Nizan Guanaes tem se dedicado ao Oewners and President Magagement Program, um dos mais importantes MBA do mundo, responsável pela formação de grandes empreendedores e líderes globais, oferecido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Na reta final do curso, já está ansioso para a cerimônia de conclusão, marcada para o dia 16 de novembro. "Donata e meus filhos vão estar lá pra me ver formar... Eu me sinto Robert De Niro naquele filme ‘O Estagiário’. Harvard Business School, aqui vai o vovô de Maria Thereza e Humbertinho”, declarou em seu perfil no Instagram.
 
“Aos 65 anos vou me formar no OPM de Harvard na Harvard Bussiness School. Novamente vou ter que estudar mais de 800 páginas de casos. Eu sou o segundo mais velho da minha turma. Não foi fácil esses três anos conciliar meu trabalho e o OPM. Mas fiz amigos do mundo inteiro e meus colegas do Brasil viraram amigos", escreveu. 

* Por Gabriela Cruz. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

EM BREVE A BIOGRAFIA DE ALLAN DE KARD

       Allan de Kard 


Biografia resumida de Allan de Kard.

Numa bela manhã do verão de 13 de fevereiro de 1964, em Itapetinga, Ba, respira pela vez primeira Allan Kardec Cardoso Lessa,  que mais tarde assinaria suas obra como Allan de Kard. Sua estada naquele municipio foi de apenas 15 dias, pois sua família residia em Vitória da Conquista.  Filho de Antonino Meira Lessa e Silene Teles Cardoso Lessa, é o terceiro de 10 irmãos. Desde criança apresentava o pendor artístico na criação de seus brinquedos e estórias fantásticas onde ele próprio era personagem indispensável, eram verdadeiros quintais imaginários, onde se isolava por horas a fio nas suas construções mentais extraordinárias Sempre estudou em escolas públicas, portador de dislexia, teve grande dificuldade em ser alfabetizado, mas em compensação apresentava grande facilidade matemática, e extraordinária memória, sendo capaz de repetir aulas inteiras,  grande aptidão espacial e poder de síntese. Era de fato uma criança diferenciada, parecia estar sempre um passo a frente de seu tempo. Desde cedo demonstrava sua capacidade de negociador, quando aos domingos frequentava a feirinha do Bairro Brasil, engraxando sapatos, vendendo picolés e fósforo e tudo mais que pudesse render-lhe alguns trocados. Em 1980 ingressou no curso médio de Agropecuária na Emarc em Uruçuca Ba, em 1982 fez parte da primeira turma do curso de Agronomia, onde participou ativamente do movimento estudantil,  em 1986 iria conhecer aquela que seria sua esposa. Casou-se com Solange Bonfim Brito Farias Lessa em 28/01/1989, com quem teve três filhos, Allana, Caíque e Rebeca e mais tarde viria a adotar mais dois filhos, Isabela e Theo Levi.
Sua primeira empresa foi uma pequena oficina de Restaurações cujo nome era O Artesão Encadernações, que mais tarde viria a ser O Artesão Artes Gráficas, que se transformou em Gráfica Papiros e depois Gráfica SulAmérica. Em 1998 fundou a Kep, indústria de PVC, juntamente com seu irmão Paulo e Epitácio.
Em 1995, inscreveu no 2⁰ Salão do Museu de Arte moderna da Bahia, uma obra denominada fragmentos de uma infância, construída apartir de um baralho costumizado quando ele tinha apenas 8 anos de idade. Para surpresa geral esse trabalho foi premiado. Desde então,Allan não mais parou. Artista muito criativo, transforma tudo que lhe vem as mãos em obra de arte. Escultor e Pintor, cria técnicas inusitadas. Realizou diversas exposições individuais e coletivas, autodidata nunca cursou Arte, diz que possui um saber intuitivo, não só de arte como também arquitetura e Engenharia. Na década de 10 deste século, se notabilizou com diversas obras expostas nos espaços públicos da cidade Vitória da Conquista e cidades vizinhas. Em 2018 cria o Museu de Kard, o maior Museu de arte Contemporânea do Norte e Nordeste, numa área de meio milhão de metros quadrados. Um grande equipamento Cultural que tem levado o nome de Vitória da Conquista para diversas partes do Mundo. Seu nome Allan Kardec foi dado por seu Pai, em homenagem ao maior francês do século XIX, codificador da Doutrina Espírita. E este é um capítulo especial em sua vida, pois abraçou estes princípios que passaram a fazer parte de sua vida influenciando grandemente sua arte. Trabalhador incansável do movimento Espírita, fundou Casas Espíritas, em Vitória da Conquista e fora desta, fundou uma creche juntamente com seus familiares, realizou por mais de uma década um trabalho de grande importância junto aos Presidiários e faz parte do Corpo Diretivo da União Espírita de Vitória da Conquista há duas décadas. Parece ter uma energia inesgotável, diante dos enormes desafios que acaba por criar pra si mesmo. Esse é o nosso Allan de Kard


Breve será lançado o livro intitulado: " VIDA E OBRA DE ALLAN KARDEC "  biografia completa de Allan de Kard, de autoria do escritor e professor  Durval Menezes.

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

CONVOCATÓRIA

❗*CONVOCATÓRIA*


Convidamos todos os realizados e profissionais do audiovisual do interior para uma reunião na próxima segunda-feira (07/08/2023) às 19:00 horas para discutir a programação do 📽️*I FORUM AUDIOVISUAL DOS INTERIORES DA BAHIA* a ser realizado em Vitória da Conquista, de 30 de agosto a 01 de setembro. Teremos a presença da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Diretoria de Audiovisual (DIMAS) e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC), e será a primeira vez que teremos essas três entidades reunidas para nos ouvir e discutirmos juntos as políticas públicas para o interior da Bahia, levarmos nossas demandas, fortalecer o setor, etc. Então precisamos aproveitar e nos mobilizar para que o interior esteja em peso e mostre a sua força. A ideia é que possamos contribuir coletivamente na construção da programação e do evento durante essa reunião, com a participação de todos os territórios de identidades interioranos. ✌🏿Então, só venha. 

🔗O link para participar é esse: https://meet.google.com/srr-ibrw-tke

segunda-feira, 31 de julho de 2023

A MORTE DO AUTOR

*0 beijo de Lilian Morais é uma releitura do artista Belga  René Magritte “Os Amantes”.

A “Morte do Autor “

Por Lilian Morais 

O paradoxo da arte contemporânea é que ela busca a originalidade ao mesmo tempo que questiona a própria noção de autoria.

O questionamento da noção de autoria na arte contemporânea envolve uma crítica à ideia tradicional do artista como um indivíduo isolado e genial, responsável por criar obras únicas e originais. Nessa abordagem, a ênfase é deslocada do autor individual para outras questões, como o contexto social, político, cultural e histórico em que a obra é produzida, bem como as influências e referências que ela pode incorporar.
A arte contemporânea muitas vezes explora a ideia de que a autoria é uma construção social, e a figura do "autor" é apenas uma maneira particular de organizar e atribuir significado às obras de arte. A arte colaborativa e a apropriação de materiais, imagens e ideias de outras fontes são exemplos de como a autoria individual é problematizada e questionada na arte contemporânea.
Um autor que fala sobre esse questionamento é o filósofo e teórico francês Michel Foucault. Embora não seja um teórico exclusivamente da arte, suas ideias influenciaram muitos pensadores da arte contemporânea. Foucault abordou a questão da autoria em relação à produção de discursos e obras em geral. Ele argumentou que a noção de autoria é uma construção histórica e que a autoria é moldada por normas e poderes sociais que determinam quem tem o direito de falar ou criar arte.
Além de Foucault, outros teóricos da arte contemporânea também abordam esse questionamento. Por exemplo, Roland Barthes, outro pensador francês, escreveu sobre a "morte do autor", sugerindo que o significado de uma obra de arte não deve ser limitado à intenção original do autor, mas sim ao leitor ou espectador que a interpreta e lhe confere significado.

Lilian Morais

sábado, 29 de julho de 2023

ACADEMIA DE CULTURA DA BAHIA

O debate futurista na Academia de Cultura da Bahia.
28.07.23
Benjamin Batista.
Os teóricos que estudam os alienígenas do passado e as civilizações antiquissimas havidas no Egito, México, Peru, Índia, Síria, Japão,China e tantos outros locais deste planeta bonito e maltratado, dizem que já fomos e até estamos sendo visitados por seres extraplanetarios.
Aqui na Academia de Cultura da Bahia, todos têm direito de fazer palestras relâmpago: 15 a vida minutos pra cada um (a).
E trocamos,doamos, sorteamos nossos livros e outras produções artístico/culturais. Só não aconselhamos falar de política partidária, porque aqui todo mundo é vacinado contra a ignorância e desconfiamos de alguns políticos que só pensam na patriopança.
Nossa política é a cultural.
Para a frente e para o Alto!
Nosso compromisso é apenas com luz.
E já sabemos que cada criatura é um livro livre a ser lido, compreendido e capaz de ampliar sua consciência.

Benjamin Batista.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

MARICÁ FILMES

A Prefeitura de Maricá participou, de (11/04/23) até domingo (16/04/23), do maior evento de criatividade da América Latina, o Rio 2C, que acontece na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro. Na quinta-feira (13), às 12h30, a Incubadora de Inovação Social em Cultura, iniciativa e demanda da Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), apresentará a plataforma de streaming “Maricá Filmes” e fará o anúncio do aporte de recursos para licenciamento de conteúdo.

A plataforma de streaming tem o objetivo de produzir e compartilhar obras audiovisuais, além de atrair produções para Maricá e capacitar os profissionais do município para atuar no setor. O projeto irá ancorar também cursos e lives.

“O ICTIM resolveu abraçar a ideia de uma plataforma de streaming pública não somente pelo apoio ao desenvolvimento de tecnologia, mas também como apoio ao audiovisual independente nacional”, destaca o presidente da autarquia municipal, Carlos Senna. “A Maricá Filmes tem a finalidade dar dimensão para a produção do audiovisual no âmbito do saber local e global, criando um espaço para as invenções democráticas”, complementa o secretário de Cultura, Sady Bianchin.

terça-feira, 4 de julho de 2023

NIZAN GUANAES


Nizan Guanaes coleciona títulos, honrarias e prêmios há décadas, mas nem a bem-sucedida trajetória diminuiu a emoção do consultor e publicitário baiano ao receber da Academia Brasileira de Letras a notícia de que será homenageado. 

A prestigiosa entidade decidiu, por unanimidade, conceder a Nizan sua maior condecoração, a Medalha Machado de Assis, pelos serviços prestados, na comemoração dos seus 125 anos. A solenidade será realizada no próximo dia 21, em sua sede no Rio de Janeiro.

“Esta é uma das maiores honras da minha vida por ser da Academia e por ser por unanimidade. Minha maior pena é minha mãe não estar aqui”, disse em entrevista ao Alô Alô Bahia. A mãe de Nizan, Esmeralda Mansur de Carvalho Guanaes, foi uma das primeiras mulheres diplomadas na carreira de engenharia civil no Brasil. 

Foto: @flaviosantanaphoto

Fonte: Site Alô Alô Bahia 


sexta-feira, 30 de junho de 2023

CRIAÇÃO DA SASB


*Por Daniel Leite Almeida 

 Pessoal, terça, dia 27/06/2023, aconteceu a aprovação do Estatuto da associação SASB e ocorreu a eleição da Diretoria e dos conselhos que atuará pelos próximos dois anos. Marcamos uma nova assembleia para a próxima quinta-feira, dia 06/07, as 19:00 horas, para discutirmos o valor da contribuição dos associados, mas já estou disponibilizando aqui o cadastro pra quem for se associar. Precisamos ter uma noção de quantos associados teremos para discutirmos o valor necessário para a manutenção da associação durante a assembleia. Segue a ficha de cadastro:

 https://docs.google.com/forms/d/16RlpDgzhPm6PlTyuAPtt0_7z9JgfgtLKS2ow-dXu0fc.

 Queremos fazer um catálogo de profissionais associados na SASB e disponibilizar para as produtoras baianas poderem contactar e contratar os serviços de profissionais da região. Esse será o primeiro benefício dos associados e estamos discutindo quais outros poderemos conquistar para o fortalecimento do setor Audiovisual no Sudoeste da Bahia. Para conhecimento, compartilho como ficou a diretoria e os conselhos eleitos na última terça-feira:

Presidente - Daniel Leite Almeida 

Diretora Executiva - Rayssa Coelho 

Secretário - Raul Ribeiro

Tesoureiro - Amaral Mateus

Comunicação - Luas Viana

Primeiro suplente - Dayse Maria

Segundo suplente - Antônio Soares 

Conselho fiscal: Patrícia Moreira, Vinícius Pessoa e Beto Magno

Conselho Consultivo: Esmon Primo, Jéssica Oliveira, Tamara Chequer.

Bom, agora, pedimos que se filiem e compartilhem com quem você conhecer para que se filiem também e consigamos fazer uma associação forte, em prol do Cinema do interior. Sigamos! A luta continua!

* Daniel Leite Almeida é  cineasta e presidente da SASB 

terça-feira, 27 de junho de 2023

EXTRA, EXTRA:

 


Paola Publio (Casa Afrânio Peixoto), Alexandre Aguiar ( Pres.CECE OAB,/ BA)  Domingos Leonelli e Ronaldo Senna

Por Alexandre Aguiar 

EXTRA, EXTRA:  O encontro do Eco Socialista Criativo Domingos Leonelli com o Homem que entrevistou o Diabo

É necessário pedir licença as pessoas mais velhas, mais novas e as pessoas iguais, antes de adentrar no assunto deste pequeno artigo de opinião, que traz a narrativa  do encontro entre o político Domingos Leonelli e o antropólogo Ronaldo Senna, na cidade de  Lençóis, a pretexto de abordar aspectos da vida cultural, política, social e econômica do povo brasileiro, no contexto do Estado da Bahia, sobretudo, do ponto de vista da liberdade de expressão, para levantar premissas no campo da ontologia e das linguagens simbólicas, que visam esclarecer ambiguidades do cotidiano, de interesse da cultura e dos direitos culturais, porém menos importantes do ponto de vista da religião ou da concorrência política.         

Acontece que demonstrando um olhar enigmático, Domingos Leonelli chegou em Lençóis na Chapada Diamantina e mesmo sem planejamento, terminou sendo alvo de uma atração magnética, pelo spin dos elétrons, comum entre as pedras de diamantes, em sintonia com o ditado popular de que “as pedras se encontram”,  nesta celebração junina cercada de mistérios e incertezas, em que após  passagem pelo Largo do Tamandaré, na encruzilhada do meio da rua das Pedras, ao se deixar levar pela própria sorte, o confrade acaba indo parar no quintal da residência do líder da reação sertaneja (1919- 30) o Coronel Horácio de Matos.

Sentando em uma cadeira, sem fazer qualquer esforço, lá estava com um sorriso maroto, o cientista social e antropólogo Ronaldo Senna, isso mesmo, o homem que entrevistou o diabo em carne e osso, o que segundo o próprio, devido as ironias do destino, aconteceu por três ocasiões, sendo duas vezes como Lúcifer, nas pessoas de Bel de Deus e Orosimbo Gonçalves, em Feira de Santana - BA e Poços de Caldas - MG e uma última vez, personificado com a alcunha de Sr. Lúcio, na pessoa de Pai Miranilson, em Lençóis –BA, local do decisivo encontro cosmológico do astral, nas alucinações do desejo, que podem se realizar com maior facilidade (diálogos, SENNA) se o pedido for feito com fé, durante a execução de dois saltos mortais sequenciais e acrobáticos de um capoeirista.

Provocado, o Constituinte de 1988, disse que: “- A serpente que rompeu a casa do ovo ainda está ouriçada”, o que transpareceu aos interlocutores da Chapada Diamantina que os socialistas brasileiros parecem estar estudando alquimia para encantar a caninana de uma vez por todas, porém, contudo, os chapadeiros fizeram conversas ao pé de ouvido com o corajoso encantador de araboia, Domingos Leonelli, para encomendar das entranhas do Brasil profundo, com fé e confiança nas rezas das benzedeiras e no roncar dos tambores de homens livres, todas depositadas na cruz do Morro do Pai Inácio, com algumas bramuras mundanas, da interdisciplinaridade entre filosofia, ciências humanas, sociais  e as sociais aplicadas.   

Supostamente para fazer valer a Carta e superar a maldição que se abateu nas Lavras Diamantinas, Exu quer de seu filho o pagamento das enxadas, enxadões e enxadetes em substituição aos almocafres,  peneiras, bateias e cerca de 18 toneladas de armamento e munição que o coronel Horácio entregou na Campanha de Desarmamento do Sertão, no que entendia ser um incremento da cultura do garimpo e pecuária com a agricultura, porém, ao invés disso o impronunciável, ou seja, o capiroto, coisa ruim,  lhe pagou com um tiro pelas costas, numa história recoberta por mentiras, onde ficam inventando que foi preciso uma bala de prata dormir nas partes de uma Yalaorixá da Bahia por sete dias e sete noites, para assassinar Horácio de Queiroz Matos, na cidade do Salvador, em 15 de maio de 1931.    

Esta é, em destaque, a grande covardia, que arruinou a aristocracia dos diamantes e o povo da civilização lavrista de diamantes e carbonatos da Bahia, levando as cidades dos garimpos da Chapada Diamantina à miséria e pobreza, privados da coragem, bravura e astucia do grande líder e chefe Horácio, o verdadeiro governador do Sertão, então é uma obrigação irrenunciável, orientar a bancada socialista no Congresso Nacional a garantir três museus em Lençóis, sendo eles: (1) o museu da residência de Horácio, (2) o museu dos diamantes (antiga prefeitura/IPHAN), (3) o museu da diversidade de crença, culto e fé (Chalé de Exupério e Francina), este último em homenagem aos Professores Ronaldo Senna e Maria Andrade.

A dívida da república com a civilização dos diamantes não é pequena, então é preciso ter consciência de garantia dos direitos culturais  e do patrimônio cultural (Art. 215 e ss. da CF) como instrumento de combate a fome e erradicação da pobreza, tomando o poder dos corpos garimpeiros e de seus descendentes, como espaços de poder, em sintonia com as orientações do filósofo francês Michel Foucault, em palestra sobre as Malhas (Camadas) do Poder, ministrada na faculdade de filosofia e ciências humanas de São Lazaro em 1976,  onde ao ser perguntado sobre a liberdade de expressão dos corpos dos capoeiristas baianos, Foucault disse que neste sentido, “a liberdade nunca é demais”.  

Em relação a aula baiana sobre Malhas do Poder de Michel Foucault (UFBA/1976), o contexto autoritário, colonialista de exploração, racista, machista, homofóbico, misógino, de guerra às drogas, punitivista e de repressão da Ditadura Civil Militar (1964-85), atrapalhou os baianos na hora de compreender com precisão o ensinamento do livre pensador francês, para nos tornar possível difundir com mais assertividade, desde aqueles dias de medo no Estado da Bahia, a promoção de investimentos públicos adequados nos corpos que livremente se expressam através das artes, inclusive, com o domínio da sexualidade, para nos desvencilhar do sexo, bem como, o investimento no patrimônio cultural material e imaterial, de modo a promover geração, distribuição e circulação de riquezas.

Estratégia de investimento semelhante já adotada nos Estados Unidos da América - EUA em 1933, após a quebra da bolsa de valores de Nova York, com a WPA (Work Progress Administration)  em que a administração do progresso pelo trabalho, adiante inspirou a China em 1992, que uns poucos anos após o massacre da Praça da Paz Celestial, decorrente dos protestos políticos na Pequim de 1989, anima o setor cultural  de maneira focal na revolução simbólica, que apelidaram de revolução mística, a partir do horóscopo Chinês, para amenizar o impasse político, o que desde a abertura de 1978 com Deng Xiaoping permite aos Chineses anunciar em 2018, com Xi Jinping, ou seja, 40 anos depois, o alcance da retirada de cerca de 800 milhões de Chineses da extrema pobreza.

Para ficar eternizado como o mago da liberdades no Sertão da Bahia, Domingo Leonelli, ainda terá que se virar nos 30, para encontrar tesão aos 77 do segundo tempo, encantar a indústria de produção e distribuição do cinema e audiovisual brasileira, para inserir o chefe Horácio de Matos, o jagunço Montalvão e João Requizado, o cangaceiro solitário, este último roteizizado por Orlando Senna, em homenagem ao escritor lavrista Américo Chagas, nas plataformas de streaming do Mundo, com o encaminhamento e aprovação da PEC da Sofrência e a subscrição pela bancada socialista estadual da Bahia, de um requerimento de concessão do titulo de cidadão baiano ao cearense Francisco Humberto Cunha Filho, autor da teoria dos direitos culturais, fundamentos e finalidades:

“Direitos culturais são aqueles afetos às artes, às memórias coletivas e aos fluxos de saberes, que nos permitem conhecer honestamente o nosso passado, compreender e interferir ativamente no nosso presente, antever e quem sabe até planejar o nosso futuro, sempre preocupados com o desenvolvimento, a dignidade da pessoa humana e a paz.” (CUNHA FILHO, 2018)   

No bicentenário da independência da Bahia, torna-se então uma tarefa foucaultiana, a reconfiguração do poder, para romper o imobilismo social imposto as Lavras Diamantinas com o encantamento definitivo da serpente, na precisa atuação do Eco Socialismo Criativo, para esgarçar suas habilidades, onde a pertinência teórica e emblemática implica em migrar do pensamento eurocêntrico, com a atração dos demais partidos, ao ajuste prioritário da revolução simbólica, através da qual o orixá Xangô deseja o riso do orixá Exú para libertar o Brasil, a partir do investimento nuclear no campo dos novos direitos ou direitos emergentes, em que a visão de mundo afro-indígena-brasileira poderá revelar qual é a cara, a veia e a cor do país, na certeza de que nossa revolução cultural simbólica mais parece ser coisa de inquices e caboclos, do que propriamente de horoscopo.

SOBRE O AUTOR: AGUIAR, Alexandre Almeida é advogado, palestrante e assessor jurídico, especialista em Direito Previdenciário, participa no Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais GEPDC/UNIFOR, Presidente da Comissão Especial de Cultura e Entretenimento da OAB/BA (2022 – 24)

 

REFERÊNCIAS 

 

AGUIAR, Alexandre Almeida. Direitos Culturais: Que tal uma “PEC da Sofrência” para o povo deixar de sofrer? Disponível em: < https://www.conjur.com.br/2023-jun-08/alexandre-aguiar-tal-pec-sofrencia > Acesso em: 27/06/2023;

 

CUNHA Filho, Francisco Humberto. Teoria dos Direitos Culturais: fundamentos e finalidades. 2ª ed. Editoras Sesc: São Paulo, 2018;

 

                  . Direitos Culturais como Direitos Fundamentais no Ordenamento Jurídico Brasileiro. Brasília: Brasilia Jurídica, 2000;

 

MILANEZ, Nilton. Foucault na Bahia: a liberdade nunca é demais. Documentário, Laberdisco. Disponvel em: < http://nilton-milanez.blogspot.com/2017/01/foucault-na-bahia-liberdade-nunca-e.html > Acesso em: 27/06/2023;

 

SENNA, Ronaldo e outro. A Remissão de Lúcifer: o resgate e a ressignificação em diferentes contextos afro-brasileiros. Feira de Santana: Editora UEFS, 2002.